40 Receitas com nozes

0

 

1 – Biscoito Integral de Banana, Aveia, Nozes e Chocolate

Dentro da cozinha uma das coisas mais legais de se ver com certeza é o foco e o empenho trazendo resultados em um prato, afinal um dos melhores sentimentos que existem é de que nossos esforços estão dando frutos, e que as coisas estão dando certo.

E claro, para isso é importante estar sempre praticando e aprendendo cada vez mais coisas novas, e é exatamente por isso que estamos trazendo essa receita realmente prática e deliciosa de como preparar um incrível biscoito integral de banana, aveia, nozes e chocolate!

Ingredientes

Hoje iremos apresentar uma receita fácil e prática para um lanche da tarde ou para reuniões com amigos e família.

  • 1 xícara de farinha integral
  • ½ Colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 100 gramar de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • ¾ xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 banana madura grande ou 2 pequenas
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 100 gramas de chocolate amargo (gotas ou barra)
  • ½ xícara (170GR) de nozes

Viu como é prática?, além de ter um fácil preparo ainda vai fazer muito sucesso com a criançada e com a galera reunida.

Modo de preparo

Se a manteiga ainda estiver na geladeira, tira-a de lá e deixe em temperatura ambiente. Aqueça o forno a 200ºC. Separe duas assadeiras grandes e forre com papel manteiga.

Em uma tigela, misture os secos, Farinha integral, sal e bicarbonato, Reserve. Em um prato, esmague bem a banana com um garfo, reserve. Com uma faca, pique as nozes em pedaços pequenos. Se for usar o chocolate em barra, pique em pedaços pequenos também Reserve tudo.

Na batedeira, bata a manteiga com açúcar mascavo, até que fique bem misturado, fofo e com uma cor mais clara. Pare de vez em quando para raspar as laterais da tigela com uma espátula.

Adicione o ovo e a baunilha, bata por alguns segundos. Adicione a banana amassada, bata mais um pouco. Misture um pouco com uma espátula para raspar as laterais da tigela.

Por fim adicione a mistura dos secos e bata bem devagar, só até a farinha ser incorporada, não bata muito. Desligue a batedeira e, com uma espátula, adicione a aveia, as nozes e o chocolate. Misture bem.

Agora decida se quer biscoitos grandes ou pequenos, ou os dois, como eu fiz. Para os grandes, eu usei uma colher de sorvete, ideal para deixá-los bem redondos. Para os pequenos, uma colher de chá bem cheia resolve super bem.

Distribua as bolas de massa nas assadeiras e leve à geladeira por no mínimo 20 minutos.

Leve ao forno, direto da geladeira, e asse os biscoitos, até que fiquem mais escuros, trocando as assadeiras de lugar na metade do cozimento. Os pequenos levam uns 15 minutos e os grandes uns 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Guarde em um recipiente bem fechado. Se depois de um tempo eles ficarem meio murchos, é só dar uma assada neles novamente, por uns 10 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC.

2 – Bolachinhas de Nozes

Com certeza a arte da culinária vem melhorando bastante durante os últimos anos, deixando de ser apenas uma atividade essencial para a vida passando a ganhar mais significados, empenho e atenção, além de diversos pratos focados unicamente no prazer.

E claro, uma das coisas mais prazerosas que existem dentro desse mundo com certeza é a sensação de comer um lanchinho prático, delicioso e simples durante um dia calmo não é mesmo? É exatamente por isso que hoje aprenderemos como fazer bolachinhas de nozes!

Ingredientes

Para a receita de hoje trouxemos um prato que vai dar água na boca só de olhar, deixando todos ansiosos para devorar.

  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 2/3 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • Farinha de trigo até dar ponto (de 1 a 2 xícaras).

Depois de devorar esse prato todos só vão querer bis, então prepare a sua cozinha e os ingredientes para fazer novamente.

Modo de preparo

Misture os 3 primeiros ingredientes e vá acrescentando farinha aos poucos. Tem que ficar uma massa bem lisa, como massa de modelar (de criança) que não grude nas mãos.
Ela fica bem oleosa mesmo.

Nesta receita eu adicionei 1/2 xícara (chá) de nozes pecãs, 1 colher (café) de extrato de baunilha e raspinhas de limão siciliano, mas você pode dar o sabor que quiser: chocolate, coco, limão, etc, só não me pergunte quantidades porque não testei. Mas confie no seu “taco” que no fim dá certo. Depois de modelar coloque em assadeira (não precisa untar) e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º por cerca de 15 minutos.

3 – Bolinhas super proteicas

Com certeza é muito importante se focar, trabalhar duro e dar o máximo de si para aprender e melhorar cada vez mais cozinhando, mas algo que com certeza não devemos deixar de lado é a sensação da leveza e tranquilidade de estar fazendo o que gosta.

Por isso é sempre importante procurar receitas que nos sentimos bem e confortáveis a fazer no momento, ir com calma é a principal fonte de avanço e nada melhor do que dar uma olhadinha nessa receitinha bem prática e simples que você irá adorar aprender, vamos ver como preparar bolinhas super proteicas.

Ingredientes

Apresentamos uma comida maravilhosa para deixar todos apaixonados pela beleza e pelo sabor, garantindo satisfação.

  • 1 ½ xícara de oleaginosas (você pode usar amêndoas, nozes, castanha-do-pará, castanha-de-caju ou avelãs)
  • ½ xícara de semente de abóbora torrada
  • ½ xícara de semente de girassol
  • ¼ xícara de linhaça
  • ⅓ xícara de chia
  • ⅓ xícara de gergelim
  • ⅓ xícara de coco ralado
  • ⅓ a ½ xícara de proteína em pó de baunilha*
  • ¼ xícara de maple syrup (use mais se quiser bem doce)
  • ⅓ xícara de pasta/manteiga de amêndoa
  • ⅓ xícara de pasta de amendoim, sem açúcar
  • ¼ xícara de tahini

*Em vez de proteína de baunilha da receita original em inglês, usei minha proteína pura de ervilha (sem nenhum açúcar ou química adicionado) e mais umas gotinhas de extrato de baunilha.

Não tenha pena de devorar essa delícia apenas pela sua beleza, pois bem sabemos que na barriga ela tem muito mais contribuição.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes no liquidificador ou processador até obter a consistência desejada. A massa não deve ficar muito seca e nem muito grudenta, com uma consistência fácil de enrolar.

Faça bolinhas como brigadeiros. Conserve em um pote de vidro fechado na geladeira por até duas semanas ou então congele por até quatro meses.

4 – Leite Vegano Caseiro de amêndoas

Com certeza as refeições já salvaram as vidas de muitos, além disso também já revolucionou muitas datas, trouxe diversas tradições e momentos felizes entre todos, porém algo que também acabou chegando com o tempo e não deve ser esquecido é a acessibilidade.

Produzir algo acessível para a maioria, delicioso e principalmente saudável é com certeza uma meta muito importante a ser alcançada como cozinheiro, é exatamente por isso que hoje daremos uma olhadinha nessa incrível receita de como preparar leite vegano caseiro de amêndoas.

Ingredientes

Essa receita tem tudo para ser o maior sucesso para aqueles que gostam de refeições mais completas e saudáveis.

  • 3 xícaras de água quente (não fervente)
  • 1 xícara de amêndoas (não é necessário tirar a casca)

Depois dessa refeição pra lá de completa e que vai fazer muito bem ao seu corpo não tem como não compartilhar essa maravilha com os amigos.

Modo de preparo

Deixe as amêndoas de molho em água por pelo menos 8 horas (ou durante a noite toda). Troque a água duas vezes, se lembrar. Descarte a água do demolho e coloque as amêndoas no liquidificador. Aqueça 3 xícaras de água filtrada (nunca usar a água “suja” do demolho). Despeje a água aquecida e no liquidificador onde estão as amêndoas.

Processe por cerca de 3 minutos. Pare de tempos em tempos para não superaquecer o motor. Coloque o saco de coar sobre uma tigela grande e despeje o “leite”. No final, esprema bem o saco para drenar todo o líquido. Adicione o adoçante de sua preferência (ignore essa parte se for usar o leite em outras receitas, pois ele deve ser usado sem adoçar); coloque, se quiser, umas gotinhas de baunilha ou canela e sirva!

5 – Manteiga Lurpak temperada com nozes e tâmaras

Dentro da cozinha uma das coisas mais essenciais de se manter sempre em mente é a inovação, afinal é com ela que podemos tornar tudo ainda melhor do que era antes, trazendo novos sabores, novos formatos e também um grande toque de vida no seu prato.

