Veganismo é a prática de evitar o uso de produtos de origem animal para excluir o uso de produtos de origem animal, seja em alimentos ou roupas, na medida do possível e viável. Um seguidor dessa prática é conhecido como vegano.
Como funciona uma dieta vegana?
Os veganos têm uma dieta estritamente vegetariana, ou seja, não comem apenas carne, mas também ovos, leite ou mel, não usam roupas de animais como couro ou peles naturais, nem cremes com ingredientes de origem animal ou que tenham sido testados. em animais, por exemplo.
Você pode perder peso sendo vegano?
Os que se abstêm de consumir produtos de origem animal atribuem, em grande parte, sua decisão à preocupação com o meio ambiente (a produção de carne bovina corresponde a 15% dos poluentes lançados na atmosfera) e com os animais.
1 – Sorvete de chocolate
Que tal um belo sorvete para refrescar nesse calor? Você pode fazer em casa e ficar uma delícia, e não só você, mas toda sua família vai adorar. Uma receita vegana que pode fazer parte da sua rotina de lanches da tarde, não perca tempo e aprenda a fazer o Sorvete de chocolate.
No artigo de hoje você irá presenciar como é feito um belo Sorvete de chocolate, onde mostra cada ingrediente e o seu modo de preparo. Se você seguir as etapas abaixo você irá conseguir fazer um belo sorvete e aprenderá, podendo fazer sempre que quiser.
Ingredientes Sorvete de chocolate:
Hoje iremos apresentar uma receita fácil e prática para um lanche da tarde ou para reuniões com amigos e família.
- Leite de coco concentrado – 2 xícaras (500 ml) –
- Chocolate 70% cacau, sem leite e picado – 3/4 xícara (120 g)
- Açúcar demerara – 2/3 xícara (150 g)
- Óleo de coco derretido – 3 colheres de sopa (45 ml)
- Extrato de baunilha – 1 colher de chá (5 ml)
- Sal – uma pitada (opcional)
Viu como é prática?, além de ter um fácil preparo ainda vai fazer muito sucesso com a criançada e com a galera reunida.
Modo de preparo Sorvete de chocolate:
Em uma panela média coloque o leite de coco, o açúcar, o óleo de coco, o extrato de baunilha e o sal. Mexa bem e leve ao fogo médio até levantar fervura.
Desligue o fogo e adicione o chocolate picado. Mexa bem até todos os pedaços derreterem e incorporar ao líquido.
Coloque a mistura no liquidificador e bata bem até ficar homogêneo, sem nenhum pedacinho de chocolate. Transfira para um recipiente e espere esfriar completamente em temperatura ambiente.
Se você não tiver máquina de sorvete, leve a mistura ao freezer por cerca de 8 horas ou até endurecer. Retire de 1 em 1 hora e misture bem com uma colher. Leve de volta ao freezer e repita o processo até a mistura começar a ficar consistente. Apesar de ser uma etapa chata e trabalhosa, ela é importante para evitar a formação de cristais de gelo e deixar o sorvete cremoso.
Se você tiver máquina de sorvete: coloque a mistura na máquina e siga as instruções do fabricante até obter uma massa consistente e aerada. Transfira para um recipiente e leve ao freezer até endurecer.
Para servir, retire o sorvete do congelador 5 minutos antes para amolecer. Dura em torno de 10 dias congelado.
2 – Picolé de kiwi
No dia de calor, é sempre bom algo refrescante, e com certeza o picolé se torna um grande aliado, capaz de deixar qualquer um feliz. E o Picolé de kiwi pode ser feito em casa e cumprir esses requisitos básicos de refrescar e trazer alegria, não só para você, mas para toda a sua família, especialmente as crianças.
Agora iremos apresentar a receita do Picolé de kiwi e explicar a melhor forma de conseguir completar essa bela receita. Preste atenção no passo a passo abaixo que mostra os ingredientes e o modo de preparo e você poderá desfrutar de um belo picolé.
Ingredientes Picolé de kiwi:
Para a receita de hoje trouxemos um prato que vai dar água na boca só de olhar, deixando todos ansiosos para devorar.
- 1/3 de xícara (de chá) de suco de limão
- 1 xícara (de chá) de água filtrada
- açúcar a gosto – usei cerca de 4 colheres (de sopa)
- folhas manjericão a gosto – usei 6 folhas
- 3 kiwis médios
Depois de devorar esse prato todos só vão querer bis, então prepare a sua cozinha e os ingredientes para fazer novamente.
Modo de preparo Picolé de kiwi:
Corte 3 kiwis médios descascados em rodelas com cerca de 1 cm e coloque duas em cada palito. Para ajudar, você pode usar uma faca afiada antes.
Coloque cada um destes palitos em forminhas para picolés e reserve.
Em um liquidificador coloque o suco de limão, a água, adoce com açúcar a gosto e adicione folhas de manjericão também a gosto. Bata bem e em seguida coloque nas forminhas. (Este suco tem cerca de 320ml)
Leve para o freezer por pelo menos 5 horas antes de servir. Está pronto!
3 – Sorbet de manga
Um sorvete delicioso que é realmente impressionante, e se você preferir pode fazer em casa, para alegrar toda a usa família. A família, incluindo crianças, amigos e visitas, irão adorar também, e será ainda mais legal se for em alguma festividade ou na hora de um lanchinho.
Neste momento iremos mostrar para quem quer a prender a fazer o Sorbet de manga, sendo experiente ou não, todos podemos conseguir. Esse passo a passo é ideal e o final mostrara o belo resultado, tendo paciência e dedicação. A tarde de sobremesas será mais alegre e haverá muitos sorrisos.
Ingredientes Sorbet de manga:
Apresentamos uma comida maravilhosa para deixar todos apaixonados pela beleza e pelo sabor, garantindo satisfação.
- Manga – 2 médias (850 g)
- Água filtrada – 1/2 xícara (125 ml)
- Açúcar demerara – 1/4 xícara (60 g) – opcional
- Sumo de limão – 3 colheres de sopa (45 ml)
- Gengibre descascado e picado – 1 colher de chá (3 g)
Não tenha pena de devorar essa delícia apenas pela sua beleza, pois bem sabemos que na barriga ela tem muito mais contribuição.
Modo de preparo Sorbet de manga:
Em uma panela misture o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até o açúcar dissolver completamente e formar uma calda. Retire do fogo e deixe esfriar.
Descasque a manga e retire a polpa. Transfira para o liquidificador e adicione o sumo de limão, o gengibre e a calda de açúcar (ou a água se não estiver usando o açúcar) em temperatura ambiente. Bata bem até obter um creme liso. Se você não tiver máquina de sorvete:
Coloque a mistura em uma tigela e leve ao congelador. A cada 1 hora, retire do congelador e bata bem com uma colher ou batedor de arame. Repita o procedimento por cerca de 5 vezes, até que a mistura esteja bem consistente. Leve ao congelador por mais 2 horas antes de servir.
Se você tiver uma máquina de sorvete: Coloque a mistura no congelador por cerca de 2 horas até gelar bem. Transfira para a máquina de sorvete e siga as instruções do fabricante até obter uma massa consistente. Transfira para um recipiente e leve ao congelador por mais 2 horas antes de servir.
Para servir, retire o sorbet do congelador por cerca de 5 minutos antes para amolecer. Dura cerca de 1 mês congelado. Nota: se você não quiser usar o açúcar, pule a primeira etapa do preparo e siga o restante normalmente.
4 – Sorvete de milho
Existem muitos tipos de sorvete, muitos gostos, uns mais normais, sendo bem conhecidos e outros mais diferentes, sendo mais difícil de serem conhecidos, mas o Sorvete de milho está entre o meio termo, pois é menos conhecido, mas nem tanto. Deixe seu lanche mais saboroso e aproveite com sua família.
Desta vez o Sorvete de milho tem sua vez, e mostraremos a melhor forma de preparar essa receita em casa. Se dedique e aprenda a fazer essa receita, vai ser mais uma na lista e você irá melhorar cada vez na culinária. Sem perder mais tempo, vamos para a receita!
Ingredientes Sorvete de milho:
Essa receita tem tudo para ser o maior sucesso para aqueles que gostam de refeições mais completas e saudáveis.
- 3 xícaras (de chá) de milho verde cru (cerca de 5 sabugos)
- 3 xícaras (de chá) de leite de coco caseiro (ou 1 vidrinho do industrializado mais 2 partes de água)
- 1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal (ou mais, se preferir)
- 1 pitada de sal (cerca de 1/4 de colher de chá
Depois dessa refeição pra lá de completa e que vai fazer muito bem ao seu corpo não tem como não compartilhar essa maravilha com os amigos.
Modo de preparo Sorvete de milho:
Em um liquidificador, coloque o milho e o leite de coco, e bata bem. Coloque uma peneira sobre uma panela e coe esta mistura.
Adicione o açúcar, uma pitada de sal e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre para não empelotar. Esta mistura vai virar um creme, tipo um mingau, não muito grosso (veja o vídeo).
Espere esfriar e coloque em uma forminha de gelo. Assim que ficar em temperatura ambiente, leve ao freezer até os cubinhos ficarem congelados e duros, o que vai levar cerca de 4 horas.
Retire e espere descongelarem por cerca de 10 ou 15 minutos antes de bater no processador. Bata por cerca de 3 minutos ou até obter um creme uniforme. Está pronto!
5 – Picolé funcional
Que tal preparar um belo picolé para saborear nesse calor, e no lanche com usa família? Você sentirá uma explosão de sabor no momento em que experimentar o Picolé funcional. Quando você aprender a fazer essa receita, você poderá fazer quando quiser.
No artigo de hoje mostraremos mais uma receita que é realmente ideal para saborear no lanche ou em dia de calor, sendo ele uma receita vegana. Na cozinha sempre deve haver criatividade e inovação, e isso é ideal para criar novas receitas belíssimas.
Ingredientes Picolé funcional:
O prato de hoje tem influências de diversas culturas e temperos variados sendo perfeito para quem quer tentar algo novo na cozinha.
- 1 xícara de abacaxi em cubos
- 1/2 xícara de leite de coco
- 1 colher de sopa de coco ralado
- 2 centímetros de gengibre
- Hortelã a gosto
- INGREDIENTES DA COBERTURA DE CACAU
- 1/4 xícara de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou melado
Após se deliciar com esse banquete diferenciado, você com certeza vai querer repetir a dose e testar novos sabores.
Modo de preparo Picolé funcional:
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um líquido homogêneo. Indico colocar uma pitadinha de canela também! Se você for formiguinha, pode adoçar um pouco porque ele não fica docinho, tá?
