As especiarias são as joias da cozinha, na época das grandes navegações, elas valiam muito pois demorava 6 meses para ir da Europa á Índia buscar essas especiarias, fora as que vinham da América e do continente africano pelos árabes. Por isso, vamos aqui listar 10 especiarias que não podem faltar na sua cozinha.
O que é uma especiaria
Uma especiaria é toda substância aromática que possa ser extraída de uma planta, seja ela flor, fruto, folha, caule ou raiz. O que chama a atenção é que uma especiaria tem sabor e aroma acentuados, o que confere ao prato uma nova perspectiva, novos horizontes são abertos e a nosso paladar vai longe.
Para diferenciar das ervas e dos condimentos, as especiarias são únicas, digamos assim, e em geral são vendidas em pó, seca ou grãos. O gengibre e a cúrcuma são duas rizomas que se destacam também, no entanto, suas versões em pó também são bastante conhecidas, principalmente, na área medicinal e terapêutica.
História das especiarias
As especiarias são muito antigas, mas eram mais usadas no oriente. Com as Cruzadas, os europeus conheceram várias especiarias e então um comércio se formou e começou a ir mais longe. Foi também no império mongol, durante os séculos XIII e XIV, em um período chamado paz mongólica, que o comércio entre a Europa e oriente cresceu muito.
As especiarias têm um poder incrível anti-fúngico, então era ideal para sobreviver sem mofar e/ou estragar por meses á fio durante as longas viagens, fosse por terra ou mar. Por esse motivo também eram muito caras e tidas como tesouro e até moeda. Eram tão importantes que faziam parte de heranças e dotes familiares.
As principais especiarias oriundas do oriente eram a pimenta-do-reino, o cravo, a canela e a noz-moscada.
Com a tomada de Constantinopla pelos otomanos, em 1453, o comércio de especiarias com o oriente foi cortado, desse modo, tinha de se achar outro caminho, foi então que Espanha e Portugal começaram as grandes navegações. Nessa brincadeira, a América foi descoberta pelos europeus que traziam especiarias de lá.
As especiarias passaram a ser vendidas por esses dois povos e diminuiu muito de preço, então começou-se uma nova era na gastronomia mundial, pois novos sabores foram descobertos. Até hoje, a especiaria é um produto maravilhoso que nos abre caminhos no paladar e nos encanta.
Qual a especiaria mais cara do mundo?
Por falar em especiarias serem valorizadas á ponto de valerem mais que ouro, hoje em dia não é tão diferente assim, as especiarias valem muito e tem uma em especial que sua extração e seu manejo são muito caros, por ser uma que existe em poucos lugares do mundo, ela se destaca pelo seu preço, estamos falando do açafrão.
E não, não é a cúrcuma, chamada aqui no Brasil de “açafrão da terra”, mas sim o verdadeiro açafrão, que vem de uma flor chamada crocus sativa. É muito usado na Europa e, principalmente, na Espanha, onde é o ingrediente chave da paella, prato nacional espanhol. O preço hoje em dia é de 1g de açafrão por 15 euros (65 reais).
10 especiarias que não podem faltar na sua cozinha
Agora vamos citar as 10 especiarias que vão dar um valor a mais nas suas receitas, colocamos o açafrão de fora porque é um preço bastante caro, não que você não possa usar, mas há outras especiarias que podem estar na sua cozinha para melhorar seus pratos.
Pimenta do reino e pimenta branca
A pimenta do reino é uma das especiarias mais usadas no mundo, sua versão branca também pois em pratos que os grãos pretos podem ferir a estética, a pimenta branca dá o ar da graça.
Dê preferência a pimenta em grãos para moer na hora da preparação, o aroma e o sabor são muito melhores.
Noz moscada
A noz moscada é uma semente da moscadeira, uma árvore majestosa que pode chegar a 20 m de altura. O aroma da noz moscada é marcante, na preparação que você usar, ela estará presente.
Prefira ela como semente para se ralar na hora, ou triturada, mas o pó dela pode ser forte demais.
Cúrcuma
A cúrcuma é uma especiaria bem comum no Brasil, muito usada em galinhadas, ensopados e no feijão.
Ela tem uma cor e sabor bem característico, o Curry também tem a cúrcuma em sua composição.
Cravo da Índia
O cravo da índia é muito usado em preparações que cozinham por muito tempo, caldo de legumes e de carne levam cravos da índia para dar sabor e aroma.
Ficou muito famoso no Brasil por ser colocado em um docinho de coco chamado beijinho, o sabor do coco casa bem com o aroma do cravo da índia.
Canela
A canela é uma especiaria dividida entre o amor e o ódio, porque seu sabor divide opiniões. Ela pode ser mal interpretada se usada demais, mas temos que concordar que certas preparações, como os churros e a canjica, e sobremesas como o mungunzá doce, ficam melhores com um toque de canela.
Prefira a canela em pau para ser ralada na hora do que o pó.
Páprica
A páprica é uma especiaria proveniente de várias pimentas vermelhas, está presente há muito tempo na culinária mundial e hoje encabeça na lista das mais consumidas no mundo.
A páprica tem 3 tipos: doce, picante e defumada.
Anis Estrelado
Uma especiaria pouco conhecida, mas que surpreende em várias preparações e marca a preparação que está, usada em caldos e ensopados, ela também pode estar em alguns doces, mas sempre moderando no uso.
Combina bastante com algumas bebidas, como o gim e a cerveja.
Gengibre
O gengibre é um rizoma parente da cúrcuma, mas enquanto a cúrcuma é mais usada em pó, o gengibre é muito mais usado, e melhor, in natura. Sempre deve ser tirada a casca do gengibre, facilmente tirada, e ralar ou usar em lascas caso a preparação seja uma marinada ou de longo cozimento.
O gengibre é refrescante e faz bem a nossa saúde.
Mostarda
Conhecemos a mostarda mais como um molho, porém a sua semente quando torrada, solta um aroma maravilhoso e um sabor incrível.
É uma especiaria muito interessante de se usar, inclusive a sua mudinha que também tem um sabor marcante.
Curry
O curry (assim como pimenta síria e ervas finas) é uma especiaria composta por um conjunto de outras especiarias, as quais são: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo da índia, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.
Um mix de aromas e sabores muito usado na culinária indiana, na tailandesa e chinesa.
Mix de especiarias para gim
O gim é uma bebida alcoólica que nasce da fermentação de alguns cereais selecionados, combinando muito bem com algumas especiarias. É fácil de encontrar kits de especiarias próprias para o gim, que irão deixar com um sabor marcante e agradável.
As especiarias que combinam com o gim são:
- Cardamomo;
- Canela em pau;
- Cravo da índia;
- Zimbro;
- Anis estrelado;
- Pimentas: do reino (preta ou branca) e a rosa.
As especiarias estão por toda parte, seja em pratos principais, sobremesas e até em drinks, venha conhecer esse mundo que é maravilhoso.
Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!
Respostas de 2