E claro, nada melhor do que aprender algumas receitas que podem ser úteis na hora de inovar não é mesmo? É exatamente por isso que hoje veremos como preparar esse prato bem prático e delicioso perfeito para praticar, vamos aprender como fazer uma manteiga lurpark temperada com nozes e tâmaras!

Ingredientes

O prato de hoje tem influências de diversas culturas e temperos variados sendo perfeito para quem quer tentar algo novo na cozinha.

  • 100 g de manteiga Lurpak com sal
  • 4 colheres (sopa) de nozes bem picadinhas
  • 4 colheres (sopa) de tâmaras sem caroço picadas, também pequenas
  • Modo de fazer a manteiga Lurpak temperada

Após se deliciar com esse banquete diferenciado, você com certeza vai querer repetir a dose e testar novos sabores.

Modo de preparo

As nozes e as tâmaras podem ser trituradas em um processador de alimentos. No entanto, eu prefiro picá-las com uma faca, obtendo pedaços não uniformes que ora ressaltarão mais um sabor, ora outro.

Retire a manteiga Lurpak da geladeira e aguarde até ela atingir a consistência de pomada, quando ela estará fácil de manusear.
Misture bem a manteiga com as nozes e as tâmaras. Experimente e, se achar necessário, acrescente uma pitada de sal.
A partir daqui, há pelo menos duas opções: 1) colocar a manteiga Lurpak temperada em uma manteigueira, ou em um potinho charmoso de vidro.

Ou, distribuí-la sobre papel manteiga ou filmes plástico e enrolar formando um cilindro. Leve a manteiga temperada para a geladeira até firmar. Quem optar pela segunda maneira de armazenar, na hora de servir, desembrulhe a manteiga, corte fatias e sirva em porções individuais ou não.

6 – Overnight oats com chia

Uma das coisas mais legais de se notar entre a maioria dos cozinheiros é a sua dedicação e foco na hora de aprender algo novo, mas existe outra situação que também é importante existir esse tipo de foco, é realmente importante darmos nosso melhor aperfeiçoando o que já sabemos.

E é exatamente por esse propósito que hoje estamos trazendo aqui essa receita realmente prática e saborosa de como fazer um ótimo overnight oats com chia, que com certeza você e todos os seus amigos, familiares e clientes que provarem também irão adorar! Então vamos lá!

Ingredientes

Esse lanche é perfeito, pois é feito com sobras das comidas de um almoço de domingo, sendo ótimo para uma segunda preguiçosa.

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos grossos
  • 1/4 xícara de leite vegetal de sua preferencia
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de goji berries
  • morangos frescos
  • raspas de laranja (opcional)
  • nozes (opcional)

O seu dia mundial da preguiça nunca foi tão bem aproveitado e delicioso antes de você conhecer essa receita.

Modo de preparo

Use um vidro hermético que tenha tampa. Passe uma água fervendo no vidro antes de utilizar e deixe esfriar. Coloque a aveia, a semente de chia, o goji berry e a raspa de laranja se for utilizar.

Você pode usar passas de uva, tâmaras ou damascos picados e se quiser pode fazer um creme com as tâmaras para adoçar. Deixe as tâmaras de molho durante a noite com água filtrada em recipiente de vidro e no outro dia processe até obter uma pasta. Fica maravilhoso para esta receita.

Coloque o leite vegetal. Use o suficiente para cobrir os ingredientes secos colocando um pouco mais porque estes ingredientes vão inchar quando hidratados. Você pode colocar coco ralado fininho e simplesmente acrescentar água, de preferencia filtrada, se quiser fazer de uma maneira mais pratica e rápida, caso não tiver leite vegetal pronto. O coco e a aveia junto com a água formam um leite depois deste tempo de molho. Eu já fiz assim e ficou muito bom.

Use um vidro de tamanho proporcional à quantidade de aveia que você vai preparar. Deixe espaço suficiente para que os ingredientes se acomodem quando hidratados.

A semente de chia aumenta ate 10 x de tamanho quando hidratada, e a aveia dobra de volume. Este vidro que eu usei é de tamanho médio, depois de hidratado quase encheu. Esta quantidade é mais que suficiente para uma refeição considerando que se acrescentam as frutas frescas.

Tampe o vidro e coloque na geladeira para consumir no dia seguinte. O tempo de refrigeração pode ser de 6 a 8 horas para que o resultado seja perfeito.

No outro dia você vai ter um creme gostoso que pode ser comido direto no vidro. Acrescente frutas picadas como banana, morangos, kiwi, mamão, melão, mirtilos, maçãs, manga e muito mais. Combine as frutas caso você desejar usar mais de um tipo. Você pode acrescentar canela em pó se desejar. Fica muito gostoso colocar melado também. Eu já coloquei uma colher de açúcar de coco e já usei açúcar mascavo também. Ficou delicioso.

Também fica muito bom colocar sementes como girassol, gergelim, abóbora, linhaça… Se você quiser pode acrescentar oleaginosas como nozes, amêndoas ou castanhas. Coloque apenas na hora de servir. Coma com uma colher direto do vidro. Espero que vocês gostem desta sugestão. Hoje eu fiz uma com maçãs picadas e um toque de canela. Ficou ótima!

7 – “Overnight oats” sabor torta de abóbora norte-americana

Com certeza algo que não deve ser deixado de lado na hora de preparar um prato novo é definitivamente a criatividade, pois com ela seremos capazes de transformar qualquer prato simples ou comum em uma verdadeira obra de arte inovadora e cativante.

E nada melhor do que dar uma exercitada no nosso lado criativo vez ou outra não é mesmo? É exatamente por isso que hoje daremos uma olhadinha nessa incrível receita, melhorando nosso cardápio mental vamos aprender como preparar um bom overnight oats sabor torta de abóbora norte-americana!

Ingredientes

Para auxiliar nas preparações do seu almoço de domingo apresentamos essa receita que com certeza vai acabar rapidinho.

  • ½ xícara de aveia em flocos
  • ½ xícara de leite vegetal
  • 3 a 4 colheres de sopa de purê de abóbora puro
  • ½ colher de chá de canela
  • Pitada de noz-moscada
  • Pitada de tempero para torta de abóbora (ou cravo)
  • 1 colher de sopa de maple syrup ou outro adoçante de sua preferência
  • Nozes (ou outra oleaginosas) picadas ou coco ralado, a gosto

Nos conte se sobrou alguma coisa ou se seu cachorro ficou triste por não ficar nem um pedacinho pra ele experimentar.

Modo de preparo

Em uma tigela, combine todos os ingredientes, exceto as oleaginosas. Deixe na geladeira a noite toda. Retire da geladeira para servir pela manhã. Adicione iogurte ou o que você preferir.

8 – Waffle crocante de fermentação lenta

Uma das coisas mais saborosas que existem dentro do mundo culinário com certeza são as sobremesas, afinal elas são a parte favorita da maioria das pessoas, criadas apenas para trazer o prazer através do paladar e de relaxar em um dia tranquilo e calmo.

E claro, uma das refeições mais conhecidas na área dos lanches com certeza é o waffle, então que tal darmos uma olhadinha de como preparar um delicioso waffle com uma pitada de inovação? Vamos aprender como fazer um incrível waffle crocante de fermentação lenta!

Ingredientes

Este prato é para aqueles que não abrem mão de um café da manhã balanceado e delicioso, é ideal para pessoas de todas as idades.

  • 1 xícara de farinha de trigo orgânica
  • 1/2 xícara de farinha integral
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal ou demerara
  • 1 xícara de água ou mais se necessário para dar o ponto

O dia daqueles que se deleitam com essa primeira refeição será muito mais produtivo, com bastante energia para aproveitar.

Modo de preparo

Misture tudo em um prato fundo. Tampe com um guardanapo e deixe fermentar durante a noite fora da geladeira.

No dia seguinte acrescente: 1 pitada de sal, 1 colher de chá de fermento em pó, 2 colheres de sopa de óleo vegetal. Misture bem até obter uma massa bem homogênea e bem lisinha.

Prepare o aparelho de waffles e coloque a massa para assar conforme instruções do aparelho que você tem. Caso você quiser pode colocar pedaços de frutas ou nozes junto com a massa antes de assar. Fica uma delicia.

9 – Aperitivo de castanhas e nozes com mel e pimenta

Com certeza a arte da culinária trouxe muitos benefícios ao mundo, não apenas para sobreviver ou agradar mas com o tempo e os anos preparar comida acabou se tornando cada vez mais um comércio, algo capaz de movimentar ainda mais as moedas locais.

