10 coisas sobre air fryer que todos devem saber

4

A air fryer chegou há pouco tempo na vida das pessoas, a primeira air fryer foi lançada no mercado pela Philips, quando ainda era uma empresa única, e na Alemanha. O sucesso foi tanto que a gigante Polishop começou a vender aqui no Brasil e foi um sucesso maior ainda, um produto que também alavancou as vendas da Polishop.

Cuidados com a air fryer

Uma air fryer é um investimento, você tem de saber quais as melhores marcas para comprar e seus modelos, ver as opiniões de quem entende e não cair na lábia de alguns vendedores. Claro que o vendedor vai querer vender, pois esse é seu trabalho, mas entender um pouco sobre o produto ajuda a saber sobre seu real valor.

cuidados com a air fryer
Cuidados com sua air freyer. Fonte/Reprodução: original.

Ao comprar uma air fryer, você tem seu poder um eletrodoméstico extremamente prático e versátil, e quer que ele dure muito tempo, não é mesmo? Aqui, daremos dicas sobre como cuidar de sua tão preciosa air fryer.

Nunca coloque carvão, óleo ou água na cuba da air fryer

Uma história até famosa na internet é de que pode colocar essas três coisas na cuba da air fryer: carvão para defumação ou tirar o cheiro, água para cozinhar o alimento no vapor e óleo para fritar como uma fritadeira convencional, mas NUNCA COLOQUE CARVÃO, ÓLEO OU ÁGUA na sua air fryer.

Nunca coloque saquinhos de tempero fechados

Não use saquinhos de tempero dentro, eles podem explodir e sujar toda a air fryer por dentro. Tempere antes ou depois do alimento assar.

Não use nada que atrapalhe a circulação do ar

Alguns produtos tapam ou atrapalham a circulação do ar quente, fazendo a preparação demorar mais que o normal e superaquecendo a air fryer.

Confira os produtos que você NÃO DEVE USAR:

  • Spray anti aderente;
  • Papel alumínio e papal manteiga;
  • Não encher demais para não tapar o fundo.

Sempre preste atenção se a circulação do ar está livre.

Não use sua air fryer com outros aparelhos na mesma tomada

A air fryer é muito potente, ela tem de ser para que o ar chegue a 200 °C, então ela usa bastante energia, logo dividir a resistência da tomada com outros eletrodomésticos não é indicado, pois pode ocorrer curto na rede elétrica e incêndio, caso pegue fogo.

Nunca limpe sua air fryer com ela quente

Além do óbvio de dificultar o manejo dela com ela quente, o choque térmico danifica a camada anti aderente das paredes da cuba e pode, em casos que ela está muito quente, pode entortar o metal.

Sempre limpe após o uso

Nunca deixe a limpeza para depois, resto de comida na air fryer (e em qualquer eletrodoméstico da cozinha) atrai pragas, insetos e pode causar doenças, então, deixe a preguiça de lado e limpe ela após estiver fria.

Como limpar sua air fryer

Quando ela estiver fria, retire a cuba e siga os passos:

1- Se não tiver nada grudado, retire a grade e limpe ela toda com: detergente neutro, esponja macia (o lado amarelo dela) e água morna. Só, não me vá usar palha de aço e outras coisas abrasivas.

como limpar sua air fryer
Grade da air fryer. Fonte/Reprodução: original.

2 – Se tiver algo grudado, não se desespere e não tenha pressa, coloque água quente, vinagre branco e detergente neutro, espere 10 minutos e depois lave com a esponja macia.

3 – Para limpeza externa, use um pano umedecido e detergente neutro.

4 – Para limpar a resistência, desligue a air fryer da tomada, use uma escova (pode ser escova de dentes antiga) para tirar resíduos de gordura, depois uma esponja e detergente neutro, enxugue com um pano seco e deixe secar.

Preste bem atenção e não me vá destruir sua air fryer devido a limpeza mal feita.

Materiais para serem usados na air fryer

Use sempre materiais de silicone, madeira ou plástico, não risque sua air fryer.

Invista em um tapete anti aderente

Há para venda um tapete anti aderente para se colocar dentro da air fryer, próprio para aguentar altas temperaturas e de fácil limpeza.

Consulte sempre o manual de instruções

Por último, mas não menos importante, LEIA O MANUAL DE INSTRUÇÕES, ele vem junto do aparelho com um único objeto: lhe ensinar sobre o aparelho.

Agora que você sabe das 10 coisas que você precisa saber sobre uma air fryer, pode comprar uma e usar á vontade.

    Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

    Show Comments (4)