Espere gelar para preparar a cobertura. Preparo da cobertura: Se seu óleo de coco não estiver líquido, aqueça um pouquinho pra que ele derreta. Misture com os demais ingredientes e mexa até que tudo esteja bem incorporado e homogêneo.
Montagem: Despeje o líquido do picolé nas forminhas e leve ao freezer por aproximadamente 1 hora ou até que esteja bem congelado. Passe a forminha embaixo da água em temperatura ambiente para desenformar com facilidade, tomando cuidado para não molhar os picolés.
Despeje a mistura da cobertura sobre os picolés fazendo o desenho que desejar e leve ao freezer novamente, sobre uma forma ou prato, para terminar de secar.
6 – Picolé de acerola
A receita do Picolé de acerola é ideal para saborear no dia de calor, sempre que quiser, pois seu sabor é incrível e ainda refresca. Uma receita de picolé comum, onde é fácil encontrar esse sabor de picolé, mas desta vez você poderá fazer em casa e preparar da forma que quiser.
Agora iremos apresentar a melhor forma de preparar a receita de Picolé de acerola, e para fazer só precisa ler com atenção os ingredientes abaixo e entender o modo de preparo. Depois de fazer isso é só repetir o que se diz da melhor maneira possível, assim no fim tendo em mãos essa espetacular receita.
ingredientes Picolé de acerola:
Esse lanche é perfeito, pois é feito com sobras das comidas de um almoço de domingo, sendo ótimo para uma segunda preguiçosa.
- Acerola – 2 xícaras (250 g)
- Inhame – 3 médios (200 g)
- Água – 100 ml
- Melado – 2 colheres de sopa (30 ml)
- Goma xantana – 1/4 colher de chá (opcional)
O seu dia mundial da preguiça nunca foi tão bem aproveitado e delicioso antes de você conhecer essa receita.
Modo de preparo Picolé de acerola:
Descasque o inhame e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até ficar macio.
Enquanto o inhame estiver cozinhando, lave as acerolas e retire os cabinhos. Coloque no liquidificador e adicione a água. Bata bem até ficar homogêneo.
Coe o suco com uma peneira e descarte as sementes. Lave o copo do liquidificador e coloque o suco de volta. Adicione o melado, a goma xantana e os pedaços de inhame já cozidos e escorridos.
Bata bem até ficar homogêneo e cremoso. Transfira a mistura para as forminhas de picolé e coloque os palitinhos. Leve ao freezer por cerca de 4 horas, ou até congelar por completo. Desenforme e sirva logo em seguida.
7 – Picolé de coco
Existem muitas receitas de picolé, mas a de coco é uma das mais favoritas das pessoas que gostam de picolé, não é o único sabor que as pessoas gostam, mas está entre os favoritos. Seu sabor é incondicional e espetacular assim podendo alegrar seu lanche da tarde, e para isso é só preparar em casa.
Neste momento a receita de Picolé de coco será apresentada, e iremos introduzir como se deve fazer e a melhor maneira para isso. É uma receita simples, mas ainda precisa de atenção e com certeza essa receita irá ficar na sua lista de boas receitas, podendo ser prepara quando você quiser.
Ingredientes Picolé de coco:
Para auxiliar nas preparações do seu almoço de domingo apresentamos essa receita que com certeza vai acabar rapidinho.
- Leite de coco caseiro ou o pronto para beber da Ducoco
- Gotinhas de stevia
- Coco ralado
- Pauzinho de canela para fazer as vezes do palito
Nos conte se sobrou alguma coisa ou se seu cachorro ficou triste por não ficar nem um pedacinho pra ele experimentar.
Modo de preparo Picolé de coco:
Misture o leite de coco e coco ralado em uma tigelinha, na proporção que gostar. Eu coloco algo em torno de 2 xícaras de leite vegetal para 1/4 a 1/2 xícara de coco ralado. Adoce à seu gosto.
Despeje a mistura em forminhas de picolé. Coloque um pauzinho de canela em cada um, bem ao centro. Leve ao freezer por pelo menos 6 horas antes de consumir.
8 – Picolé de paçoca
Muitos sabores de picolé são amados, mas existem alguns não tão conhecidos que bate de frente com muitos outros sabores. E o Picolé de paçoca é exatamente assim, e muitas pessoas podem adorar essa receita, e com certeza aprenderia a fazer, para alegrar as suas tardes.
Desta vez o Picolé de paçoca tem sua vez, e será apresentado e ensinado da melhor maneira. Dentro da cozinha, você é a pessoa que manda, e lá poderá fazer o que preferir, e com essa percepção você deverá usar a inovação como chave principal para preparar novas receitas.
Ingredientes Picolé de paçoca:
Este prato é para aqueles que não abrem mão de um café da manhã balanceado e delicioso, é ideal para pessoas de todas as idades.
- 2 xícaras (de chá) de leite de amendoim (veja a receita aqui)
- 2 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
- 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
- 2 colheres (de sopa) de amido de milho misturadas em 2 colheres (de sopa) de água
- 300g de paçoca esfarelada (cerca de 1 e 1/2 xícara bem cheias) – usei aquelas tipo tijolinho (não aquela rolha, que tem sal – mas acho que não tem problema usar esta também)
- 1/2 colher (de chá) de emulsificante (para o sorvete de massa)
O dia daqueles que se deleitam com essa primeira refeição será muito mais produtivo, com bastante energia para aproveitar.
Modo de preparo Picolé de paçoca:
Em uma panela, coloque o leite de amendoim, o açúcar, a essência de baunilha, misture e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando começar a ferver, adicione o amido de milho com a água, misture bem até engrossar um pouco e acrescente a paçoca esfarelada. Misture até obter um creme uniforme, desligue e deixe esfriar por pelo menos 2 horas.
Para fazer o picolé: coloque este creme em forminhas e leve ao freezer por 1 hora. Retire, coloque os palitinhos, pois o creme estará mais firme, e volte ao freezer por mais 4 horas. Está pronto!
Para fazer o sorvete de massa: coloque o creme de paçoca em uma vasilha e leve ao freezer por 4 horas ou até estar congelado. Retire, espere descongelar por 10 minutos e quebre em pedaços menores. Coloque estes pedaços em uma batedeira, juntamente com o emulsificante, e bata em velocidade média por cerca de 10 minutos ou até o creme ficar fofinho. Devolva ao pote e leve ao freezer até ficar firme, o que vai levar mais 2 horas. Está pronto!
9 – Picolé de frutas
Aprender a fazer uma receita de picolé é bom, mas e aprender muitas? Com o mesmo modo de preparo? Desta vez é possível! Muitos sabores que você pode escolher fazer, mas todos eles são impressionantes tendo sabores variados e deliciosos.
No artigo de hoje mostraremos a forma ideal para preparar muitas receitas de Picolé de frutas, assim você pode escolher qual fazer e saborear ela. É uma receita fácil para todas as que estão abaixo, tendo o modo de preparo igual para todos.
Ingredientes Picolé de frutas:
Esta receita é indicada para quem é amante das massas e adora completar com molhos saborosos.
Picolé de frutas vermelhas
- 1/2 xícara de chá verde
- 1 morango
- 4 amoras
- 1 punhado de bluberries (mirtilo) – se não encontrar aumente a quantidade de morangos!
- 1 lasca de gengibre
- mel ou xarope de agave a gosto para adoçar
Picolé de frutas amarelas
- 2 fatias de abacaxi
- 1/2 maracujá
- 1/2 cenoura pequena
- 2 colheres de sopa de agua de coco
- mel ou xarope de agave a gosto para adoçar
Picolé de Chocolate
- 1 banana madura congelada ou 1/2 abacate
- 1 colher de sopa de cacau ou chocolate em pó
- 1 colher de sopa de leite de amêndoas – ou outro leite vegetal
- mel ou xarope de agave a gosto para adoçar
Mesmo quem não é apaixonado pelas massas vai querer anotar a receita para reproduzir em casa e se regalar.
Modo de preparo Picolé de frutas:
Todas as receitas têm o mesmo preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em forminhas para picolé. Leve ao freezer por umas 2 – 3 horas.
10 – Sorbet de limão siciliano
Outra receita de Sorbet deliciosa que não pode deixar suas tardes de lanche. Você pode preparar esse sorvete para sua família saborear, ou só para você se quiser saborear sozinho ou sozinha. Essa receita de Sorbet de limão siciliano pode deixar qualquer um com água na boca e pode deixar muitas pessoas alegres.
Agora vamos tentar preparar a receita de Sorbet de limão siciliano, para alegar mais as suas tardes. Se você quiser chamar amigos e seus familiares, para fazer uma festinha, essa receita pode ser ideal para ser preparada, as crianças podem adorar.
Ingredientes Sorbet de limão siciliano:
Se você está precisando de ideias para fazer um jantar romântico inesquecível, temos a indicação certa para a perfeição.
- 1 xícara (de chá) de suco de limão siciliano (cerca de 4 unidades grandes)
- 2 e 1/2 xícaras (de chá) de água filtrada
- 1 xícara (de chá) de açúcar
- Manjericão fresco a gosto (usei 6 folhas)
O seu jantar romântico com certeza será ainda mais apaixonante, e se prepare pois no fim pode rolar até um pedido de casamento.
Modo de preparo Sorbet de limão siciliano:
Em um liquidificador, coloque o suco de limão sem as sementes, a água, o açúcar, as folhas de manjericão e bata por cerca de um minuto. Coloque em uma vasilha e leve ao freezer por cerca de 4 horas.
Enquanto isso, prepare a calda. Em uma panela, coloque os morangos cortados, o suco de laranja e o açúcar, misture e deixe cozinhar até virar uma calda encorpada. Lembre-se de mexer de vez em quando para não queimar. A calda estará no ponto quando os morangos estiverem praticamente derretidos. Coloque em uma vasilha e espere esfriar. Em seguida, tampe e leve à geladeira até a hora de servir.
Passadas as 4 horas, retire a vasilha com o sorbet do freezer, e, com o auxílio de uma faca, corte em pedaços menores pra ficar mais fácil na hora de bater. Bata na batedeira em velocidade média por 3 minutos ou até que fique bem triturado. Coloque na vasilha novamente e leve ao freezer por mais uma hora. Retire e bata novamente por mais 3 minutos. Se possível, repita o processo ao menos mais uma vez.
Coloque no freezer por uma hora antes de servir e cubra com a calda de morango. Está pronto!