E não é atoa que self services, restaurantes e rodízios de comida fazem tanto sucesso, então hoje iremos dar uma olhadinha em uma das receitas que mais fazem sucesso dentro do comércio, seja para você lucrar também ou ter a oportunidade de desfrutar quando quiser; Vamos aprender como fazer um bom aperitivo de castanhas e nozes com mel e pimenta!

Ingredientes

Esta receita é indicada para quem é amante das massas e adora completar com molhos saborosos.

  • 1 xícara de chá de castanhas do pará (use a castanha de cajú se preferir)
  • 1 xícara de chá de nozes
  • 2 colheres de manteiga
  • 4 colheres de mel
  • flor de sal a gosto
  • pimenta rosa moída na hora a gosto
  • 1 colher de café de páprica picante

Mesmo quem não é apaixonado pelas massas vai querer anotar a receita para reproduzir em casa e se regalar.

Modo de preparo

Numa panela coloque a manteiga, o mel e a páprica e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e misture bem as castanhas e nozes. Salpique a gosto a flor de sal e a pimenta moída na hora. Optei pela flor de sal por causa dos cristais. Senão tiver, você pode triturar o sal grosso com o socador, acho que fica melhor do que usar o sal refinado.

A ideia são os cristais de sal mesmo. Coloque tudo num tabuleiro e leve ao forno preaquecido 180 graus pois 10 minutos. Retire e deixe esfriar. Guarde em um pote com tampa hermética. Não sei falar pra vocês quanto tempo dura, mas depois volto aqui para atualizar.

10 – Broas de batata-doce com nozes

Algo que com certeza não deve ser esquecido nem deixado de lado é a capacidade de criar pratos ainda mais elaborados e deliciosos a partir de uma única receita, a inovação desde muitos anos sempre foi considerada a chave para o aperfeiçoamento de muitas coisas.

Adicionar ou tentar tirar algo de uma receita pode mudar tudo nela, o gosto novo pode ser um experimento realmente tentador, então que tal aprender uma receitinha fácil de praticar e realmente deliciosa de se preparar? Vamos aprender como fazer broas de batata-doce com nozes!

Ingredientes

Se você está precisando de ideias para fazer um jantar romântico inesquecível, temos a indicação certa para a perfeição.

  • 350 g de farinha de trigo T55
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 125 g de açúcar amarelo
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de erva-doce em pó
  • 2 ovos
  • 40 g de mel
  • 100 g de batata-doce assada (pesada sem a pele)
  • 40 g de manteiga sem sal
  • 70 g de nozes
  • 1 pitada de sal
  • 1 gema para pincelar

O seu jantar romântico com certeza será ainda mais apaixonante, e se prepare pois no fim pode rolar até um pedido de casamento.

Modo de preparo

Colocar a farinha, o fermento, o açúcar e as especiarias numa taça. Num copo triturar a batata-doce com os ovos, o mel, a manteiga e o sal. Juntar a mistura líquida aos secos. Misturar muito bem. Juntar as nozes picadas e voltar a envolver muito bem.

Moldar as broas com as mãos polvilhadas com um pouco de farinha. Colocá-las num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou polvilhado com farinha. Dissolver a gema em 5 ml de água. Pincelar as broas com a gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 25 a minutos.

11 – Nozes com açúcar da minha Oma

dentro da cozinha com certeza uma das coisas mais invejáveis e cobiçadas definitivamente é a prática, afinal é admirável aquele cozinheiro ou cozinheira que faz as coisas com prática e agilidade, independente do prato que está lidando naquele momento.

Então nada melhor do que dar uma olhadinha nessa receita maravilhosa de como preparar nozes que com certeza irá te ajudar bastante a praticar um pouco de forma simples e e leve como preparar um bom prato com agilidade e perfeição, então sem mais delongas vamos lá!

Ingredientes

Para quem adora preparar receitas rápidas no micro-ondas, esse prato vai cair como uma luva de praticidade.

  • 3 xícaras de noz pecã
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de água

Viu só como é fácil? seu micro-ondas vai se tornar o seu melhor amigo naqueles momentos em que a fome aparecer.

Modo de preparo

Leve as nozes ao forno a 180ºC por 15 minutos. Só para dar uma leve tostada. Leve o açúcar e a água ao fogo. Não mexa, se não açucara (pelo menos foi o que eu aprendi assistindo programas de culinária na TV, quando era criança).

Assim que a calda começar a caramelar, adicione as nozes tostadas. Desligue o fogo e mexa bem. O açúcar vai cristalizar e as nozes ficarão bem branquinhas. Está pronto! Espalhe em uma forma para esfriar. Depois de frio, guarde em um vidro bem fechado.

12 – Antepasto de berinjela com azeitonas

Uma coisa que com certeza não deve ser esquecida na hora de bolar um bom prato com certeza é a inovação, afinal com ela tudo se torna novo, bom, interessante e até mesmo como tudo sugere bem inovador e criativo também, então é por isso que devemos sempre estar tentando coisas novas.

E é exatamente por isso que hoje iremos ver uma das receitas mais legais para praticar ainda mais sua inovação, vamos dar uma olhadinha em como preparar um incrível, delicioso e prático antepasto de berinjela com azeitonas que você irá adorar! Então sem mais enrolações vamos lá!

Ingredientes

Esse delicioso prato feito no forno, vai deixar todos babando trazendo até os vizinhos com o seu cheiro maravilhoso.

  • 1 berinjela grande
  • 1 cebola pequena branca
  • 1 cebola pequena roxa
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 1 pimentão amarelo pequeno
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 1/4 xícara de azeitonas verdes sem caroço
  • 1/4 xícara de azeitonas pretas sem caroço
  • 2 dentes grandes de alho amassados
  • 1/4 xícara de nozes picadas (opcional)
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão (suco, caldo)
  • 1/2 colher de chá de páprica picante
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • pimenta calabresa a seu gosto (opcional)
  • sal e pimenta a gosto

Prepare todos os assentos disponíveis na sua casa pois o que não vai faltar são visitas para experimentar.

Modo de preparo

Comece preparando a berinjela. Lave bem água corrente, mantendo a casca. Corte ao comprimento em fatias de tamanho médio e depois em tirinhas pequenas. A medida que for cortando coloque em um escorredor de macarrão com uma bacia embaixo, e jogue sal nas fatias. Este processo ajuda a tirar o amargo das berinjelas.

Você vai notar que vai começar a verter água das berinjelas e escorrer na bacia embaixo do escorredor. Deixe descansar por mais ou menos 20 minutos. Enquanto isto corte os pimentões em tiras, fatie as cebolas e pique o alho. Fatie as azeitonas, pique as nozes e reserve.

Em uma assadeira grande disponha a berinjela, as cebolas e os pimentões em camadas. Coloque por cima o azeite, o limão, o sal, a pimenta do reino, o orégano, a pimenta calabresa e a páprica picante (se for utilizar) e cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200C e deixe assar por 15 minutos.

Tire do forno, acrescente as azeitonas fatiadas, as nozes e dê uma ligeira misturada e leve novamente ao forno mantendo o papel alumínio até que fique sequinha e escura. O tempo adicional de forno é mais ou menos 1 hora e meia. Depois de pronto espere esfriar e leve à geladeira em recipiente de vidro com tampa. Fica mais gostoso de ficar marinando por pelo menos 1 dia na geladeira.

13 – Patê vegano de nozes com azeitonas e alho

Uma das coisas mais interessantes que podemos ver na cozinha é a determinação, afinal com ela podemos ir longe para criar coisas mais incríveis e talvez até mesmo pratos muito mais inovadores antes jamais vistos, Por isso ela é essencial.

E por falar em determinação e foco nada melhor do que dar uma olhadinha nessa receitinha básica e prática bastante fácil e deliciosa de se preparar, onde com bastante foco e determinação tenho certeza que ela só vai se tornar ainda melhor, vamos preparar patê vegano de nozes com azeitonas e alho.

Ingredientes

Essa receita feita no liquidificador é bem descomplicada e rápida, sendo perfeita para quem não gosta de perder muito tempo na cozinha.

  • 1 xícara de nozes
  • 1/4 xícara de azeitonas verdes
  • 2 colheres de sopa de semente de girassol
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho pequenos
  • suco de meio limão
  • sal e pimenta a gosto
  • 1/4 de xícara de água
  • ervas secas de sua preferencia

Depois de tanta praticidade fica comprovado que seu liquidificador tem bastante utilidade na cozinha não fazendo apenas ótimos sucos.

