10 receitas da culinária italiana

2

A culinária italiana é grandiosa, e os imigrantes que vieram de lá para o mundo, espalharam várias receitas pelo mundo. Até hoje, muitos pratos da culinária italiana são famosos no mundo todo, a pizza ocupa o cargo de mais popular por ter em mais países. Conheça aqui 10 receitas da culinária italiana.

Breve história da culinária italiana

A culinária italiana é um patrimônio mundial da gastronomia, está presente por todo o mundo, principalmente se falarmos de pizza, quase todo país tem sua versão de pizza. E esse maravilhoso prato devemos aos italianos. Mas de onde os italianos tiram tanta comida boa?

A maior influência foi dos árabes, lá pelo século IX. Foram os árabes que trouxeram vários pratos para a culinária italiana, tais como:

  • Arroz;
  • Berinjela;
  • Canela;
  • Açafrão;
  • Açúcar.

Inclusive, a pizza é uma versão de um pão que os árabes trouxeram também. A maior influência foi na Sicília, pois era um porto importantíssimo para o comércio no Mediterrâneo. Além disso tudo, os árabes ensinaram a técnica de fazer frutas secas e passas.

Breve-historia-da-culinaria-italiana-1
Pizza italiana tradicional. Fonte/Reprodução: original.

Com as grandes navegações, por volta de 1600, foram trazidos produtos que os italianos sentiram amor á primeira vista, como:

  • Tomate,
  • Batata,
  • Feijão, 
  • Milho, 
  • Cacau, 
  • Rum,
  • Café.

Já alguns produtos lácteos foram introduzidos na época de Napoleão, como a manteiga e creme de leite. A Itália foi influenciada por muitas outras culturas, hoje a culinária italiana é uma mescla maravilhosa e cheia de comidas que enchem os nossos olhos e estômagos.

Culinária regional italiana

Importante salientar que na Itália, nem tudo consumido no norte é importante no sul, ou seja, o norte e sul tem duas cozinhas diferentes e bem características de cada região, como aqui no Brasil onde a culinária nordestina se diferencia da culinária mineira, se quiser saber mais sobre essa disparidade, veja aqui os churrascos pelo Brasil.

Culinária regional italiana
Arancinos da região da Sicília. Fonte/Reprodução: original.

Então o correto não é falar culinária italiana na totalidade, mas sim culinária regional italiana.

Norte e Sul

A culinária italiana do Norte foi muito influenciada pelos franceses, austríacos e húngaros, têm uma forte presença de laticínios, como queijos e cremes. Enquanto no Sul, tem muita influência árabe, como o uso de molhos de tomate e muita carne de coelho, ovina, caprina e suína.

Montanha/Bosques e Litoral

Nas montanhas e bosques, a culinária italiana é composta de carnes de caça, como javali, e cogumelos, como o funghi.

Montanha/Bosques e Litoral
Pernil de javali. Fonte/Reprodução: original.

No litoral, tem muitos frutos do mar, bacalhau, peixe spada e atum.

Ilhas Sardenha e Sicília

A cozinha mediterrânea é muito presente na culinária italiana, principalmente se pegarmos as ilhas e a parte meridional, chamam até de “cozinha saudável”, rica em carboidratos, frutas, verduras, peixes, pouca carne e muito óleo de oliva, por isso, eles comem muito e não engordam.

10 receitas da culinária italiana

Vamos agora apresentar 10 receitas da culinária italiana, são 10 pratos escolhidos pelos próprios italianos como alguns dos mais importantes.

Pizza

A pizza é com certeza o prato mais famoso da Itália, todo o mundo conhece e a maioria das pessoas gosta e aprecia uma boa pizza. Veja aqui o texto que fizemos sobre essa maravilha da gastronomia italiana.

Raviolli

Um raviolli é um macarrão recheado, ele é famoso por toda a Itália e também pelo mundo, o que muda muito é pelas regiões.

Raviolli
Um autêntico ravioli ao sugo. Fonte/Reprodução: original.

Veja aqui nosso texto sobre.

Lasanha

A lasanha é um prato universal, familiar e muito interessante. Comer uma lasanha onde cada camada compreende um sabor diferenciado é ótimo. Veja aqui nosso texto sobre.

Risoto

Nem todo mundo gosta do risoto, mas temos de admitir que a ideia de cozinhar arroz com vinho é uma ótima ideia, é delicioso e também muda muito em cada região da Itália. Veja aqui nosso texto sobre.