11 – Pão de chia Sorbet de limão siciliano:
Existem diversos tipos de pães em todo o mundo, e diversas formas de prepará-los, assim como diversos ingredientes que se modificam. E desta vez iremos aprender a fazer o Pão de chia, que é ideal para quem é vegano, sendo uma receita simples e fácil de preparar.
Neste momento iremos apresentar o Pão de chia e como podemos preparar ele. Sendo ideal para o café da manhã, será fácil preparar ele. Na hora de cozinhar, você deverá possuir uma quando significativa de inovação, para deixar a receita com a sua cara e da forma que você preferir.
Ingredientes Sorbet de limão siciliano:
Para quem adora preparar receitas rápidas no micro-ondas, esse prato vai cair como uma luva de praticidade.
- 250 g de macaxeira (mandioca/aipim) cozida e amassada
- 250 g de polvilho doce ou azedo
- 1/2 colher de sopa de chia
- 1 colher de chá de sal
- 75 ml de azeite
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de sopa de orégano
- Água o quanto baste
Viu só como é fácil? seu micro-ondas vai se tornar o seu melhor amigo naqueles momentos em que a fome aparecer.
Modo de preparo Sorbet de limão siciliano:
Misture os ingredientes secos em um tigela. Adicione o azeite e misture até virar uma farofinha. Junte a macaxeira cozida e comece a trabalhar a massa incorporando todos os ingredientes – é coisa rápida.
Coloque água aos poucos (bem pouco mesmo!) somente até a massa começar a soltar das mãos. Modele as bolinhas e distribua em uma assadeira untada (rende +/- 30). Leve ao forno preaquecido a 200 graus até a casca ficar firme.
12 – Bolo de cenoura vegano
Os bolos são um alimento amado por muitos e que existem vários sabores para ele, com diversos ingredientes. A criatividade de muitas pessoas trouxeram muitas receitas fabulosas hoje em dia, através da inovação. E o Bolo de cenoura vegano passou por isso, e hoje você pode aprender a fazer ele.
Agora vamos falar sobre como preparar essa fabulosa receita de Bolo de cenoura vegano, abaixo possui uma explicação de como você deve fazer para concluir a receita. Uma receita aparentemente simples, mas ainda assim a tenção e a forma correta de preparar deve ser utilizada. Só não esqueça de usar a inovação.
Ingredientes Bolo de cenoura vegano:
Esse delicioso prato feito no forno, vai deixar todos babando trazendo até os vizinhos com o seu cheiro maravilhoso.
- 3 cenouras em pedaços
- suco de 2 laranjas
- 1/2 copo de óleo
- 1 copo de açúcar
- 3 copos de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico
Prepare todos os assentos disponíveis na sua casa pois o que não vai faltar são visitas para experimentar.
Modo de preparo Bolo de cenoura vegano :
No liquidificador bata todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo e o fermento, que devem ser colocados em um recipiente à parte, e misturados com uma colher de pau aos ingredientes já batidos do liquidificador.
Unte uma forma com óleo e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa do bolo que deve estar uniforme. Leve ao forno, preaquecido por aproximadamente 45 minutos
13 – Pão solar
Diversos tipos de pães existem pelo mundo e alguns você nunca deve ter nem ouvido falar, mas isso não significa que não pode ouvir. E hoje essa receita que muitos não conhecem, será introduzida as pessoas que querem preparar. Não é porque é desconhecida que não é saborosa, faça e se delicie com essa bela receita.
Neste momento iremos introduzir o modo de preparo e os ingredientes dessa fabulosa receita, para você preparar a hora que quiser. Preencha sua mesa com essa receita deixando a sua manhã, tarde ou noite mais saborosa e mais incrível. Sem mais enrolações, vamos lá!
Ingredientes Pão solar:
Essa receita feita no liquidificador é bem descomplicada e rápida, sendo perfeita para quem não gosta de perder muito tempo na cozinha.
- Massa de pão
- Barra de chocolate amargo ou meio amargo sem
- leite (preferencialmente os 70% cacau).
- Creme de leite de soja (se não tiver use um leite vegetal em menor quantidade).
- Açúcar a gosto
- Avelã (opcional).
Depois de tanta praticidade fica comprovado que seu liquidificador tem bastante utilidade na cozinha não fazendo apenas ótimos sucos.
Modo de preparo Pão solar:
Pegue um pedaço da massa e abra em formato circular do tamanho de sua forma (que deve ser redonda também). Pegue mais um pedaço da massa e faça a mesma coisa, mas não coloque na forma.
Coloque o chocolate amargo para derreter em banho Maria, quando ele estiver cremoso adicione o creme de leite e adoce (se desejar adicione a avelã em pedacinhos). Misture bem.
Sobre a parte da massa que está aberta na forma passe um pouco do chocolate, sem ir muito até as bordas para não fazer sujeira. Coloque a massa aberta que ficou reservada delicadamente por cima no tabuleiro.
Corte como na foto ao lado… Com cuidado, sem apertar a massa vá torcendo as fatias, pra ficar mais bonito dê duas voltas ao invés de uma só… mas lembre-se de não apertar, seja delicado (a).
Leve ao forno médio, pré-aquecido por aproximadamente 20 min. ou até dourar e assar completamente.
14 – Pão de queijo
Uma receita comum em muitos lugares do Brasil, o Pão de quijo desta vez aparece como uma receita vegana, para que todos possam saborear a deliciosa receita, não importa como feita. Pode ser servida no lanche da tarde, ou a hora que preferir, mas ela também seria uma ótima opção para fazer quando houver uma festinha.
Desta vez a forma de preparar o Pão de queijo será explicado, assim você conseguirá fazê-lo da melhor forma. Uma receita incrível, que merece seu espaço e merece que você prepare para comer com a família e amigos. Sem amis enrolações vamos para a receita!
ingredientes Pão de queijo:
Para os pais que estão com os filhos de férias em casa e precisam exercitar a criatividade, temos a receita perfeita.
- 2 xícaras de polvilho doce
- 1 xícara de polvilho azedo
- 1/3 xícara de óleo
- 2 xícaras de batata salsa amassada (tipo purê)
- 1 xícara de água quente
- sal a gosto
A criançada vai adorar a novidade, além de gastar um pouco de suas energias aproveitando um maravilhoso lanche.
Modo de preparo Pão de queijo:
Cozinhar em água fervente, a batata salsa já descascada. Reservar a água utilizada após a fervura. Amassar as batatas, até a consistência de um purê. Em uma travessa, adicionar o polvilho azedo, o polvilho doce, o óleo, o sal e a água quente da fervura das batatas.
Misturar bem, podendo utilizar as próprias mãos, até virar uma massa uniforme. Acrescentar os temperos que preferir. Pode separar a massa em pedaços e acrescentar temperos diferentes para cada pedaço.
Fazer bolinhas, de preferência pequenas, e coloque em uma assadeira antiaderente com espaço entre uma bolinha e outra, pois quase duplica de tamanho.
Em forno preaquecido a 180°C, colocar seus pães de queijo veganos por aproximadamente 20 minutos, ou quanto achar necessário.
15 – Pão de banana e canela
Cada receita tem sua especialidade, umas em sabor, umas em preparo e outras nos dois, assim como o pão de banana e canela. Você pode preparar pela manhã, para tomar aquele café da manhã fabuloso, ou em horários em que preferir, o que importa é aprender mais uma receita, e cada vez mais dominar a arte da culinária.
Nesse momento vamos introduzir desta vez o Pão de banana e canela, que é uma receita cheia de sabor e possui uma forma fácil de preparar. Abaixo está o passo a passo parar concluir a receita, siga e contemple um belo pão. Vamos para a receita!
Ingredientes Pão de banana e canela:
Nada como uma sobremesa para deixar a sua refeição ainda mais fabulosa, sendo um excelente acompanhamento.
- 2 xícaras e meia de farinha de trigo branca
- 1 colher (chá) de canela
- 4 colheres (sopa) de açúcar demerara
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 pacote de fermento biológico seco
- 2 banana-nanicas médias
- 1 xícara de leite de soja ou outro leite vegetal em temperatura ambiente ou até morninho
Esse prato com certeza irá trazer a sensação de uma explosão de sabores para quem experimentar, além é claro de deixar a vida mais doce.
Modo de preparo Pão de banana e canela:
Em uma bacia grande misture todos ingredientes menos as bananas. Sove bastante até desgrudar das mãos, deixando crescer por 1 hora. Depois, acrescente as bananas, dividindo em 6 pães.
Deixe-os crescer novamente em assadeiras untadas com manteiga. Asse em forno médio, pré-aquecido até que dourem por cima, como nas fotos. Se sobrar muito, corte em fatias e congele. Aí, basta aquecer novamente no forno para ter sempre um pão fresquinho à mão.
16 – Pão ciabatta
Pães que não são tão conhecidos também tem seu valor, sendo muitos deles saborosos e fáceis de preparar. Alguns são até insubstituíveis, e por isso o Pão ciabatta está sendo introduzido, pois ele no café da manhã pode nos entregar uma sensação impressionante.
Agora o Pão ciabatta pode ser preparado, sendo a receita um pouco simples e bem saborosa. Sendo assim, que tal preparar? Se sim, abaixo então os ingredientes e o modo de preparo para seguir, leia com atenção e siga cada passo, e assim terá uma ótima receita em mãos.
Ingredientes Pão ciabatta:
Para a receita de hoje escolhemos ingredientes de fácil preparo e que irão deixar a sua refeição ainda mais saborosa.
- 1 pacote de fermento biológico seco
- 200 g farinha de trigo tipo 1
- 150 ml de água morna
- 50 ml de azeite (pode ser menos)
Além de mais saboroso, o prato vai entregar uma nova sensação em seu paladar agradando até os mais exigentes.
Modo de preparo Pão ciabatta:
Misture a farinha com o sal numa tigela menor. Já numa maior, o fermento com a água morna. Despeje a mistura seca na líquida até que fique uma massa homogênea, mas grudenta. Pegue outra bacia, coloque metade do azeite no fundo e deposite a massa por cima. Deixe-a descansar por 1 hora.
17 – Pão doce recheado
Sempre dá aquela vontade de comer um pão doce, não dá? Se você as vezes se sente assim, que tal fazer um Pão doce recheado em casa? Aqui terá a explicação completa de como conseguir esse feito. Deixa sua família feliz por saborear essa bela receita sem dúvidas é ótimo.
Desta vez você vai aprender a fazer essa incrível receita de Pão doce recheado, que é impressionante. O que basta possuir é inovação para poder introduzir novas receitas diferentes, sempre com sua cara, então você pode modificar essa receita como preferir, pois a cozinha é sua.