Modo de preparo

Planeje esta receita com antecedência se quiser fazer a versão crudívora, pois as nozes tem que ficar de molho antes de serem utilizadas. Caso você decidir fazer a receita de ultima hora, coloque as nozes de molho em água fervente por mais ou menos uma hora antes de utilizar, escorra e utilize conforme as instruções abaixo.

Comece preparando as nozes. Enxague as nozes em água corrente com o auxilio de uma peneira. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 8 horas.

Passado o tempo de molho, escorra a água das nozes e jogue fora. Coloque a metade das nozes no processador juntamente com as sementes de girassol, as azeitonas, o alho e o limão. Processe tudo adicionando água aos poucos ate obter uma mistura tipo pasta, adicionando água quando for necessário. Adicione o restante das nozes, tempere com sal e pimenta a seu gosto e bata novamente ate conseguir a consistência desejada.

Se você quiser um patê mais lisinho basta processar por mais tempo e processar as nozes todas de uma só vez. Eu separei a metade porque queria um patê mais consistente, mais grosso. Se for utilizar ervas aromáticas, acrescente na ultima etapa do processo, ou então simplesmente misture ao patê sem liquidificar.

Por ultimo acrescente o azeite de oliva apenas misturando rapidamente. Coloque o patê em um recipiente de preferencia de vidro, tampe e conserve geladeira por pelo menos uma hora antes de servir para agregar bem os sabores dos temperos.

14 – Pesto de funcho com nozes

Com certeza o que nunca devemos esquecer na hora de preparar um ótimo prato é a criatividade, afinal com ela podemos bolar pratos cada vez melhores usando apenas uma única receita em comum, a partir da inovação os pratos se tornarão ainda mais atraentes e saborosos.

Então nada melhor do que dar uma olhadinha em como preparar um incrível pesto de funcho com nozes, tenho certeza que você irá adorar preparar e inovar quando quiser adicionar a refeita como acompanhamento de mais algumas refeições!

Ingredientes

Para os pais que estão com os filhos de férias em casa e precisam exercitar a criatividade, temos a receita perfeita.

  • 2 xícaras de folhas de funcho
  • 1/2 xícara de nozes
  • 1/4 xícara de azeite +2 colheres de chá
  • 1 colher de chá de vinagre balsâmico
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

A criançada vai adorar a novidade, além de gastar um pouco de suas energias aproveitando um maravilhoso lanche.

Modo de fazer

No liquidificador ou com um mixer, processe as nozes, as folhas de funcho, o azeite, o vinagre balsâmico e o suco de limão. Combine bem todos os ingredientes, porém, batendo o mínimo possível para preservar um pouco da textura. Experimente e tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Armazene na geladeira, em um pote fechado.

Dica: Além de acompanhar peixe, este pesto fica ótimo em saladas, bruschettas e com o que mais lhe apetecer.

15 – Tapenade de azeitonas com berinjela

Algo que incrível e admirável de se notar durante muitos anos é como a culinária sempre esteve evoluindo se adaptando ao passar do tempo, se tornando cada vez mais elaborada e saborosa além de também ganhando diversos símbolos ao redor do mundo.

E claro o elemento principal para tudo isso com certeza foi a criatividade e é exatamente por isso que hoje daremos uma olhadinha nessa receita bastante prática e criativa de como preparar um tapenade de azeitonas com berinjela! Então sem mais delongas vamos lá.

Ingredientes

Nada como uma sobremesa para deixar a sua refeição ainda mais fabulosa, sendo um excelente acompanhamento.

  • 1 berinjela pequena com casca
  • 1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço (eu usei a recheada com pimenta vermelha, mas isto é opcional)
  • 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço
  • 1 dente de alho picado (pequeno)
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de chá de suco (sumo, caldo) de limão
  • pimenta calabresa a seu gosto (opcional)
  • pimenta preta moída na hora a seu gosto (opcional)
  • 1 colher de sopa de alcaparras
  • 5 nozes picadas (opcional)
  • sal, se necessário

Esse prato com certeza irá trazer a sensação de uma explosão de sabores para quem experimentar, além é claro de deixar a vida mais doce.

Modo de preparo

Comece preparando a berinjela. Lave bem água corrente, mantendo a casca. Corte ao comprimento em fatias de tamanho médio e depois em tirinhas pequenas. A medida que for cortando coloque em um escorredor de macarrão com uma bacia embaixo, e jogue sal nas fatias. Este processo ajuda a tirar o amargo das berinjelas. Você vai notar que vai começar a verter água das berinjelas e escorrer na bacia embaixo do escorredor. Deixe descansar por uns 20 minutos.

Passado este tempo, lave as berinjelas em água corrente, escorra bem a água e seque bem com o auxilio de papel toalha espremendo bem para tirar todo o excesso de água. Quanto mais sequinhas melhor. Coloque as berinjelas em uma assadeira, regue com um pouco de óleo e leve ao forno por 30 minutos. Não é necessário cobrir a assadeira e nem colocar sal. Enquanto isto, prepare o restante dos ingredientes.

Lave bem as alcaparras para retirar o excesso de sal. Deixe escorrer em uma peneira. Pique o alho e as nozes em pedaços bem pequenos. Corte as azeitonas em fatias finas. Coloque as nozes, alho e as azeitonas em um pirex ou tigela, misture e reserve.

Pique as alcaparras em pedaços pequenos e adicione a mistura anterior. Junte o azeite e o suco de limão. Se for usar pimenta calabresa, acrescente no final da receita. Misture bem até conseguir formar uma pasta bem rustica. Reserve. Retire as berinjelas do forno, remova da assadeira e coloque em um prato aberto para esfriar. Misture o restante dos ingredientes. Se quiser pode usar manjericão, salsinha ou tomilho frescos.

Também se preferir, pode processar e transformar tudo em uma pasta. Eu não processei porque gosto de pedaços maiores, e acho lindo o colorido desta receita. Para obter este resultado eu apenas cortei os ingredientes em pedaços pequenos e misturei com uma colher.

O ideal é que seja conservado na geladeira por no mínimo 30 minutos antes de servir. Pode ser feito de véspera, fica bem mais gostoso no outro dia. Dura até 10 dias se conservado em recipiente de vidro hermeticamente fechado na geladeira. Sirva gelada com pão sírio, com pão francês quentinho, torradas…

16 – Pesto crudívoro de beterraba com nozes

Ao passar dos anos muitas refeições acabaram caindo no esquecimento, não é como se elas tivessem desaparecido mais sim apenas melhoraram e se inovaram para se tornarem cada vez melhor, quase que irreconhecível, novo e diferente do que eram antes.

E é por isso que é sempre bom tentar explorar as novas possibilidades e as milhares de coisas que podemos fazer durante a arte da culinária então nada melhor do que dar uma olhadinha nessa receita de pesto crudívoro de beterraba com nozes, com bastante possibilidade de inovação e claro; Muito sabor também!

Ingredientes

Para a receita de hoje escolhemos ingredientes de fácil preparo e que irão deixar a sua refeição ainda mais saborosa.

  • 1 beterraba média crua ralada
  • 1/2 xícara de nozes
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 dente de alho pequeno*
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/3 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast

*A receita original fala em 2 dentes de alho, mas fica muito forte, a menos que você realmente prefira. O Nutritional Yeast é opcional para esta receita, mas se você não tiver, faça sem que fica gostoso igual.

Além de mais saboroso, o prato vai entregar uma nova sensação em seu paladar agradando até os mais exigentes.

Modo de preparo

Eu usei a polpa de beterraba que sobrou do suco que fiz e fiz a receita crudívora para aproveitar o que eu já tinha pronto. Você pode fazer com a beterraba cozida ou assada, ou se quiser fazer como eu fiz, pode processar a beterraba crua cortada em pequenos pedaços. Em um processador ou liquidificador pequeno, processe as nozes, o alho, o suco de limão, o azeite, o sala a pimenta-do-reino e o nutritional yeast se for utilizar.

Adicione a beterraba e processe mais até obter uma massa pasta homogênea. Você também pode adicionar cebolinha picada ou alguma outra erva fresca que gostar. Decore a seu gosto e sirva gelado acompanhando crackers, torradinhas ou legumes frescos. pode também usar para temperar macarrão como a Bárbara fez. Também quero experimentar esta versão.

