3 dicas de como higienizar frutas e verduras

0

Higienizar frutas e verduras é uma prática nova, se formos olhar com uma ótica histórica, afinal, até meados do século XX, a maioria das grandes fazendas produtoras de frutas e verduras tinham a produção mais tradicional e natural, sem precisar usar agrotóxicos. Nesse texto, vamos dar dicas de como higienizar frutas e verduras!

Quando se começou a higienizar frutas e verduras

Uma das grandes necessidades de se higienizar frutas e verduras é por causa do uso extensivo de agrotóxicos, a limpeza é essencial. 

O uso em larga escala de agrotóxicos começou após a Segunda Grande Guerra, com a desculpa de que se deveria usar para pode aplacar a grande fome que viria, além de estar incluso nas políticas de financiamento de fazendas, ou seja, para poder aceitar dinheiro e investir nas fazendas, o fazendeiro teria de usar os agrotóxicos.

Quando se começou a higienizar frutas e verduras
Máquina pulverizando a plantação. Fonte/Reprodução: original.

O uso de agrotóxicos é extremante ruim para o consumo humano, principalmente, nos pimentões e tomates. Quanto mais lustroso e bonito o produto, mais cheio de agrotóxicos. Nesse caso, é essencial higienizar frutas e verduras muito bem.

Ao menos que garanta que a fazenda de onde veio o produto seja de produtos orgânicos, as quais estão ganhando cada vez mais espaço, deve-se ainda sim higienizar frutas e verduras.

Quais espécies de frutas e verduras deve-se higienizar?

Na maior parte das vezes, são aqueles frutas e verduras que a casca será usada no preparo, mas que não seja usado convencionalmente com casca, como a batata e a cenoura, deve-se higienizar ainda assim para limpar a casca, pois quando as frutas e verduras estão em exposição nos mercados, elas podem ser transmissoras de doenças.

Aprendemos bastante na pandemia a lavar tudo que viesse do supermercado e afins, é bom não perdemos esses hábitos de limpeza, pois ainda tem Covid por aí e outras doenças respiratórias, nada impede de alguém espirrar em cima e transmitir algo. Continue limpando bem os alimentos.

3 dicas de como higienizar frutas e verduras

Abaixo, listamos 3 dicas muito interessantes para higienizar frutas e verduras.

Água sanitária

Uma dúvida que muitas pessoas tem é se deve usar água sanitária para higienizar frutas e verduras, e a reposta é que pode sim. Porém, diluída em bastante água, a proporção correta é duas colheres de sopa para 1 litro de água. Após tirar da água, que é cerca de 15 minutos, tem de lavar bem em água corrente para tirar qualquer cheiro ou excesso de cloro.

Água sanitária
Frutas de molho. Fonte/Reprodução: original.

No caso de folhas, como alface e rúcula, deve-se limpar folha por folha, enxaguando bem antes de colocar de molho na água. Após o tempo de molho, de novo lavar bem e secar o melhor possível antes de guardar.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Apesar de precisar mais de vinagre do que de água sanitária, o vinagre é mais saudável, já que é bem mais fácil de retirar e não faz mal caso fique em contato com os alimentos. Mas, como disse, higienizar frutas e verduras com vinagre, deve ser usado na proporção de 40% da medida, ou seja, se for usar 1 litro de água, 400ml de vinagre deve ser usado.

O bicarbonato de sódio não retira tão bem agrotóxicos, mas pode ser usado para limpeza contra bactérias e fungos. Deve-se esfregar o bicarbonato de sódio e depois enxaguar bem.

Detergente

Antes de tudo, dever ser usado detergente neutro e uma esponja virgem e a parte macia dela. E pode higienizar frutas e verduras com detergente, porém bem pouco, e enxaguar bem antes de colocar para secar. 

Agora use bem essas 3 dicas de como higienizar frutas e verduras. Sempre é importante se manter saudável também na limpeza.

Leave A Reply

Your email address will not be published.