Ingredientes Pão doce recheado:
Para aqueles que são amantes da cozinha rápida, trouxemos uma receita com ingredientes que você tem em casa.
- 1 xíc. de água em temperatura ambiente
- 1/3 de açúcar para a massa e um pouco mais para polvilhar
- 30g de fermento biológico fresco
- 1/3 de xíc. de óleo vegetal
- Ingredientes de recheio
- 4 xíc. de farinha de trigo
- 1 maçã grande
- canela em pó a gosto
- Goiabada
Fazendo essa receita você aproveita aqueles ingredientes que já estão disponíveis sendo ainda uma opção muito ágil.
Modo de preparo Pão doce recheado:
Em uma bacia misture a água, açúcar e fermento e em seguida acrescente o óleo. Peneire sobre a bacia 3 xíc. de farinha, misture e só então acrescente a quarta e última xíc. misturando com a mão.
Em uma bancada trabalhe bem a massa até que ela não grude mais na mão, esteja leve e uniforme. Coloque a massa para descansar em uma superfície enfarinhada por no mínimo 1:30h. coberta com um pano limpo.
Separe a massa em pedaços menores ou para fazer igual ao vídeo: Divida ao meio e abra com um rolo a metade da massa e forre com a massa bem grossa um tabuleiro de fundo removível apertando bem as laterais, coloque açúcar, maçã picada e finalize com mais açúcar e canela por cima, deixe descansar 10 min. e leve ao forno por 30 min (potencia média) ou… Abra pequenas partes da massa e recheie com goiabada, deixe crescer em tabuleiro enfarinhado por 10 min. e leve ao forno médio por aproximadamente 20 a 30 min.
18 – Panqueca americana vegana
Se vocês gostam de panqueca, que tal fazer a Panqueca americana vegana? Se você é vegano é uma receita ideal para você. Uma ótima receita para saborear no café da manhã junto com a família ou amigos, sendo muito saborosa e com certeza será ótimo preparar.
Agora vamos lhe apresentar essa ótima receita Panqueca americana vegana, que pode ser insubstituível na hora do café da manhã. Siga as etapas abaixo e faça da maneira correta que você terá essa ótima receita em mãos, e poderá saborear muito dela.
Ingredientes Panqueca americana vegana:
Para hoje preparamos uma receita com ingredientes saudáveis para as crianças, sendo ainda assim apetitosos aos seus olhos.
- 1 e 1/2 xícara (chá) de FARINHA DE TRIGO branca
- 2 colheres (sopa) de AÇÚCAR DEMERARA ou cristal
- 1 pitada de SAL
- 1 xícara (chá) de LEITE DE SOJA
- 2 colheres (sopa) de ÓLEO VEGETAL
- 1 colher (sopa) de VINAGRE BRANCO
- 2 colheres (chá) de FERMENTO QUÍMICO em pó
Essa receita é perfeita para fazer com que as crianças comecem a gostar mais de alimentos saudáveis e os queiram na sua rotina diária.
Modo de preparo Panqueca americana vegana:
Em uma vasilha, peneire a farinha o açúcar e o sal, em seguida misture. Adicione o leite de soja, o óleo, o vinagre, e misture bem, com um fouet ou garfo. Adicione o fermento em pó e misture para se espalhar pela massa.
Em uma frigideira média, coloque um fio de óleo, ou um pouquinho de margarina vegetal, e acrescente uma camada de massa com cerca de 0,5 cm. Deixe fritando, e quando a panqueca ficar bem douradinha, vire para fritar do outro lado.
Repita o processo com o restante da massa. A quantidade de panquecas dependerá do tamanho de sua frigideira. Sirva com o que preferir! Eu usei glucose de milho, leite de coco, rodelas de bananas, fatias de morangos e castanhas!
19 – Smoothie de morango com banana
Uma receita saborosa e muito fácil fazer, por isso pode ser insubstituível, sendo ótimo para o café da manhã ou na hora do lanche. Sua família e especialmente asa crianças irão adorar essa receita. O Smoothie de morango com banana é uma receita vegana que é realmente saborosa.
Neste momento a vez é do Smoothie de morango com banana, que é fácil fazer, e até quem não tem prática na cozinha pode conseguir fazer. Sendo assim, você pode começar a se dar bem com a culinária a partir desse momento, é só preparar dos mais fáceis e depois indo pelos mais complicados. Uma hora você conseguirá ir longe na culinária.
Ingredientes Smoothie de morango com banana:
Esta receita é perfeita para apimentar o seu encontro romântico com ingredientes tidos como afrodisíacos.
- 2 colheres (sopa) de aveia
- 1/2 banana nanica
- 8 Morangos
- 200 ml de Leite vegano
- 1 Colher (sobremesa) de Mel
- 1 Colher rasa (sobremesa) de açúcar
Após o jantar todo mundo vai querer compartilhar a receita com os amigos, afinal todos merecem um pouco de diversão.
Modo de preparo Smoothie de morango com banana:
Lave os morangos. Adicione todos os ingredientes na batedeira até misturar bem, Sirva-se.
20 – Granola caseira
Para quem gosta de granola, essa receita vai ajudar bastante, pois irá fazer em sua própria casa. Você terá que possuir todos os ingredientes que possuem algumas mais complicadas de conseguir, mas você pode conseguir. O modo de preparo é mais simples e por isso é uma receita bem fácil de fazer.
Agora vamos apresentar a melhor forma de preparar a receita de Granola caseira. Será fácil terminar a receita, mas o problema é achar alguns ingredientes, mas dependendo de onde você esteja, será até que fácil. Sem mais enrolações, vamos lá!
Ingredientes Granola caseira:
Para aqueles que acham que não conseguem cozinhar, preparamos uma receita com ingredientes fáceis de se utilizar.
- 2 ½ xícaras (chá) de aveia prensada
- 1 xícara (chá) de castanha de caju e do pará
- 1 xícara (chá) de farelo de trigo
- 2 xícaras (chá) de sementes (gergelim, chia, linhaça)
- 1 xícara (chá) de gérmen de trigo
- 1 colher (café) de canela em pó
- 1 xícara (chá) de mel (glicose de milho)
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de uva passa
- ½ xícara (chá) de lascas coco seco (se encontrar)
- 2 xícaras (chá) de flocos de milho
Depois de seguir esse passo a passo todo mundo vai poder se tornar um mestre cuca e arrasar nos pratos.
Modo de preparo Granola caseira:
Misture tudo numa bacia grande, com exceção da uva passa e das castanhas. Depois, disponha numa assadeira (eu precisei dividir em duas) e coloque para assar em temperatura média até que a aveia fique dourada.
21 – Moqueca de banana
Deixando de lado algumas receitas mais simples e para o café da manhã e lanche. Vamos para uma receita de almoço. A Moqueca de banana, é ideal para um almoço vegano, e sem dúvidas é bem saboroso. Seu almoço será mais feliz e saboroso, é só fazer essa receita.
Agora você irá aprender a fazer a Moqueca de banana e poderá deixar seu almoço mais incrível. Abaixo estão os ingredientes e o modo de preparo para você seguir e conseguir terminar. Sem mais delongas, vamos para a essa receita.
Ingredientes Moqueca de banana:
Essa receita é perfeita para ser feita no café da manhã com ingredientes moderados e ricos em vitaminas.
- 3 bananas da terra cortadas em rodelas de 0,5cm
- 2 tomates frescos picados grosseiramente
- 1 cebola grande picada grosseiramente
- 2 dentes de alho amassados
- 1 lata de tomates sem pele processada com o suco dos tomates até virar um molho de tomate
- 1 pimentão verde pequeno picado grosseiramente
- 1 vidro pequeno de leite de côco
- 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
- Um punhado de salsa, cebolinha e coentro
- Azeite de oliva e/ou dendê
- Sal e pimenta à gosto [para esta receita, prefiro a pimenta calabresa]
Na sua refeição mais importante do dia esse é um prato excelente pois reúne simplicidade e ainda fornece energia.
Modo de preparo Moqueca de banana:
Em uma panela não muito pequena, doure o alho, a cebola, o pimentão e o gengibre ralado em azeite de oliva ou dendê, como preferir.
Quando estiver dourando mas não queimando, acrescente os tomates frescos, o molho de tomate e o leite de côco. Abaixe um pouco o fogo e deixe que os sabores de todos os ingredientes se misturem bem por cerca de 5 minutos.
Enquanto sua moqueca está apurando sabores, aproveite para preparar as bananas. Em uma frigideira, frite as bananas em um pouquinho de azeite de oliva. Salpique as bananas com sal e pimenta. As bananas estarão prontas quando ficarem bem amarelas e com partes douradas. Eu usei uma bistequeira, dessas com frisas, no lugar da frigideira. As bananas ficaram listradinhas.
Acrescente as bananas à moqueca e prove para então temperar à gosto. Assim que estiver com o sabor perfeito, desligue o fogo.
Na hora de servir, coloque a salsinha, cebolinha e coentro por cima. Eu ainda coloquei algumas pimentas biquinho, que amo.
22 – Risoto de alho-poró
Que tal preparar um belo Risoto de alho-poró para o almoço? Sua família e amigos que estarão com você podem adorar, além de você também. Aprenda a fazer essa receita e consiga cada vez mais subir de nível na arte da culinária.
Desta vez vamos apresentar essa ótima receita que é ideal para o almoço, sendo as vezes insubstituível. Só não esqueça que a cozinha lhe pertence e que você pode usar a criatividade e a inovação para conseguir fazer receitas diferentes, não perca tempo e prepare da forma que preferir.
Ingredientes Risoto de alho-poró:
A indicação de hoje é feita com ingredientes perfeitos para um lanche da tarde, sendo excelente para aquelas tardes chuvosas.
- 1 xíc. de arroz integral cru (ou qualquer outro tipo de arroz)
- 1 xíc. de alho-poró picado
- 1 xíc. de creme de castanha
- Óleo vegetal
- Sal a gosto
- Pimenta do reino em pó ou outro tempero a gosto (opcional)
Sabemos que em dias de chuva só queremos um cobertor e a cama, e claro que não pode faltar um lanche para acompanhar.
Modo de preparo Risoto de alho-poró:
Cozinhe o arroz até ficar macio; Quando o arroz estiver quase pronto em uma frigideira, ou numa outra panela, aqueça o óleo e doure o alho-poró picado em pedaços pequenos;
Quando o alho estiver dourado acrescente o creme de castanha, o sal a gosto e a pimenta do reino em pó (opcional) e mexa tudo, deixe por 1 minuto no fogão para que o creme absorva o tempero;
Com o arroz pronto, escorra a água e acrescente o creme e o alho, mexa bem até a mistura ficar homogênea. Deixe no fogo por um tempo para que o arroz absorva o sabor, cuidado para não deixar queimar, então fique de olho.