17 – Cuscuz marroquino festivo com frutas secas

Uma das coisas mais tradicionais que deu origem aos mais diversos pratos e receitas saborosas que hoje temos no nosso cotidiano com certeza é o milho, afinal ele sempre foi um elemento fácil de se inovar e também era uma receita bastante criativa para bolar os mais diferentes pratos.

Justamente por isso que hoje iremos dar uma olhadinha em uma das receitas inovadoras derivado do milho, vamos dar uma olhada em como preparar um incrível, delicioso e prático cuscuz marroquino festivo com frutas secas! Então sem mais enrolações vamos lá!

Ingredientes

Para aqueles que são amantes da cozinha rápida, trouxemos uma receita com ingredientes que você tem em casa.

  • 200 g de cuscuz marroquino instantâneo (couscous)
  • 300 ml de água fervente (opcional)
  • 1 boa pitada de estames de açafrão
  • 75 g de frutas secas (usei figo, damasco e tâmara)
  • 50 g de uva passa branca hidratada em água
  • 1 punhado de nozes
  • 2 colheres de sopa de coentro picado
  • vinagre balsâmico a gosto
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Fazendo essa receita você aproveita aqueles ingredientes que já estão disponíveis sendo ainda uma opção muito ágil.

Modo de fazer

Misture o açafrão à água fervente e despeje sobre o cuscuz para hidratá-lo. Cubra com uma tampa ou plástico filme e reserve por 5 minutos.
Pique as frutas secas e as nozes. Retire a uva passa da água e misture tudo ao cuscuz já hidratado. Tempere a gosto com vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta e finalize com o coentro picado. Sirva em temperatura ambiente.

18 – Farofa de Damascos

Algo que não deve ser deixado de fora na hora de bolar um novo prato com certeza é a criatividade afinal não é apenas o sabor que vai importar mas também como ele irá ser preparado e servido para dar ênfase ao toque de elegância e satisfação com todos os elementos.

Claro, não precisa ser a mais complexa das receitas que existem para se tornar um prato elegante e saboroso, exatamente por isso que Hoje iremos dar uma olhadinha no contrário; vamos aprender uma receita perfeita para você complementar e inovar, como fazer uma farofa de damascos.

Ingredientes

Para hoje preparamos uma receita com ingredientes saudáveis para as crianças, sendo ainda assim apetitosos aos seus olhos.

  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 50ml de suco de laranja
  • 1 xícara de bacon em cubos
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de mandioca crua
  • 1 xícara (chá) de damasco picado
  • 3 colheres (sopa) uvas passas
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Sal a gosto

Essa receita é perfeita para fazer com que as crianças comecem a gostar mais de alimentos saudáveis e os queiram na sua rotina diária.

Modo de preparo

Refogue o bacon na manteiga e junte a cebola. Some o alho, na seqüência os damascos, as passas e as nozes, regue com o suco de laranja e ferva por 2 minutos. Polvilhe o cheiro verde picado e junte a farinha. Por fim, acerte o sal. ]
Delícia!!!

19 – Salada Caprese de Morango

Com certeza uma das coisas que mais complementam a maioria dos pratos ao redor do mundo definitivamente são as frutas que trazem consigo gostos muito peculiares e marcantes como doce, amargo ou azedo. São definitivamente um elemento bastante crucial e notáveis entro da refeição.

Exatamente por isso que devemos ter prática, para assim escolhê-las com cuidado. Por isso hoje vamos praticar com uma receita bastante simples e deliciosa de como preparar uma salada caprese de morango que com certeza você irá adorar na hora de inovar e complementar os seus mais variados pratos!

Ingredientes

Esta receita é perfeita para apimentar o seu encontro romântico com ingredientes tidos como afrodisíacos.

  • Morangos
  • Muçarela de Bufála (uso as bolinhas pequenas cortadas ao meio)
  • Folhinhas de rúcula “baby”
  • Nozes grosseiramente picadas
  • Manjericão fresco
  • Vinagre Balsâmico reduzido
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Após o jantar todo mundo vai querer compartilhar a receita com os amigos, afinal todos merecem um pouco de diversão.

Modo de preparo

Aqui não tem segredo, mas vão algumas dicas: Gosto de grelhar ou assar as nozes por alguns minutos, desligo o fogo assim que começo a sentir aquele aroma típico. Cuidado pra não deixar queimar. Se for preparar com antecedência deixe para picar e misturar o morango o mais próximo da hora de servir. Isso também vale para temperar, essa frutinha é bem sensível e fica feia e ser for cortada e temperada com muita antecedência.

No mais, é só misturar tudo de forma delicada para não machucar os morangos, finalizar com uma pitada de sal e pimenta do reino, um fio de azeite e balsâmico reduzido. Ah, e se você gosta de um bom espumante não esqueça de gelar um para acompanhar essa belezinha

20 – Salada de agrião, figo e presunto cru

Algo que não deve ser deixado de lado definitivamente é a inovação afinal com ela podemos transformar tudo ainda melhor e bem mais marcante do que antes, principalmente um elemento crucial e bem importante também.

E claro uma das formas mais básicas de se inovar dentro de um prato é adicionando uma deliciosa salada por cima, por isso iremos aprender essa inovadora, prática e deliciosa receita de como preparar uma salada de agrião, figo e presunto cru!

Ingredientes

Para aqueles que acham que não conseguem cozinhar, preparamos uma receita com ingredientes fáceis de se utilizar.

  • 1 maço de agrião
  • 2 figos
  • 200 g de presunto cru
  • um punhadinho de nozes
  • 1/2 xícara de azeite
  • 1/2 xícara de vinagre balsâmico
  • 1/2 xícara de geleia de morango (de preferência uma não muito doce)

Depois de seguir esse passo a passo todo mundo vai poder se tornar um mestre cuca e arrasar nos pratos.

Modo de preparo

Pique os figos em fatias. Distribua em pratos as folhas lavadas de agrião (se quiser pode usar outras folhas junto, como alface). Cubra com o figo e fatias de presunto cru. Para o molho: misture muito bem tudo. A quantidade indicada vai dar pra mais que essa salada, é só lembrar que a proporção é de 1/3 de cada ingrediente.

A Rê coloca tudo numa garrafinha de vidro com tampa e chacoalha tudo até que esteja bem misturado. Ela guarda essa garrafa na geladeira com esse molho por até duas semanas e usa nas saladas do dia a dia. Quem quiser pode colocar sal na mistura também. Regue com molho e com nozes destroçadas com a mão. Sirva a seguir.

21 – Salada com figos, nozes, mel e presunto cru crocante

Você sabia que uma das coisas mais interessantes de se ver dentro de um prato é a mistura e combinação criativa de diversos elementos e cores? E claro, uma das formas mais práticas e rápidas de se alcançar isso é com a salada.

Exatamente por isso que hoje iremos dar uma olhadinha nessa receita extremamente criativa e prática de como preparar uma ótima salada com figos, nozes, mel e presunto cru crocante. Então cedo mais enrolações vamos lá!

Ingredientes

Essa receita é perfeita para ser feita no café da manhã com ingredientes moderados e ricos em vitaminas.

  • folhas verdes a gosto (usei alface e agrião)
  • Broto de alfafa a gosto
  • 2 figos maduros, com casca e cortados em 4 pedaços cada
  • 2 fatias de presunto cru
  • 4 nozes descascadas e cortadas ao meio
  • vinagre balsâmico
  • pimenta-do-reino
  • azeite
  • mel
  • sal refinado, sal grosso moído, ou flor de sal

Na sua refeição mais importante do dia esse é um prato excelente pois reúne simplicidade e ainda fornece energia.

Modo de fazer a salada com figos

Aqueça uma frigideira ou uma chapa antiaderente. Em fogo baixo, disponha as fatias de presunto cru. Aguarde dourar o lado de baixo e então vire para dourar o outro. As fatias de presunto cru deverão ficar rígidas. Retire-as da chapa e deixe-as esfriar; elas se tornarão crocantes. Quebre as fatias com as mãos, originando pequenos pedaços, e reserve.

Regue os figos com um pouco de vinagre balsâmico (se estiver usando aquele em spray, basta apertar uma vez em cada banda de figo). Aproveitando a gordura dispensada pelo presunto cru, coloque sobre a chapa, ou frigideira quente, os pedaços de figo. Sem mexer, aguarde dourar embaixo e, só então, coloque a outra superfície no calor. Quando dourar, desligue o fogo e deixe a parte da casca em contato com a chapa. Retire e aguarde esfriar.

Montagem: Em cada prato, disponha uma generosa camada de folhas verdes. Sobre ela, coloque o broto de alfafa e, em meio a ele, acomode os pedaços grelhados e já frios de figo.