Bucatini all’amatriciana

Um bucatini all´amatriciana é uma massa muito interessante, é diferente pois o bucatini é um macarrão como o espaguete, porém tem um furo no meio, como se fosse um cano.

Bucatini all'amatriciana
Um verdadeiro Bucatini all’amatriciana. Fonte/Reprodução: original;

O molho all´amatriciana é fenomenal, e não apenas porque leva guanciale, mas porque a junção dos ingredientes é primorosa. Temos aqui um texto maravilhoso sobre.

Arancino

Um bolo de arroz frito bem simples, mas feito de arroz de risoto, o que o deixa muito melhor. Aqui ensinamos como fazer e rechear.

Bistecca alla Fiorentina

Com certeza um dos cortes de carne mais deliciosos e tenros que existe no mundo, a bisteca alla Fiorentina é clássica, tradicional e muito importante para a Itália. Aqui, falamos mais sobre ela.

Polpettone

Aquele bolinho de carne maravilhoso que só de ver já temos vontade de comer. Aqui nesse link, falamos da sua história e receita.

Tiramisu

Simplesmente uma das sobremesas mais deliciosas do mundo, o tiramisù encanta por onde quer que vá.

Tiramisu
Uma fatia de tiramiù. Fonte/Reprodução: original.

Aqui nesse link, falamos mais dessa maravilhosa sobremesa.

Gelato

O verdadeiro gelato italiano é de uma cremosidade sem igual, saiba aqui mais sobre essa delícia. Aqui nesse link, falamos mais sobre.

Agora você pode se sentir na Itália fazendo essas receitas maravilhosas, faça elas e seja feliz!

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

  • Gelato italiano: história e a receita
    O gelato italiano é o sorvete mais tradicional que existe, uma delícia que é trabalhosa, contudo tem máquians que ajudam a fazer ele, e hoje ensinaremos um modo artesanal e um pouco de sua história. História  do gelato italiano  A história do gelato italiano tem origens diversas, mas todos concordam que se iniciou com o […]
  • Polpetone: a almondega italiana
    O polpetone é, integralmente, um bolo de carne bovina e suína recheado e servido com molho de tomate, é um dos pratos tradicionais da cozinha italiana. É muito delicioso, dele que se originou a tão famosa quanto, a almôndega. Venha nesse texto saber mais sobre o polpetone e como fazer. Origem do polpetone O polpetone […]
  • 8 comidas que não são italianas de verdade
    Essas comidas que não são italianas de verdade ou foram inventadas para chamar atenção por, de forma errática, serem atribuídas à Itália, ou apenas foram adaptadas conforme o país que é feita, mudando alguns ingredientes ou alterando o modo de fazer. Para que não se confunda, vamos listar aqui 8 comidas que não são italianas […]
  • 10 receitas da culinária italiana
    A culinária italiana é grandiosa, e os imigrantes que vieram de lá para o mundo, espalharam várias receitas pelo mundo. Até hoje, muitos pratos da culinária italiana são famosos no mundo todo, a pizza ocupa o cargo de mais popular por ter em mais países. Conheça aqui 10 receitas da culinária italiana. Breve história da […]
  • Tiramisù: uma sobremesa primorosa
    O tiramisù é uma das sobremesas mais deliciosas que eu já experimentei, mas porque sou amante de chocolate e café, e não gosto de sobremesas muito doces. Então, se você, assim como eu, gosta dessas características, venha conhecer essa sobremesa maravilhosa e de valor inestimável. Origem do tiramisù A história do tiramisù é nova e […]
  • Bistecca alla Fiorentina: um corte tradicional
    A bistecca alla Fiorentina é um corte muito especial italiano, tão especial que todos os passos da preparação, desde sua extração no boi, é tido como um ritual e não pode ser mudado. A carne é tão purista que os italianos comem ela sem sal. Venha aqui aprender sobre esse prato e como fazer ele! […]

Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

2 Comments
  1. […] primeiros suspiros, já que doces com ovos e açúcar existem desde a Renascença, alguns falam que foi na Itália, outros na Alemanha pelo chef Gasparini, mas que no final os suspiros acabaram chegando até a […]

  2. […] queijo mussarela é de origem italiana, e lá ele é exclusivamente feito com leite de búfala. Sua produção ocorre desde a Roma Antiga […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.