23 – Torta de batatas com cogumelos
Que tal uma boa torta para preparar para a família? É realmente importante esse envolvimento, e especial. É uma receita vegana que consegue fazer muitas pessoas ficarem com água na boa. Treine fazendo essa receita e suba mais um nível na culinária e tenha mais uma receita em sua lista.
Agora vamos falar da receita de Torta de batatas com cogumelos e mostrar que não é tão difícil de preparar ela. Leia com atenção as instruções e você conseguira realmente saborear essa receita com sua família e amigos. Sem mais enrolações, vamos lá!
Ingredientes Torta de batatas com cogumelos:
Para hoje temos uma receita com ingredientes perfeitos para ir ao micro-ondas, não perdendo o seu sabor natural.
- 1 kg de batatas cozidas em água e sal
- 1 colher de sopa de óleo de coco (ou creme vegetal vegano)
- 1 cebola grande picada
- 1 talo de alho poró picado
- 1 xícara de cogumelos (eu usei shimeji)
- 1 colher de chá de páprica em pó (eu usei a defumada)
- 1 colher de sopa de molho shoyo ou tamari
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada (eu usei a miudinha)
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal para o refogado
- 1/4 xícara de farinha panko para cobrir a torta
- 1 colher de sopa de nutritional yeast (opcional)
- sal e pimenta a gosto
O micro-ondas vai se tornar ainda mais útil no seu dia a dia depois dessa descoberta fantástica e deliciosa.
Modo de preparo Torta de batatas com cogumelos:
Descasque, corte em cubinhos e cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias no ponto de preparar um purê.
24 – Strogonoff de palmito
Quem resiste é um ótimo strogonoff? E existem muitos tipos dessa receita amada por muitos, e uma delas é o Strogonoff de palmito, que é uma receita vegana e pode ser saboreada por muitas pessoas. Seu sabor é marcante e a sua fama é dada por isso, pois é uma receita fabulosa.
Agora iremos lhe apresentar essa receita espetacular de Strogonoff de palmito que é uma receita ótima para o almoço quando se tem visitas, de amigos ou conhecidos ou festividades de família. Prepare essa receita e desfrute desse incrível sabor.
ingredientes Strogonoff de palmito:
Essa receita conta com ingredientes perfeitos para aprimorar aquele almoço em família, com temperos maravilhosos e regionais.
- 1 xícara (de chá) de aveia em flocos finos
- 2 xícaras (de chá) de água filtrada
- 4 dentes de alho bem picados
- 1/2 xícara (de chá) de cebola bem picada
- 300g de palmito picado (um vidro) – usei o pupunha
- 100g de cogumelos champignon fatiados
- 2 xícaras (de chá) de molho de tomate
- 1/2 xícara (de chá) de água
- 2 colheres (de sopa) de mostarda amarela
- 1 xícara (de chá) de salsinha picada
- Sal a gosto
Seu tempero vai encantar sua mãe, avó e todos os cozinheiros da sua família, sendo até requisitado em mais encontros familiares.
Modo de preparo Strogonoff de palmito:
Em um liquidificador, coloque a aveia e a água e deixe de molho por meia hora. Bata por um minuto e em seguida coe. Reserve.
Coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio, e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente o palmito e o champignon, tempere com sal a gosto e refogue rapidamente por alguns minutos. Adicione o molho de tomate, a água, a mostarda e misture.
Corrija o sal, se necessário, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o leite de aveia e misture bem. Adicione a salsinha picada, misture e desligue. Está pronto!
25 – Sushi de frutas
O sushi é uma receita conhecida por muitas pessoas, especialmente na Ásia. E as pessoas já que são inovadoras, elas fizeram a receita de Sushi de frutas, ao invés de peixe, especialmente para os veganos. Uma ótima receita para ser preparada e bem saboreada.
Neste momento falaremos e mostraremos como a receita de Sushi de frutas é ótima e sem dúvidas é especial. Abaixo tem os ingredientes e o modo de preparo para você seguir passo a passo de como preparar. Leia com atenção, assim você terá uma ótima receita para saborear no final.
Ingredientes Sushi de frutas:
Apresentamos a você essa receita com ingredientes que não podem faltar no seu churrasco, que com certeza vai arrasar.
- 1 xíc. de arroz pra sushi
- 1 e 1/2 xíc. de água
- 6 col. de sopa de vinagre de arroz
- 2 col. de sopa de açúcar
- 1 pouquinho de sal
- Frutas (quantas quiser) ou legumes
- Aproximadamente 5 folhas de alga Nori
- Gergelim preto
As comidas do churrasco com certeza irão derreter na boca, além de ficarem prontas com maior rapidez.
Modo de preparo Sushi de frutas:
Lave o arroz, coloque em uma panela pequena com a água. Mexa por 5 min. em fogo alto, depois coloque o fogo no bem baixinho e deixe a panela meio aberta até que a água seque. Prove o arroz de cima, se ele estiver cozido pode desligar o fogo, caso contrário coloque mais um pouquinho de água.
Coloque o arroz em uma bacia. Lave a panela.
Na mesma panela que você fez o arroz, coloque o vinagre de arroz, açúcar e sal. Vai ficar complicado de mexer, por isso, segure no cabo da panela e vá “fazendo o líquido rodar”, dando uma misturada, o fogo pode estar médio, assim que o açúcar e o sal estiverem completamente dissolvidos tire do fogo, fique atento porque não pode deixar ferver.
Derrame o vinagre no arroz e misture.
Pegue a sua esteira de sushi, coloque a alga sem molhá-la ou deixar pingar água, dê uma molhadinha nos seus dedos e com eles coloque o arroz na alga e vá amassando, deixe bem fininha a camada, deixando um espaço de dois dedos sem arroz no final da alga.
Salpique o gergelim, coloque as frutas bem na pontinha da alga (como mostra a foto), segure com os dedos as frutas e comece a enrolar, vá dando apertadinhas pra o sushi ficar firme.
26 – Polenta ao molho bolonhesa
Sem ideias para preparar no almoço? Mesmo que seja quase impossível isso acontecer, a não ser que você esteja cansado ou cansada de fazer repetidamente várias receitas. Aqui você pode preparar essa receita para seu almoço, se estiver sem ideias, pois a Polenta ao molho bolonhesa é espetacular de boa.
No artigo de hoje vamos apresentar mais uma receita vegana e desta vez é a Polenta ao molho bolonhesa, que é uma deliciosa na hora do almoço. Leia com atenção e prepare a sua melhor refeição para o almoço, assim muitos irão lhe agradecer pelo sabor de sua comida.
Ingredientes Polenta ao molho bolonhesa:
Essa receita é constituída de ingredientes fluidos perfeitos para serem colocados no seu liquidificador e na geladeira.
- 2 xícaras (de chá) de fubá
- 2 xícaras (de chá) de água
- 2 dentes de alho grandes picados
- 1/2 xícara (de chá) de creme de cebola (sopa de cebola) – opcional, caso não quiser usar, adicione 1 dente de alho a mais
- 3 xícaras (de chá) de água
- Sal a gosto
- Óleo
Essa receita será perfeita para os dias de verão e calor extremo pois bem sabemos que todos adoram uma comida geladinha nesses períodos.
Modo de preparo Polenta ao molho bolonhesa:
Hidrate a proteína de soja e pique os ingredientes. Eu costumo colocar a proteína de soja em uma vasilha, cubro com o dobro de água em temperatura ambiente e deixo de molho até ficar macia, o que geralmente leva 10 minutos. Escorro, lavo bem (para tirar aquele gosto forte e característico dela) e em seguida espremo muito bem (para não ficar esponjosa).
Prepare o molho. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue os dentes de alho picados até dourar. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Adicione a proteína de soja, tempere com sal a gosto e adicione o pimentão picado. Refogue até a soja ficar levemente dourada, o que vai levar cerca de 5 minutos. Desta forma a proteína de soja ficará mais sequinha, e não borrachuda.
Adicione o molho de tomate, a água e deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o milho e a ervilha e deixe cozinhando por uns 2 minutinhos. Acrescente o cheiro verde picado, regue com azeite a gosto, misture, desligue e reserve. Em uma vasilha, coloque o fubá e a água, mexa e deixe descansando por 10 minutos.
Em uma outra panela, alta de preferência, e em fogo médio, refogue os outros dentes de alho picados até dourar. Acrescente a água, tempere com uma pitada de sal, e acrescente o creme de cebola. Deixe ferver.
Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione a mistura do fubá com a água aos poucos e mexa sempre. Prove o sal e corrija se necessário. Você precisará misturar por cerca de 10 minutos, ou até a polenta estar cremosa e grossa.
Coloque em uma vasilha, cubra com molho e está pronto!
27 – Falafel
Uma ótima receita para se preparar, ainda mais para quem gosta de bolinhos. Sendo consumido em todo o mundo, essa receita é realmente impressionante em sabor, e ainda é uma receita vegana que vamos apresentar hoje. Prepare para a sua família, e desfrute de sabor.
Hoje mostraremos a forma mais importa para preparar um Falafel, e está abaixo. É só ler com atenção e você conseguirá preparar uma bela receita para os seus lanches da tarde, ou outra hoje no seu dia. Sem mais enrolações, vamos preparar!
Ingredientes Falafel:
Na receita de hoje indicamos um prato com ingredientes que unidos com a batedeira formam uma mistura esplêndida.
- 1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru (ou cerca de 2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido)
- 1/2 xícara (de chá) de cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara (de chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
- 1 colher (de chá) de pimenta do reino com cominho
- 1 colher (de chá) de sal
- 2 colheres (de sopa) de azeite
- 1/3 de xícara (de chá) de amido de milho ou farinha de trigo
- Cerca de 2 e 1/2 xícaras (de chá) de óleo para fritar
Depois de ir ao forno a sua comida vai ficar maravilhosa e você ainda pode usar a batedeira para incrementar com uma sobremesa.
Modo de preparo Falafel:
Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico, cubra com 3 xícaras de água e deixe de molho por cerca de 8 horas. Escorra a água e coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, juntamente com 4 xícaras de água. Deixe cozinhando por 20 minutos depois que começar a chiar e escorra. (O grão-de-bico precisa ficar macio, para ser batido e virar uma pasta; se sua panela estiver bem vedada, provavelmente cozinhará em menos tempo, em 10 ou 15 minutos).