Decore com as nozes, salpique sal ou flor de sal, e pimenta-do-reino moída na hora. Regue com mel e azeite e distribua os pedacinho crocantes de presunto cru. Sirva em seguida como entrada, ou, acompanhada de uma bonita fatia de torrada de pão integral com azeite.

22 – Salada crocante de salsão e queijo azul

 

Ingredientes

A indicação de hoje é feita com ingredientes perfeitos para um lanche da tarde, sendo excelente para aquelas tardes chuvosas.

  • 6 talos de salsão
  • 50g de queijo azul (como gorgonzola, roquefort… eu usei uma também recente descoberta: stilton, um queijo azul inglês)
  •  3 nozes picadas grosseiramente
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 colher (sopa) de óleo de pistache
  • 1 colher (sopa) de óleo de nozes
  • 1 colher (chá) de vinagre balsâmico
  • sal e pimenta do reino a gosto

Sabemos que em dias de chuva só queremos um cobertor e a cama, e claro que não pode faltar um lanche para acompanhar.

Modo de preparo

Lave o salsão e pique os talos em pedaços. Se quiser, faça com uma tesoura, já picando diretamente no prato. Dismanche o queijo azul com a mão e misture ao salsão. Faça o molho: Em um pequeno bowl misture a mostarda, os óleos, o vinagre e tempere com um pouco de sal e pimenta. Com um garfo emulsione essa preparação, batendo rapidamente. Misture ao queijo e salsão. Salpique as nozes picadas e sirva.

Sirva com frutas frescas, oleaginosas, melado, calda de frutas, polvilhe canela ou como preferir. Este é o waffle mais crocante e delicioso que eu já experimentei. E com certeza também, o mais simples de fazer. Obrigada pela maravilhosa receita Jaqueline.

23 – Salada de Espinafre, Cebola Roxa em conserva e Nozes

 

Ingredientes

Para hoje temos uma receita com ingredientes perfeitos para ir ao micro-ondas, não perdendo o seu sabor natural.

  • Um maço de espinafre, limpo, somente as folhas
  • 200 Gramas de nozes para conserva de cebola roxa
  • Uma cebola roxa
  • Alguns ramos de tomilho ou alecrim
  • Um dente de alho
  • Alguns grãos de pimenta do reino e/ou mostarda
  • ½  Colher de chá de açúcar
  • ½ Colher de chá de sal
  • ½ Xícara de vinagre branco
  • ½ Xícara de água
  • 2 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • uma pitada de sal e uma pimenta do reino
  • 6 colher de sopa de azeite de oliva

O micro-ondas vai se tornar ainda mais útil no seu dia a dia depois dessa descoberta fantástica e deliciosa.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as nozes em uma assadeira e asse por 10 a 15 minutos, ou até que estejam levemente tostadas.

Prepare as cebolas: Coloque 1 litro de água para ferver numa chaleira. Descasque e fatie a cebola em rodelas e separe elas um pouco com os dedos. Descasque o dente de alho e corte ao meio.

Num vidro ou pote com tampa, misture todos os ingredientes, fora as cebolas. Coloque as rodelas de cebolas em uma peneira sobre a pia e despeje lentamente sobre elas toda a água fervente. Escorra bem.

Adicione as cebolas à conserva, misture bem e leve à geladeira. Elas ficam prontas em 30 minutos, mas melhoram com o tempo.

Faça o vinagrete, Misturando os ingredientes com um garfo. Monte a salada com as folhas de espinafre, as rodelas de cebola roxa e as nozes. Sirva com o vinagrete à parte.

24 – Salada de espinafre com laranja e nozes

 

Ingredientes

Essa receita conta com ingredientes perfeitos para aprimorar aquele almoço em família, com temperos maravilhosos e regionais.

  • 1 xícara de folhas de espinafre orgânico
  • 1/2 xícara de folhas de couve crespa (opcional)
  • 1/4 xícara de tiras de pimentão amarelo e vermelho
  • 1/2 cenoura ralada no ralo grosso
  • 6 tomatinhos cereja cortados ao meio
  • 1 laranja media cortada em fatias
  • 1 punhado de nozes picadas (opcional)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal e pimenta do reino a gosto

Seu tempero vai encantar sua mãe, avó e todos os cozinheiros da sua família, sendo até requisitado em mais encontros familiares.

Modo de preparo

Lave bem as folhas do espinafre, seque com papel toalha e reserve enquanto prepara o restante da receita. Lave e prepare todos os ingredientes listados, disponha em uma saladeira e tempere ao seu gosto com sal, pimenta do reino de preferencia moída na hora e sirva imediatamente. Prepare apenas o que vai consumir, esta salada não pode ser guardada caso sobrar.

25 – Salada de Macarrão Light

 

Ingredientes

Apresentamos a você essa receita com ingredientes que não podem faltar no seu churrasco, que com certeza vai arrasar.

  • 2 xícaras de macarrão integral (qualquer massa curta);
  • ½ xícara de ervilhas frescas;
  • ½ xícara de milho verde;
  • 1 lata de atum light (em água);
  • 1 tomate picado;
  • 1/4 de cebola picada;
  • 2 colheres de sopa de salsinha;
  • 2 colheres de sopa de nozes picadas (opcional mas faz toda diferença).

As comidas do churrasco com certeza irão derreter na boca, além de ficarem prontas com maior rapidez.

Modo de preparo

Em outro recipiente faça um molho com 2 colheres de azeite (usei o Borges com Casquinha de Limão, maravilhoso viu?!), 3 colheres de sopa de creme de ricota (pode ser maionese light), 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon (se não tiver pode ser a comum mesmo). Misture tudo (vai ficar bem espesso) e vá adicionando leite com uma colher de sopa até ficar na consistência desejada (umas 3 colheres é o suficiente). Pode mandar bala no leite, não vai talhar não, acredite.

Misture o creme no restante dos ingredientes, acerte o sal e acrescente pimenta (usei moída na hora: mix de pimenta do reino, branca e vermelha). Rende 4 porções bem servidas de míseras 250 calorias! Não é bom demais?

26 – Salada de pepino com manga

Ingredientes

Essa receita é constituída de ingredientes fluidos perfeitos para serem colocados no seu liquidificador e na geladeira.

  • 1 pepino médio
  • 1/2 abacate grande
  • 1 manga grande
  • sumo de meio limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada (ou coentro)
  • sal do himalaia ou marinho
  • folhas verdes a seu gosto

Essa receita será perfeita para os dias de verão e calor extremo pois bem sabemos que todos adoram uma comida geladinha nesses períodos.

Modo de preparo

Lave todos os ingredientes que vai utilizar. Eu usei salsinha fresca da horta, mas se tivesse coentro teria utilizado porque acho que o coentro dá um toque especial para este tipo de salada. O coentro é um tempero que não é apreciado por muitas pessoas, e eu levei muito tempo para me acostumar com o sabor, mas agora eu adoro uma salada com abacate e coentro.

Corte a manga, o pepino e o abacate em cubinhos e pique a salsinha ou outra erva fresca que for utilizar. Separe uma saladeira para misturar os ingredientes e temperar a salada.

Coloque os ingredientes na saladeira, tempere com uma pitada de sal e um pouco de pimenta do reino se for utilizar.

Esprema o limão na quantidade que desejar. Além de temperar e enriquecer a salada, o limão vai ajudar a manter os legumes frescos, especialmente o abacate que escurece muito rapidamente.

Por último acrescente o azeite de oliva extra virgem misturando delicadamente. Verifique o tempero e se desejar acrescente ervas frescas ou secas ao seu gosto.

Sirva com folhas verdes, como alface ou rúcula. Se quiser fazer desta salada um prato principal, adicione nozes picadas, amêndoas ou castanhas. Também fica deliciosa com sementes como girassol e abóbora. Prepare a quantidade que vai ser consumida, não guarde sobras na geladeira porque não vai ficar boa no outro dia. Sirva gelada e sempre fresca.

27 – Salada de quinoa, couve e romã

 

Ingredientes

Na receita de hoje indicamos um prato com ingredientes que unidos com a batedeira formam uma mistura esplêndida.

  • 1 xícara de quinoa
  • 2 maços de couve
  • 1 romã
  • 1 punhado de nozes
  • azeite
  • sal
  • raspas de limão e um pouquinho do suco (prefiro usar o siciliano nessa receita)

Depois de ir ao forno a sua comida vai ficar maravilhosa e você ainda pode usar a batedeira para incrementar com uma sobremesa.

