Os queijos de cabra são muito especiais, eles têm um sabor bem característico e suave, tem uma aceitação maior e é benéfico. No texto de hoje, aprenda um pouco sobre esses queijos de cabra que são antigos e tradicionais.
O que são queijos de cabra?
Os queijos de cabra, ou chèvre, é um queijo feito de leite de cabra. Particularmente diferente dos de leite de ovelha e mais suave em sabor dos de leite de vaca, esses queijos têm características bem interessantes.
Dependendo da raça da cabra e de sua dieta, o sabor do queijo pode mudar e ter mais variedades. As cabras foram, junto das ovelhas, um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem, dessa forma, os queijos de cabra estão entre os primeiros a serem feitos, também ali na região do Oriente Médio.
A Holanda está entre os países com maior produção de leite de cabra da Europa. Mas a França ainda é um dos países que mais produz queijos de cabra.
Benefícios dos queijos de cabra
Naturalmente com pouca gordura e rico em muitos nutrientes, o leite de cabra também é um precioso aliado da saúde. Embora ainda contenha lactose, o queijo de cabra é uma ótima alternativa aos queijos de vaca, pois contém menos gordura.
Abaixo, mais alguns benefícios:
- De mais fácil digestão: devido às proteínas do leite de cabra serem menores, a sua digestão é mais rápida evitando problemas;
- Muito nutritivo: o leite de cabra traz consigo uma quantidade enorme de nutrientes, tais como vitaminas A, D, B1, B2 e B12 e minerais importantes como cálcio, fósforo, magnésio, zinco e iodo;
- Um sabor suave que permite maior aceitação até entre crianças.
Por isso é bom manter esse queijo dentro da nossa dieta.
5 queijos de cabra mais famosos
Vamos agora apresentar 5 queijos de cabra mais famosos, aqueles que provavelmente você conhece e já experimentou, se não, venha conosco, aprender mais.
Queijo Feta
O queijo feta é um dos queijos mais antigos, existe na Grécia há mais 5 mil anos. Tradicionalmente, ele é de leite de ovelha e de cabra.
É um dos queijos brancos mais saudáveis que existe, levemente granulado, ele é resultado do coalho do leite de cabra e de ovelha, maturado por 3 dias e bem leve.
Queijo Buche
O queijo buche é feito a partir de leite e creme de leite de cabra.
Ele é feito em formato cilíndrico, de aspecto cremoso, ele é ideal para pratos quentes.
Queijo Rocamadour
Rocamadour é um queijo de cabra francês feito com leite cru inteiro, de aparência cilíndrica pequena, possui uma crosta branca, marfim ou bege escuro, com listras e levemente aveludado. Ele é feito na cidade de mesmo nome.
Ele é muito cremoso e é ideal servir ele na temperatura ambiente.
Queijo Crottin de Chavignol
Esse queijo é feito com leite de cabra cru, ou seja, não passa pela pasteurização. Ele segue a mesma receita por gerações na região de Sancerre, na França. Basicamente, é o queijo coalho só que de cabra, o processo de coagulação é basicamente o mesmo, porém medidas e temperaturas cada um tem as suas.
Ele uma fina casca branca bem lisa, que pode apresentar bolor ou não, depende da maturação. Seu sabor lembra avelãs e cogumelos. O nome “crottin” significa “buraco”, pois o barro do qual eram feitas as formas de tirar soro do queijo vinham de um buraco perto de um rio.
Queijo Camembert de Chèvre
O queijo Camembert de chèvre é um queijo mole e macio, sua casca revela todo o sabor e aroma do leite de cabra.
O lado cremoso do queijo aparece durante o amadurecimento, deixando o queijo macio e untuoso, com uma bela capa feltrada, com uma textura amanteigada.
Agora que sabe sobre os queijos de cabra, que tal adicionar eles á sua dieta? Não deixe de experimentar e nos contar o que achou.