Coloque o grão-de-bico cozido e escorrido em um processador e bata até ele ficar bem triturado (veja o vídeo). Coloque esta pasta grossa em uma vasilha e reserve.
Novamente no processador, bata a cebola, o alho, o cheiro verde, a pimenta com o cominho, o sal, o azeite até virar uma pasta uniforme. Misture este tempero com o grão-de-bico e em seguida adicione a farinha de trigo ou amido de milho e misture novamente. Cubra com plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Em uma panela, esquente o óleo. Para ver se ele está no ponto de fritura, jogue um palito de fósforo e quando ele acender, ele estará no ponto.
Passe um fio de óleo nas mãos, modele bolinhas com cerca de 2,5 cm de diâmetro e achate-as levemente. Frite-as de duas em duas até ficarem bem douradinhas. Evite mexer muito para não desmanchar. Coloque os falafel (falaféis?) fritos em um papel toalha para absorver o excesso de óleo. Sirva quente e como preferir!
28 – Lasanha à bolonhesa
Em festa casual, com amigos e familiares, é ótimo preparar essa receita, podemos dizer que não pode faltar. Mas desta vez essa receita é vegana, não tendo carne. Mas é claro é muito saborosa e especial, e muitos irão adorar. Não perca tempo e prepare.
Agora apresentamos uma receita bem conhecida, que é a Lasanha à bolonhesa e um pouco complicada preparar. Assim você precisa prestar muita atenção, para não passar nada. Seja paciente e no final você terá uma receita espetacular em mãos.
Ingredientes Lasanha à bolonhesa:
Esta receita possui ingredientes exóticos, perfeito para aquelas pessoas que adoram inovar na cozinha e criar coisas diferentes.
- 1 Copo americano e meio de farinha de trigo – E mais o quanto baste para abrir a massa.. *
- 1/2 Copo de água levemente amornada ou em temperatura ambiente.
- 1 Col. de chá de sal
- 1 Col. de sopa de óleo vegetal
- *Você precisará enfarinhar a massa para conseguir abrir, então gastará bem mais farinha do que o indicado para a medida de ingredientes.
- Pimenta do reino preta e cominho em pó
- Óleo ou azeite para refogar
- Alho
- Sal
- Cebola roxa
- Pimentão vermelho pequeno
- Pimentão amarelo pequeno
- Molho de tomate
- Proteína vegetal texturizada (carne de soja) já hidratada.
Além de ativar a sua criatividade e paixão pelo diferente, você ainda poderá tirar vários cliques da refeição para compartilhar com amigos.
Modo de preparo Lasanha à bolonhesa:
Misture todos os ingredientes, mas adicione a água aos poucos… Com a parte mais gordinha das suas mãos comece a amassar a sua massa fresca, vamos precisar trabalhar para que o glúten presente na farinha comece a ser ativado para que a massa fique lisa e bem unida…
Use uma bancada firme onde você possa amassar bastante a sua massa, ela não pode estar muito seca e nem muito molhada a ponto de grudar nas mãos, é importante que você não tenha pressa nesse momento, você deve ‘curtir a sua massa’ e trabalhar nela até conseguir que ela fique leve e com uma aparência bonita, minha dica é que você coloque um cd pra tocar antes de começar a fazer a massa e curta o menos 3 músicas diferentes ao trabalhar com a sua massa, pois se considerarmos que em geral as músicas tem uns 3 minutinhos iremos trabalhar quase 10 minutos a massa que já é um tempo muito bom para conseguirmos ativar o glúten e darmos leveza a nossa mistura!
Depois de termos dado o ponto na massa vamos fazer um rolinho com ela para que possamos fatiar pedaços menores e então abri-los, para ter tamanhos iguais parta o rolinho ao meio e depois vá dividindo ao meio cada parte menor.
É preciso ter em mente o tamanho do pirex ou tabuleiro que você usará para fazer a lasanha, pois o legal é colocar um tamanho de massa que cubra um pedaço grande, não todo o pirex, mas que com outros poucos pedaços você consiga cobrir, pois se abrir partes muito pequenas na hora de servir a lasanha irá desmontar, então a minha dica é, faça massas mais largas ou mais compridas para que você só precise ‘remendar’ ao colocar no tabuleiro em um sentido.
Para abrir a massa você precisará de um rolo, mas se você não tiver pode usar uma garrafa de vidro, eu sempre uso quando faço massa na casa de uns amigos meus e depois que se pega a manha de fazer massa abrir com vidro não é tão diferente de abrir com um rolo. Para abrir a massa é preciso passar farinha de trigo na parte da masas que ficará em contato com a bancada e na parte que entrará em contato com o rolo, pois a nossa massa é elástica e sem farinha ela voltará a posição inicial tornando impossível abri-la!
Sempre que abrir um pouco a massa e perceber que ela está ‘voltando’ é hora de passas mais farinha de ambos os lados da massa. Não deixe de enfarinhar a sua massa e deixá-la enfarinhada enquanto aguarda o término da abertura das outras, isso é um passo importante.
O segredo para a massa fresca de lasanha ficar perfeita é que ela não pode ser muito fina para não rasgar ou sumir na lasanha ou no preparo e nem muito grossa a ponto de criar um sabor ‘massudo’ na lasanha.
Então preste atenção a esta dica valiosa: Abra a massa fina, mas não a ponto dela ficar transparente, lembre-se que depois que você a cozinhar ela afinará um pouco, tente abrir um pouquinho mais grossa do que as massas de lasanhas industrializadas e secas.
Depois de abrir todas as massas você deverá seguir com o processo de preparo da lasanha, para isso o seu molho deve estar pronto (a receita do meu molho à bolonhesa de proteína vegetal está mais abaixo caso queira uma sugestão).
Coloque bastante água em uma panela e um fio de azeite ou óleo, leve ao fogo e espere ferver. Enquanto a água está esquentando você deve cobrir o fundo do pirex ou do tabuleiro com molho de tomate e deixar ao lado do pirex o molho à bolonhesa ou o outro molho que você irá usar para a sua lasanha.
Assim que a água ferver você deve colocar uma parte da massa na água e contar aproximadamente de 30 segundos a um minuto, passando isso você pode tirar a massa da água com a ajuda de uma escumadeira… A escumadeira (que é o que usamos para pegar frituras em óleo quente) serve para que a água escorra mas também para facilitar já que é maior que talheres e por isso vai ‘acolher’ melhor a massa e não vai rasgá-la… Tirou da panela?!
Coloque em uma peneira (que você poderá já deixar estrategicamente ao lado da panela… Coloque outra massa na água, lave a massa da peneira com água e coloque no pirex sobre o molho de tomate, faça o mesmo procedimento até cobrir o fundo do seu recipiente com a massa fresca.
A partir deste momento é só repetir o procedimento anterior, mas ao invés de colocar molho de tomate você vai adicionar o molho de sua preferência… Caso queira fazer uma lasanha com um molho branco ou de queijo vegetal coloque azeite no fundo do pirex ao invés de molho de tomate ou uma parte do seu molho.
Lembre-se que a última camada não pode ser de massa, para não colocar nenhum queijo vegetal ou outro produto de difícil acesso para as pessoas que moram em cidades pequenas resolvi fazer a minha última camada colocando o meu molho à bolonhesa com mais molho de tomate que as outras camadas para que ao entrar no forno ele não ressecasse.
A sua lasanha está praticamente pronta ao terminar de ser montada, você deverá levá-la ao forno apenas para finalizar o prato por aproximadamente 15 minutos (em forno pré-aquecido) ou até gratinar se for o caso do seu molho.
Molho: Para fazer basta refogar primeiro o alho e a cebola e então adicionar os pimentões e misturar bem por mais uns 2 minutinhos, adicionar a proteína vegetal e o molho, colocar os temperos e o sal e deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos.
29 – Salpicão
Existem muitos alimentos para serem servidos no almoço, de todas as formas, e por isso sempre fica a dúvida de qual preparar. Mas que tal preparar um Salpicão vegano? Se você gosta de preparar essas receitas, é ainda melhor, porque aprende cada vez mais e saboreia a receita.
Desta vez apresentamos o Salpicão que é uma receita vegana e precisa de atenção, pois é uma receita fabulosa e muitos adoram. Na cozinha você manda, certo? Sendo assim você pode usar sua inovação e fazer a receita da maneira que preferir, para assim ter mais receitas fantásticas.
Ingredientes Salpicão:
A receita de hoje mostra ingredientes que não podem faltar em um dia agradável como um piquenique no parque.
- 1 xícara (de chá) de cenoura ralada
- 1/2 xícara (de chá) de maçã verde picada
- 1/2 xícara (de chá) de milho em conserva
- 1/2 xícara (de chá) de salsão bem picado
- 1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
- 1 xícara (de chá) de cubinhos de batata cozidos
- 1 xícara (de chá) de ervilha
- 1/2 xícara (de chá) de uva passa
- 1 xícara (de chá) de carne de jaca desfiada (opcional – veja como preparar aqui)
- 1/2 xícara (de chá) de maionese vegana (usei esta de alho aqui)
- 1 colher (de sopa) de mostarda
- Suco de meio limão
- 1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
- Sal e pimenta moída a gosto
- Batata palha (opcional)
Além de estar em contato direto com a calmaria da natureza, você ainda poderá se deliciar e satisfazer com uma refeição incrível.
Modo de preparo Salpicão:
Lave e pique os ingredientes conforme a descrição. Também cozinhe os cubinhos de batata em água quente até ficarem macios (basta atravessar uma faca por eles com facilidade). Para preparar o salsão, retirei a casca com uma faca e depois piquei bem.
Em uma vasilha grande, coloque a cenoura ralada, a maçã verde picada, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozidos, a ervilha, a uva passa e, se quiser, acrescente a carne de jaca desfiada.
Adicione a maionese vegana de sua preferência, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem, cubra com um plástico e leve a geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.
Coloque em uma travessa bonita e, se quiser, salpique batata palha por cima. Está pronto!
30 – Salada de macarrão
Ideal para o almoço a Salada de macarrão é uma receita vegana, que pode ser saboreada por todos. Uma receita fabulosa que pode fazer a diferença na hora do almoço. Preencha sua mesa com essa receita incrível e saboreie na hora do almoço com usa família.
Neste momento você irá aprender a preparar essa incrível receita e terá todo o passo a passo que você precisa seguir, assim você terá a receita em suas mãos no final de tudo, podendo saborear como preferir. Sem mais enrolações, vamos aprender a preparar a Salada de macarrão.