Modo de preparo

Comece pela quinoa: Lave com água e escorra bem. Numa panela coloque 2 xícaras de água, um pouco de sal e deixe ferver. Adicione a quinoa, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. É um pouco como fazer arroz, ela deve estar no ponto quando a água secar. Desligue o fogo e deixe repousar tampado por cinco minutos. Depois solte-a bem com um garfo e leve à geladeira para resfriar.

Lave a couve e seque-a. Retire o talo no meio das folhas e enrole-as para picar. Pique grosseiramente. Abra a romã e tire todas as sementinhas. Pique grosseiramente as nozes, se preferir, pode fazer isso com as mãos, destroçando-as. Depois que a quinoa estiver geladinha, misture com a couve, romã e nozes, temperando com sal, azeite, suco e raspinhas do limão. Sirva a seguir.

28 – Salada de Rabanete com Abobrinha Grelhada e Cebola Caramelizada

 

Ingredientes

Esta receita possui ingredientes exóticos, perfeito para aquelas pessoas que adoram inovar na cozinha e criar coisas diferentes.

  • 8 a 10 rabanetes cortados em rodelas finas
  • 1/2 cebola cortada em tiras finas
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo
  • 1/2 abobrinha italiana cortada em rodelas
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Algumas nozes levemente torradas para decorar

Além de ativar a sua criatividade e paixão pelo diferente, você ainda poderá tirar vários cliques da refeição para compartilhar com amigos.

Modo de preparo

Aqueça duas colheres de sopa azeite em uma frigideira. Adicione a cebola e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a tampa e cozinhe por uns 20-25 minutos em fogo baixo até que as cebolas adquiram um tom marrom claro, controlando para que não queime. Aumente o fogo e adicione o açúcar. Deixe cozinhar, mexendo até que o líquido quase seque e as cebolas estejam brilhando. Espere esfriar.

29 – Salada de repolho com maçã verde e nozes

 

Ingredientes

A receita de hoje mostra ingredientes que não podem faltar em um dia agradável como um piquenique no parque.

  • 2 xícaras de repolho branco cortado
  • 1 cenoura crua cortada em palitos
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 maçã verde cortada em cubinhos
  • 1/4 de xícara de nozes picadas
  • azeite de oliva na quantidade que desejar
  • sal e pimenta a gosto
  • sumo de 1/2 limão

Além de estar em contato direto com a calmaria da natureza, você ainda poderá se deliciar e satisfazer com uma refeição incrível.

Modo de preparo

Corte o repolho em tiras finas, lave bem e deixe escorrer. Corte a cenoura em pequenos palitos pique a salsa e reserve. Corte a maçã verde em cubinhos conservando a casca e adicione o caldo de limão. Se quiser separe algumas fatias para decorar o prato.

Em um prato grande coloque o repolho bem escorrido, acrescente a cenoura, a salsinha, a maçã picada e as nozes cortadas em pedaços. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, adicione o azeite de oliva e coloque um pouco mais do caldo do limão. Sirva gelada.

30 – Salada de repolho com pera e nozes

Ingredientes

Para os fãs de molhos apontamos essa receita com ingredientes que os deixarão com sabores ainda mais acentuados.

  • 1 xícara de repolho verde picado
  • 1 fatia de pimentão vermelho cortado
  • 1 pera vermelha com casca cortada em quadradinhos
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de salsão picado
  • 1 cenoura pequena cortada em tirinhas
  • 1 punhado de nozes
  • 1 colher de sopa de passas de uva preta (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • suco de limão a gosto
  • sal e pimenta a gosto

Um bom molho com um tempero diferenciado transforma o sabor de uma comida mudando de simples para sofisticado com poucos ingredientes.

Modo de preparo

Comece cortando o repolho, lave e escorra bem. Coloque em uma travessa grande. Adicione o pimentão, a salsinha, o salsão e a cenoura. Reserve. Lave bem a pera porque você vai usar a casca. Caso não conseguir pera orgânica, remova a casca. Seque bem com papel toalha. Corte em quadradinhos. Acrescente o caldo do limão.

Misture ao restante dos ingredientes na travessa. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Acrescente as nozes e as passas de uva. Regue tudo com azeite de oliva. Verifique o sal e esprema mais um pouco de limão em cima. Misture e sirva imediatamente.

31 – Salada de repolho roxo, abacate e rúcula

Ingredientes

Essa receita é para aqueles que adoram fazer refeições temáticas e regionais com ingredientes característicos de diferentes lugares.

  • 1 xícara de repolho roxo cortado
  • 3 fatias de abacaxi cortado em cubinhos
  • 1/4 de xícara de nozes picadas (opcional)
  • 1/2 cenoura pequena fatiada
  • rúcula na quantidade que desejar (ou outra verdura a seu gosto)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 2 colheres de sopa de creme de castanhas (opcional)
  • sal e pimenta a seu gosto
  • caldo de meio limão

Sua refeição vai carregar o sabor de condimentos presentes em diversas culinárias sendo uma mistura pra lá de apetitosa.

Modo de preparo

Corte o repolho em tirinhas finas, lave bem e coloque em um escorredor para eliminar a agua. Lave bem a rúcula e escorra. Corte a cenoura e o abacaxi conforme indicado acima. Pique as nozes.

Depois que tiver tudo pronto, leve os ingredientes a um prato fundo grande e misture. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, esprema o limão e coloque o azeite de oliva.

32 – Salada de repolho roxo com laranja e pistaches

Ingredientes

Para aqueles que adoram uma festa, temos a receita ideal, com ingredientes perfeitos para petiscos e aperitivos mais elaborados.

  • 2 xícaras de repolho roxo fatiado fino
  • 1 laranja cortada em cubinhos
  • 1/4 de xícara de pistaches picados (opcional)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • sal e pimenta a seu gosto
  • caldo de meio limão

Após experimentarem os seus petiscos e aperitivos tenha certeza que nenhum dos convidados vai sair reclamando.

Modo de preparo

Corte o repolho em tirinhas finas, lave bem e coloque em um escorredor para escorrer bem a água. Corte a laranja em pequenos cubinhos, pique os pistaches se for utilizar e corte a cebolinha. Em uma saladeira coloque todos os ingredientes e misture bem temperando com sal, pimenta do reino se desejar, azeite de oliva e limão. Sirva como acompanhamento, ou se quiser servir como refeição principal pode adicionar nozes ou castanhas para aumentar o valor proteico e servir acompanhada de pão quentinho.

33 – Salada rústica com gorgonzola

Ingredientes

A receita de hoje conta com ingredientes que quando fritos causam um verdadeiro êxtase no paladar de quem tiver o prazer de experimentar.

  • 6 folhas grandes de alface lisa
  • 6 folhas grandes de radicchio
  • 1 peça de bacon defumado
  • 2 pães ciabata médios
  • 1 fio de azeite
  • 1 punhado de nozes picadinhas
  • 1 pedaço pequeno de queijo gorgonzola (quantidade a gosto)
  • cebolinha fresca a gosto
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Essa fritura será muito bem vinda acompanhada com algumas bebidas e nas noites de festas e diversão.

Modo de preparo

Rasgue as folhas numa travessa bonita e reserve. Numa frigideira coloque o fio de azeite e frite o bacon picado em cubos não muito finos. Deixe fritar e quando estiverem dourados acrescente o pão ciabata picado em cubos grandes para fazer os croutons. Mexa bem tudo e deixe o pão dourar um pouquinho. Desligue o fogo e misture tudo as folhas.

Misture bem os ingredientes do molho e jogue sobre a salada. Misture tudo com as mãos mesmo e jogue por cima pedacinhos de gorgonzola e as nozes picadinhas. Jogue cebolinha picada para finalizar e sirva.

34 – Massa com gorgonzola e pecãs

 

Ingredientes

Para quem gosta de um bom prato salgado preparamos uma receita com ingredientes excelentes e fáceis de serem adquiridos.

  • 400g de massa curta grano duro (fusilli, penne, etc)
  • 200g de gorgonzola
  • 1/2 xícara (chá) de noz pecã
  • 2 xícaras (chá) de leite integral
  • 200g de creme de leite integral sem o soro
  • 2 dentes de alho amassados ou picados
  • uma pitada de noz moscada
  • tomilho a gosto
  • azeite a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto

Os seus almoços de domingo e lanches da tarde sempre pedem um bom prato salgado na medida.

