Quando se pensa em tempero você já imagina o sal, pimenta, alecrim… mas esquece que alguns legumes e frutas são considerados temperos por darem sabor significativo à preparação. Saiba nesse texto, 10 legumes e frutas que são temperos.
O que é um tempero?
Temos um texto massa sobre o que é tempero aqui, mas resumindo: é todo e qualquer alimento usado para realçar o sabor de uma preparação. Então os exemplos que daremos fazem isso com a comida, basta usar com moderação.
Dá para fazer o pó ou lascas desses legumes e frutas que são temperos?
Dá sim, os mais comuns são alho em pó, cebola em pó, lemon pepper (mistura de casca de limão e pimenta desidratada), todos podem ser encontrados desidratados e em lascas.
Qual é melhor usar: versão em pó ou in natura?
Para um molho ou condimento, preferencialmente, use a versão em pó, principalmente se for molho de lanchonete para hambúrgueres e salgados.
A versão in natura é ideal quando você quer experimentar o sabor do ingrediente na sua forma natural, por exemplo, o tomate e cebola em uma pizza.
Quais eu posso plantar em casa?
A maioria você pode plantar na sua casa, mesmo em vasos pode-se ter alguns desses como o tomate e tomate cereja, por exemplo.
O alho você pode plantar e colher as folhas, que também tem um sabor e aroma muito interessantes. Já o alho-poró pode replantar, já que ele costuma vir com as raízes. O abacate é de fácil plantio também.
10 legumes e frutas que são temperos
Agora, vamos aos legumes e frutas que são temperos, listamos alguns dos principais e que podem ser achados no Brasil.
Abacate
O abacate não é tão usado de forma salgada aqui no Brasil, mas em outros países da América Latina, ele é considerado um legume e tempero, com o tomate e cebola.
O abacate é usado em sanduíches, tacos, e é o principal da iguaria chamada guacamole.
Aipo
O aipo é o legume da folha de salsão, ele faz parte do mirepoix, junto com a cebola e a cenoura, também é usado em junto com pratos apimentados para ajudar a reduzir a pimenta.
O aipo pode estar presente em caldos e cozidos, dando sabor á eles e mais gostosos.
Alho
O alho está em nossa vida há muito tempo, o alho tem um sabor único e combina muito com todos os tipos de carne, desde camarão à carne de porco.
O alho também traz vários benefícios para nossa saúde.
Alho-poró
O alho-poró é da família da cebola e do alho e seu sabor é algo entre os dois, só que melhor para ensopados e alguns preparos longos, pois seu sabor é forte e fica no alimento após cozido.
A folha do alho-poró é normalmente descartada, mas também tem suas utilidades.
Cebola
A cebola e o alho são um casal que merecem todo o esplendor, um combina com o outro.
Apesar de eu pessoalmente gostar mais da cebola roxa, todas as cebolas servem muito para qualquer tipo de alimento, inclusive sozinhas.
Cenoura
Juntamente com a cebola e o aipo, a cenoura faz parte do trio que compõe o mirepoix, um tempero essencial francês indo em todo ensopado e cozido.
Pode não parecer, mas a cenoura consegue deixar alguns alimentos bem deliciosos com seu sabor doce e pungente.
Laranja
A laranja é muito mais famosa pelo seu suco, mas esse mesmo suco pode ser usado para marinar diversas preparações.
Alguns ingredientes, como o camarão e alguns peixes, cozinham na marinada de laranja, ficando também com um sabor cítrico delicioso.
Limão
Em todos os bares que se preze, tem limão, ou para acompanhar aquela cachaça boa, ou para temperar algum salgado suspeito.
O limão dá um toque que só ele consegue dar, nem muito doce, nem muito ácido, mas na medida certa, para kibe e para bolinho de bacalhau, por exemplo, é essencial.
Pequi
O pequi não é muito conhecido, mas é essencial em muitos pratos da culinária mato-grossense e em todo centro-oeste.
Todos sabem que um arroz com pequi ganha um sabor novo e diferente, então, por causa disso, ele é considerado um tempero.
Pimentão
O pimentão não é exatamente uma pimenta, é mais um legume mesmo, até a família deles difere da pimenta.
O sabor suave do pimentão, unido à cebola e ao tomate, é muito usado na cozinha para muitas preparações.
Tomate
O tomate é uma fruta muito conhecida em todo o mundo, ela está aí há muito tempo e é daqui da América Latina, mais precisamente Peru e Bolívia.
Desde que chegou na Europa, é um dos temperos mais renomados e valorizados. É o vermelho da bandeira italiana.
Agora que sabe mais sobre os legumes e frutas que são temperos, use-os à vontade na sua cozinha para preparar pratos deliciosos.
Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.
Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!
Uma resposta