Ingredientes Salada de macarrão:
Para os fãs de molhos apontamos essa receita com ingredientes que os deixarão com sabores ainda mais acentuados.
- 1 pacote de macarrão tipo parafuso cozido
- 1 cebola picadinha
- 1 cenoura ralada
- 200 g de peito de peru defumado picado em cubos
- 200 g de mussarela picada em cubos
- 1 tomate picado em cubos
- 1 caixinha de milho e ervilha
- salsinha e manjericão picadinhos a gosto
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- suco de 1/2 limão
- creme de leite vegano
- 5 colheres de maionese
Um bom molho com um tempero diferenciado transforma o sabor de uma comida mudando de simples para sofisticado com poucos ingredientes.
Modo de preparo Salada de macarrão:
Junte tudo em uma tigela grande, misture bem. Deixe gelar por 30 minutos.
31 – Hambúrguer de grão-de-bico
Muitas pessoas adoram Hambúrguer e desta vez essa receita é vegana, podendo ser muito saborosa e especial para muitas pessoas. O Hambúrguer de grão-de-bico pode ser preparado na hora do lanche ou quando preferir, mas você com certeza irá adorar.
Desta vez mostraremos como você deve agir para preparar essa bela receita. Desta forma a hora do lanche será mais feliz e insubstituível. Sendo alguém novo na culinária ou alguém que já conhece, essa receita pode ser feita por todos. Não é uma receita tão difícil de preparar, mas exige atenção e dedicação.
Ingredientes Hambúrguer de grão-de-bico:
Essa receita é para aqueles que adoram fazer refeições temáticas e regionais com ingredientes característicos de diferentes lugares.
- 1 xícara de grão-de-bico
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1/4 de xícara de farinha de trigo
- cheiro verde a gosto
- orégano a gosto
- cominho a gosto
- páprica doce a gosto
- sal a gosto
Sua refeição vai carregar o sabor de condimentos presentes em diversas culinárias sendo uma mistura pra lá de apetitosa.
Modo de preparo Hambúrguer de grão-de-bico:
Coloque o grão-de-bico de molho por 8 horas. Em uma panela de pressão, cozinhe por 10 minutos após pegar pressão. Escorra a água que sobrou e passe o grão-de-bico por um processador ou liquidificador (na função pulsar) até obter uma massinha
Coloque essa massinha em uma vasilha e reserve. Em uma panela aqueça o azeite de oliva e doure a cebola e o alho. Acrescente o alho e a cebola na massa do grão-de-bico juntamente com os temperos, o suco do limão, o sal e a farinha
Misture até obter uma massa modelável e modele seus hambúrgueres. Caso não esteja modelável ainda, acrescente um pouco mais de farinha, mas com cuidado para não secar a massa. Para conservar, você pode congelar os hambúrgueres
32 – Hambúrguer de feijão e quinoa
Existem pelo mundo muitos tipos de Hambúrguer, inclusive no aqui no Brasil , que foram criadas muitas receitas e muitas delas são veganas, onde pessoas veganas podem saborear como preferir. O Hambúrguer de feijão e quinoa é especial e pode ser preparado exclusivamente na hora do lanche.
Agora o Hambúrguer de feijão e quinoa será apresentado e introduzido a melhor forma de prepará-lo. Leia com atenção o passo a passo abaixo e siga a risca tudo. Os ingredientes precisam de uma tenção, pois não pode faltar ou ter algo errado e no modo de preparo precisa seguir cada passo corretamente, pois assim você terá uma ótima receita.
Ingredientes Hambúrguer de feijão e quinoa:
Para aqueles que adoram uma festa, temos a receita ideal, com ingredientes perfeitos para petiscos e aperitivos mais elaborados.
- 1/2 xícara (de chá) de pepino picado
- 1/4 de xícara (de chá) de leite de coco
- 1 colher (de sopa) de suco de limão
- 2 colheres (de chá) de tahine
- 1/4 de colher (de chá) de açúcar
- 1 dente de alho pequeno ralado
- Sal a gosto
- Pimenta moída a gosto
- Modo de preparo
- 2 colheres (de sopa) de quinoa
- 400g de feijão branco cozido (equivale à duas xícaras)
- 1/2 xícara (de chá) de milho cru ( mais ou menos 1 espiga)
- 1/2 xícara (de chá) de panko
- 1 colher (de chá) de sal
- 1 colher (de sopa) de salsinha picada
- 1/2 colher (de chá) de chilli em pó ou paprica picante
- 1/2 colher (de chá) de cominho
- 2 dentes de alho ralados
- 1/2 colher (de chá) de pimenta moída
- 2 colheres (de sopa) de suco de limão
Após experimentarem os seus petiscos e aperitivos tenha certeza que nenhum dos convidados vai sair reclamando.
Modo de preparo Hambúrguer de feijão e quinoa:
Antes de tudo, prepare o molho de pepino. Em uma vasilha, coloque o pepino picado, o leite de coco, o suco de limão, o tahine, o açúcar, o dente de alho pequeno ralado e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem e coloque na geladeira.
Em uma outra vasilha, coloque a quinoa, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. escorra, lave bem e reserve. Ferva 1/2 xícara de água, adicione a quinoa lavada, tampe e abaixe o fogo. Deixe cozinhar até a água secar completamente, o que vai levar cerca de 10 minutos. Coloque a quinoa cozida em uma vasilha e deixe esfriar.
Em um processador ou liquidificador potente, coloque 200g feijão branco (1 xícara) e bata até ficar uniforme. Coloque este purê de feijão junto com a quinoa e adicione 200g (1 xícara) de feijões brancos cozidos, o milho cru, a farinha panko, o sal, a salsinha, o chilli ou páprica, o cominho, os dentes de alho ralados, a pimenta moída, o suco de limão e misture bem.
Divida em 8 partes iguais e modele hambúrgueres pequenos. Coloque em uma assadeira e leve ao freezer até ficarem duros, o que vai levar cerca de meia hora. Aqueça 1 colher sopa azeite e frite os hambúrgueres em frigideira antiaderente até ficarem levemente dourados dos dois lados. Evite mexer muito, para não desmancharem. Sirva com o que preferir, eu usei pão sírio, com alface, tomate e com o molho de pepino. Está pronto!
33 – Cuscuz marroquino
Uma receita nordestina e cheia de amor pelos habitantes de lá, tendo muitas formas de preparos e muitos ingredientes diferentes. Desta vez vamos mostrar como preparar o Cuscuz marroquino em casa. Uma receita vegana que precisa de atenção, pois é muito saborosa.
No artigo de hoje, temos mais uma receita vegana que pode ser incrível quando degustada. Prepare com atenção e suas tardes de almoço será mais impressionantes. Sem mais enrolações, vamos preparar a incrível receita de Cuscuz marroquino.
Ingredientes Cuscuz marroquino:
A receita de hoje conta com ingredientes que quando fritos causam um verdadeiro êxtase no paladar de quem tiver o prazer de experimentar.
- 1 e ½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
- – 300 g de tomate-cereja ou sweetgrape
- – 2 abobrinhas médias
- – 1 cebola grande
- – ¾ de xícara de azeite de oliva (aproximadamente)
- ¼ de xícara (chá) de salsinha picada
- – ¼ de xícara (chá) de hortelã picado
- – Sal e pimenta-do-reino a gosto
Essa fritura será muito bem vinda acompanhada com algumas bebidas e nas noites de festas e diversão.
Modo de preparo Cuscuz marroquino:
Ferva uma xícara e meia de chá de água. Coloque sobre o cuscuz marroquino em uma panela e tampe por cerca de cinco minutos. Depois disso, abra e mexa para soltar os grãos. Reserve.
Corte a cebola e fatias finas, Aqueça uma frigideira com cerca de duas colheres de sopa de azeite e frite a cebola em fogo baixo, até que fique bem morena, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos. Reserve.
Corte as abobrinhas em cubos e salteie em uma frigideira com um pouco de azeite até que dourem. Não coloque todos de uma vez.
Corte os tomates ao meio e coloque na frigideira com um fio de azeite com a parte da semente voltada para baixo. Deixe até que esteja bem dourado. Não coloque todos de uma vez e não mexa para que não desmanchem
Em uma tigela grande, coloque o cuscuz cozido, os legumes preparados, a salsinha e o hortelã picados. Mexa delicadamente até ficar homogêneo, Regue com cerca de três colheres de sopa de azeite, ajuste o sal e a pimenta.
Sirva morno ou frio
34 – Salada israelense
Muitas comidas de outros lugares do mundo são saborosas e precisam de atenção e por isso muitas vieram para o Brasil, pois merecem o seu ligar na culinária, e agora pode pode aprender essas receitas, na verdade por enquanto só a Salada israelense.
Desta vez vamos apresentar a melhor forma de preparar a receita de Salada israelense. Depois de conseguir você conseguirá saborear de uma ótima receita de outro país, como a Salada israelense. Preste atenção no passo a passo e você terá sua receita.
Ingredientes Salada israelense :
Para quem gosta de um bom prato salgado preparamos uma receita com ingredientes excelentes e fáceis de serem adquiridos.
- 1 Pepino pequeno ou metade de um pepino grande
- 1 tomate pequeno
- 1/4 de limão
- Sal e orégano a gosto
Os seus almoços de domingo e lanches da tarde sempre pedem um bom prato salgado na medida.
Modo de preparo Salada israelense:
Lave bem o pepino e o tomate, pique-os em pedacinhos pequenos. Esprema o suco do limão por cima e acrescente sal e orégano a gosto!
35 – Rocambole de lentilha e quinoa
Para o almoço que tal preparar o Rocambole de lentilha e quinoa? Porque é uma receita fantástica e é bastante saboreada pelo mundo. Mas essa receita desta vez é vegana, mas não deixa de ser incrível e ainda é muito saborosa. Não perca tempo e prepare para seu almoço.
Neste momento o Rocambole de lentilha e quinoa será introduzido e será por você preparado, então preste atenção e siga o passo a passo corretamente. Lembre-se que quanto mais receitas você aprende, mas você evolui na culinária. Sem mais delongas, vamos lá!
Ingredientes Rocambole de lentilha e quinoa:
A receita de hoje conta com poucos ingredientes práticos mas que ainda assim tem como resultado uma deliciosa sobremesa doce.