Modo de preparo

Grelhe as pecãs em uma frigideira, mexa sempre até começar a dourar. Reserve. Em uma panela em fogo baixo misture o leite e o gorgonzola até o queijo começar a derreter. Acrescente o tomilho, pimenta do reino, sal, alho e noz moscada.

Continue misturando até começar a ferver e começar a engrossar. Acrescente o creme de leite, misture e desligue. Reserve. Cozinhe a massa seguindo as instruções e o tempo recomendado na embalagem.

Escorra e misture a massa ao molho em fogo baixo por 2 minutinhos, só para incorporar. Agora é só servir, polvilhando sobre a massa as nozes, um pouco de pimenta do reino moída na hora e um fio de azeite. No som vamos com uma linda canção do Ben Howard que tem cara de friozinho e vinho, como essa massa. Bom apetite!

35 – Espaguete alho e óleo com ervilha, ricota e nozes

 

Ingredientes

A receita de hoje conta com poucos ingredientes práticos mas que ainda assim tem como resultado uma deliciosa sobremesa doce.

  • espaguete (gosto muito do nº 3)
  • ervilhas (em lata ou congelada)
  • ricota ralada grossa
  • nozes
  • azeite de oliva extra virgem
  • alho
  • sal

Essa receita demonstra que para fazer um doce delicioso não é necessário muito trabalho e ingredientes difíceis de serem encontrados.

Modo de preparo

Cozinhe a massa como de costume. Enquanto isso, numa frigideira grande coloque bastante azeite no fundo e alho bem picadinho. Deixe fritar um pouco e junte as ervilhas. Misture e adicione a massa já cozida e escorrida. Acrescente a ricota ralada e sal à gosto. Misture bem e sirva com nozes amassadas grosseiramente.

36 – Farfalhe alho e óleo com nozes

 

Ingredientes

Se você sempre vai no supermercado e se sente perdido com o que comprar, preparamos uma receita com ingredientes que não podem faltar na sua lista do mercado.

  • 500gramas de farfalle
  • 1 punhado de nozes
  • azeite de oliva extra virgem
  • alho picadinho
  • 1 limão siciliano
  • manjericão roxo fresco
  • sal marinho ou flor de sal

Além de auxiliar nas suas compras mensais, essa receita ainda conta com ingredientes baratos e que podem ser encontrados em todos os mercados.

Modo de preparo

Ferva bastante água e cozinhe a massa com 1 fio de óleo. Numa frigideira grande, coloque bastante azeite e alho e deixe refogar. Escorra a massa e jogue na frigideira. Mexa bem e acrecente sal, o quanto baste. Coloque as nozes num saquinho plástico e bata com um socador, para desmanchar. Jogue os farelos sobre a massa e misture bem.

Retire a casca e as sementes do limão siciliano e corte em cubos pequeninos. Junte a massa, misture, deligue o fogo e coloque numa travessa bonita. Salpique as folhas de manjericão por cima e parmesão ralado. Sirva em seguida.

37 – Linguine com Pimentão Vermelho e Nozes Caramelizadas

 

Ingredientes

Para quem está planejando a sua festa de casamento, temos uma receita com ingredientes para fazer pratos deliciosos.

  • 250g de linguine (ou outra massa de sua preferência)
  • 3 pimentões vermelhos
  • 1 dente de alho bem picado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Folhas de manjericão fresco para decorar
  • 1/2 xícara de nozes grosseiramente picadas
  • 3 colheres de sopa de açúcar

As comidas irão cair nas graças dos seus convidados então se organize para colocar um pouco mais na cota de cada um deles.

Modo de preparo

Cozinhe a massa, conforme instruções do fabricante. Higienize os pimentões e seque-os com papel toalha. Disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno a 240ºC, por cerca de 15-20 minutos. Retire do forno e coloque-os em um saco plástico fechado. Deixe esfriando por uns 20 minutos. Após o descanso, retire a pele, as sementes e corte em tiras.

Reserve. Em uma frigideira, coloque o açúcar e assim que o mesmo começar a atingir um tom de caramelo claro, acrescente as nozes e mexa bem, até que as nozes estejam bem envolvidas pelo açúcar. Retire do fogo, disponha em um tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe esfriar.

Finalizando o prato: em uma frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite e refogue o alho por uns 2 minutos, adicione o pimentão e refogue mais um pouquinho, tempere com sal e pimenta a gosto.

Misture os pimentões à massa já cozida e na hora de servir finalize com as nozes caramelizadas e as folhas de manjericão fresco. Se optar por não caramelizar, acrescente as nozes torradas, que também vai ficar muito bom. Sirva acompanhado de queijo parmesão ralado, um bom vinho e divirta-se!!

38 – Macarrão com pesto de beterraba

 

Ingredientes

Para quem gosta de fazer as próprias comidas para aproveitar um dia na praia, temos a receita ideal com petiscos para o dia inteiro.

  • 400g de macarrão da sua preferência
  • 2 beterrabas cozidas ou gratinadas, cortadas em cubinhos
  • ½ xícara de nozes
  • Suco de ½ limão
  • 1 dente de alho*
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/3 colher de chá de pimenta-do-reino
  • Nutritional Yeast (compre aqui)
  • *a receita original fala em 2 dentes, mas fica muito forte, a menos que você realmente prefira.

Seu dia na praia se tornará ainda mais divertido e proveitoso, além de ser mais econômico se você estiver indo com crianças.

Modo de preparo

Em um processador ou liquidificador pequeno, processe as nozes, o alho, o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino. Adicione as beterrabas e processe mais até obter uma massa homogênea. Despeje o molho por cima da massa, misturando como desejar. Adicione cebolinha verde picada e se salpique Nutritional Yeast por cima, se desejar.

Você pode utilizar outras ervas frescas, secas ou temperos que preferir. Enfeite o macarrão a seu gosto, sirva imediatamente acompanhado de uma salada com folhas verdes e legumes coloridos para fazer um lindo contraste e tornar a refeição mais nutritiva.

O molho pesto contém proteínas pela adição das nozes, e se você servir o macarrão com uma salada bem rica em variedades de legumes e verduras frescas, vai ter uma refeição completa. O macarrão ficou lindo demais, e nem precisa dizer que ficou uma delícia. Vale a pena fazer, você vai se surpreender com o resultado desta receita.

39 – Cellentani ao Molho Pesto

 

Ingredientes

Essa receita contém ingredientes que juntos fazem um prato delicioso para um dia na piscina da sua casa com os amigos e família.

  • 200g de Macarrão tipo Cellentani ou outro de sua preferência
  • 1 maço de manjericão (somente as folhas)
  • 50g de queijo parmesão
  • 2 dentes de alho
  • 50g de nozes
  • 1 concha de água quente
  • 5 colheres de azeite extra virgem
  • Sal e pimenta a gosto.

Depois de experimentar o seu prato é bem capaz de todos os seus convidados preferirem ficar na mesa ao invés de pular na piscina.

Modo de preparo

No processador triture as folhas do manjericão, o queijo, as nozes com azeite. Depois acrescente a água e acerte no sal e pimenta. Se você não gostar de nozes pode trocar por amêndoas ou castanha do pará pra ficar bem brasileiro. Faça a massa de acordo com as instruções da embalagem e junte tudo!

40 – pappardelle com molho ligeiro de gorgonzola e nozes

 

Ingredientes

Essa receita possui ingredientes que são perfeitos para quem é convidado para um café da manhã na empresa.

  • 250 g de massa (usei pappardelle)
  • 100 g de gorgonzola
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • um punhado de nozes

Além de alimentar muitas pessoas, o seu prato ainda será muito nutritivo e te garantirá um bom relacionamento com os colegas do trabalho.

Modo de preparo

Coloque para ferver a água para o cozimento da massa. Pique o queijo gorgonzola em pedacinhos. Numa frigideira derreta a manteiga e adicione o queijo. Deixe que ele comece a derreter. Junte o creme de leite e deixe ferver um pouquinho até que o queijo se funda totalmente com o creme. Desligue. Cozinhe a massa, escorra e misture imediatamente o molho.

Com as mãos quebre as nozes por cima e sirva. Eu não costumo colocar sal nessa receita porque pra mim o salgado do queijo já basta, mas se quiser adicionar sal faça-o antes de virar o molho sobre a massa.

As melhores receitas da internet!

Se você gostar de preparar em casa as mais diversas receitas e quer ter as ideias perfeitas para tornar sua mesa muito mais saborosa, fique atento ao Bons de garfo e encontre as melhores receitas da internet em um só lugar.

Leave A Reply

Your email address will not be published.