- 1 xícara (de chá) de lentilha crua
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de água
- 2 folhas de louro
- 1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos
- 3 colheres (de sopa) de azeite
- 5 dentes de alho bem picados
- 1 xícara (de chá) de cebola bem picada
- 2 colheres (de sopa) de suco de limão
- 1 colher (de sopa) de orégano desidratado
- 1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)
- 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
- 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
- Sal a gosto
Essa receita demonstra que para fazer um doce delicioso não é necessário muito trabalho e ingredientes difíceis de serem encontrados.
Modo de preparo Rocambole de lentilha e quinoa:
Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar.
Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra lave bem e reserve.
Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente.
Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.
Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).
Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.
Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30cmx20cm e aperte bem, ajeitando as laterais.
Dê 2cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme, e para isso aperte bem.
Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.
Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir. Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.
36 – Creme de milho
Existem vários cremes criados próprios para o almoço. E se você está afim de criar desta vez essa receita, porque não preparar o Creme de milho? Preencha sua mesa com mais sabor e brilho na hora do almoço com essa fabulosa receita.
Vamos falar dos ingredientes e do modo de preparo para você agora, assim sendo explicada a melhor forma de preparar essa receita para você. Na cozinha quem manda é você, e por isso você pode fazer da forma que quiser essa receita, com a sua cara.
Ingredientes Creme de milho:
Se você sempre vai no supermercado e se sente perdido com o que comprar, preparamos uma receita com ingredientes que não podem faltar na sua lista do mercado.
- 4 espigas de milho
- 1 cebola média
- 4 dentes de alho
- Óleo vegetal
- Sal a gosto
Além de auxiliar nas suas compras mensais, essa receita ainda conta com ingredientes baratos e que podem ser encontrados em todos os mercados.
Modo de preparo Creme de milho:
Pique a cebola e o alho em pedaços pequenos; Numa panela aqueça o óleo vegetal e acrescente a cebola e o alho, deixe até dourar.
Com o milho já tirado da espigada coloque na panela com o alho e a cebola já dourados, vá mexendo sem parar por alguns minutos para pegar o sabor do alho e da cebola; Coloque água até cobrir o milho e sal a gosto, deixe cozinhar até estar bem amarelo.
Depois de cozido transfira o milho para o liquidificar com um pouco de água do cozimento e bata até ficar homogêneo, caso as lâminas não estejam triturando o suficiente para ficar cremoso acrescente um pouco mais de água. O que eu fiz ficou mais consistente, mas é só colocar um pouco mais de água e bater novamente, vai do seu gosto.
37 -Peixe vegano
Muitas pessoas criam muitas maneiras para o vegano conseguir se alimentar, sem ser de carne. E criam muitas receitas receitas referentes a isso, como carne vegana e até Peixe vegano. Dê uma chance e faça essa receita para o seu almoço, ou janta, como preferir.
Desta vez vamos mostrar como preparar o Peixe vegano. Como o primeiro passo, você precisa prestar bastante atenção nos ingredientes para não esquecer nada, e em segundo no modo de preparo para não errar cada passo. Sem mais delongas, vamos preparar!
Ingredientes Peixe vegano:
Para quem está planejando a sua festa de casamento, temos uma receita com ingredientes para fazer pratos deliciosos.
- 500g de tofu firme
- 1/4 xíc de shoyu
- 1 dente de alho amassado
- 1 cs de gergelim moído
- 1 cs de gengibre moído
- 1/2 xíc da farinha de sua preferência (usamos de grão de bico + linhaça) + água até ficar cremoso
- Folhas de alga nori suficientes para enrolar o tofu (essencial)
- Óleo de coco suficiente para preencher o fundo da frigideira
As comidas irão cair nas graças dos seus convidados então se organize para colocar um pouco mais na cota de cada um deles.
Modo de preparo Peixe vegano:
Cortar os tofus em formato de filés, com cerca de 1,5 a 2 cm de espessura. Misturar o shoyu, gergelim moído, gengibre, alho e juntar ao tofu. Deixar marinando por pelo menos 15 minutos. Enrolar os filés de tofu na alga nori, passar na farinha com água e fritar no óleo de coco até dourar.
38 – Escondidinho de mandioca com shimeji
Que tal preparar o Escondidinho de mandioca com shimeji para seu almoço, ou janta? É uma receita fabulosa que você pode conhecer. Preencha sua mesa com sabor e dedicação preparando essa receita, deixando sua família de boca aberta.
Hoje iremos lhe mostrar como preparar mais uma receita vegana fabulosa, que você precisa preparar, assim podendo com certeza evoluir na arte da culinária, colocando mais uma receita na sua lista. Sem mais enrolações, vamos para a receita!
Ingredientes Escondidinho de mandioca com shimeji:
Para quem gosta de fazer as próprias comidas para aproveitar um dia na praia, temos a receita ideal com petiscos para o dia inteiro.
- 2 carás grande (ou mandioca/aipim/macaxeira)
- 200g de shimeji (branco ou preto)
- 1 cebola média picada
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 2 colheres de sopa de shoyu
- Sal a gosto
Seu dia na praia se tornará ainda mais divertido e proveitoso, além de ser mais econômico se você estiver indo com crianças.
Modo de preparo Escondidinho de mandioca com shimeji:
Descasque o cará (ou a mandioca) e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Cozinhe até ficar macio;
Enquanto o cará estiver cozinhando, prepare o shimeji. Lave bem os cogumelos em água corrente. Com as mãos separe-os em pedaços menores, reserve;
Aqueça o óleo vegetal em uma panela e adicione a cebola picada, refogue até ficar translúcida;
Adicione o shimeji, o shoyu e misture tudo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando;
Quando o cará estiver cozido, retire da água e amasse com um garfo até virar purê, ou passe por um espremedor. Caso o purê esteja muito seco, adicione um pouco da água do cozimento. Experimente e adicione mais sal se necessário;
Transfira metade do purê para uma assadeira (utilizei uma retangular de 24 x 13 cm) e forre o fundo. Cubra com o refogado de shimeji, e por último, adicione outra camada de purê com o que sobrou; Leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 25 minutos, ou ficar dourado por cima.
39 – Batata ao murro
Mais uma receita que seu nome é diferente e até engraçado, mas não deixa de ser uma receita incrível e saborosa. Para quem gosta de batata essa receita é ideal. Faça essa receita para seu almoço como um complemento, mas com certeza ela vai ter seu valor na mesa.
Que tal preparar essa receita agora? E receber elogios imediato da sua família ou amigos? Na verdade você pode fazer quando quiser, mas é mais ideal para um belo almoço. Siga o passo a passo a risca e no fim de tudo tenha uma ótima receita em mãos, para saborear com sua família.
Ingredientes Batata ao murro:
Essa receita contém ingredientes que juntos fazem um prato delicioso para um dia na piscina da sua casa com os amigos e família.
- Batatas inglesas bem pequenininhas
- Sal e temperos em pó a gosto
- Orégano ou temperos frescos para temperar
- Água o quanto baste para cozinhar
- Azeite ou margarina vegetal para fritar
Depois de experimentar o seu prato é bem capaz de todos os seus convidados preferirem ficar na mesa ao invés de pular na piscina.
Modo de preparo Batata ao murro:
Lave bem suas pequenas batatas e as coloque em uma panela com bastante água e deixe-as cozinhando até que fiquem macias, faça um teste enfiando um garfo nelas a cada 5 minutos após os 10 primeiros min. de cozimento.
Escorra a água de cozimento, jogue um pouco de água corrente sobre as batatas para resfriá-las.
Coloque um pano de prato limpo sobre uma bancada, posicione uma batatinha sobre o pano de prato, dobre o pano de prato sobre a batata e dê um leve ‘murro’ para dar uma esmagadinha na batata (não é para destroçá-la ok!?), desdobre o pano de prato e coloque a batata num prato reservando-a, faça isso com todas as batatas.
Depois de esmurrar as batatas coloque uma quantidade generosa de azeite ou margarina vegetal em uma frigideira (é pra forrar todo o fundo da frigideira), e vá adicionando as batatas uma ao lado da outra, em fogo médio enquanto ‘fritam’ adicione sal, temperos em pó (eu coloquei pimenta, cominho e louro nas minhas), vire as batatas para que doure do outro lado e finalize colocando temperos frescos ou orégano.
Prontinho, é só servir e se quiser você ainda pode colocar um molho por cima das batatas, um queijo vegetal ou pimenta moída na hora!
40 – Hambúrguer de feijão com beterraba
Existem vários tipos de Hambúrguer, e o de hoje é com certeza vegano, e com certeza é saboroso. Prepare na sua própria casa, na hora em que preferir, e para quem você quiser. Preencha sua mesa com essa receita e receba muitos elogios, pois a receita é fantástica.
Na hora de preparar sempre tenha atenção, para que nada possa sair do controle, sempre veja se os ingredientes estão corretos, e siga a risca o modo de preparo. Desta forma o seu Hambúrguer de feijão com beterraba irá ficar fabuloso, e ainda você evoluirá na arte da culinária, aprendendo mais uma receita.
Ingredientes Hambúrguer de feijão com beterraba:
Essa receita possui ingredientes que são perfeitos para quem é convidado para um café da manhã na empresa.
- 2 xícaras de feijão vermelho cozido
- 1 xícara de cebola picada
- 2 colheres de sopa de alho picado
- ½ xícara de beterraba ralada
- ½ xícara de cenoura ralada
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de limão
- Pitada de pimenta caiena
- Sal e azeite a gosto
- ¾ de xícara de fubá
- 1 xícara de castanha-de-caju crua
- 2 colheres de sopa de cúrcuma
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 dente de alho
- 3 colheres de sopa de azeite
- ½ xícara de água
- Sal a gosto
- 1 xícara de cebola roxa fatiada
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- Sal e pimenta a gosto.
Além de alimentar muitas pessoas, o seu prato ainda será muito nutritivo e te garantirá um bom relacionamento com os colegas do trabalho.
Modo de Preparo Hambúrguer de feijão com beterraba:
Hambúrguer: Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a cenoura, a beterraba, o shoyu, o limão, a pimenta caiena e o sal. Processe o feijão com o refogado de vegetais. Acrescente o fubá aos poucos e reserve um pouco para formar. Forme o hambúrguer envolvendo com o restante do fubá. Asse por 10 minutos de cada lado.
Modo de preparo do cheddar: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Modo de preparo: cebola no limão, Misture todos os ingredientes e levar à geladeira.
Saúde e sabor em primeiro lugar!
Se você gostou de lembrar das nossas 40 Receitas veganas fáceis e quer continuar acompanhando as melhores listas e receitas de toda a internet, fique atento ao Bons de Garfo e descubra os melhores sabores em um só lugar.