5 queijos de ovelha mais famosos

0

Os queijos de ovelha são um dos mais saudáveis que existe, pois o leite de ovelha tem menos lactose que o de vaca. Um dos primeiros queijos feitos, os queijos de ovelha são muito suaves no sabor, o que libera espaço para sabores mais proeminentes serem adicionados no queijo. Venha conhecer mais sobre os queijos de ovelha.

O que são queijos de ovelha?

Os queijos de ovelha são queijos feitos com leite de ovelha, já aprendemos que queijos podem ser feitos com qualquer tipo de leite, e o leite de ovelha foi um dos primeiros a serem usados para fazer queijo, data de mais de 5 mil anos, e até hoje vários queijos, principalmente europeus, são de ovelha.

O que são queijos de ovelha?
Ovelhas indo para a ordenha. Fonte/Reprodução: original.

A ordenha da ovelha começa após o nascimento do filhote, pois a ovelha só começa a produzir leite nessa época. Após 3 dias, que pode começar a tirar leite da ovelha, duas vezes por dia (manhã e noite). Uma ovelha de uma raça leiteira costuma dar em média 300 litros de leite por ano.

Benefícios dos queijos de ovelha

Há muitos benefícios dos queijos de ovelha, o principal e mais procurado, é o fato de que os queijos de ovelha tem menos lactose, por tanto, as pessoas com intolerância pode comer sem muito perigo, porém, para quem tem alergia a lactose, ainda não poderá comer desse queijo.

Benefícios dos queijos de ovelha
Pedaços de queijo de ovelha. Fonte/Reprodução: original.

Abaixo, vamos listar os principais benefícios dos queijos de ovelha:

  • Rico em minerais: o cobre, fósforo, potássio, manganês, sódio e zinco;
  • Aumento da imunidade: alguns componentes como o zinco, aumentam a imunidade do corpo;
  • Maior índice de cálcio: o queijo de ovelha tem 50% a mais de cálcio comparado com o queijo de vaca;
  • Maior índice de vitaminas: o queijo de ovelha também tem mais vitaminas que o de vaca, são elas: A, B1, B2, B12, C e Biotina.

São só vantagens quando você opta por comer os queijos de ovelha.

5 queijos de ovelha mais famosos

Agora, vamos falar sobre alguns dos principais queijos de ovelha.

Queijo pecorino

O queijo pecorino é feito na Itália, por isso o nome que significa leite de ovelha.

Queijo pecorino
Banca de queijos pecorinos. Fonte/Reprodução: original.

Ele engloba, na verdade, uma variedade de queijos italianos feitos com leite de ovelha, e dependendo da região, de como é feito e do tempo de maturação ele ganha uma nomenclatura diferente, entre os mais conhecidos, temos 3 deles:

  • Pecorino romano: feito na região de Lazio, ele é de leite cru e sua maturação demora de 8 a 10 meses. Um queijo duro, de sabor picante e que uma peça chega a pesar algo em torno 30 kg.
  • Pecorino sardo: feito na região da Sardenha, este pecorino tem um formato de cilindro, pesa entre 1 a 4 kg.  Tem duas variações: a doce, com toque de nozes e ervas, e a salgada, mais dura e com um toque picante.
  • Pecorino toscano: feito na região da Toscana, ele se assemelha ao sardo no formato e peso, porém tem um tempo menor de maturação e, por isso, é menos duro que os outros dois. É ele que é o toscano crosta nero, um queijo escuro com toque de nozes e caramelo.

O pecorino é um dos queijos de ovelha mais tradicionais da Itália e, consequentemente, um dos mais conhecidos no mundo.

Queijo Labneh

Um dos queijos mais antigos do mundo, ele é cremoso e quase um creme cheese, mas mais azedinho e ideal para comer com pães, pratos doces e salgados. Ele é originário do Sudoeste da Ásia e Oriente Médio, e ainda hoje é um dos mais consumidos por lá.

Queijo Labneh
Tijela de queijo labneh. Fonte/Reprodução: original.

Ele é muito misturado em azeite, mel e frutas, mas consumir ele natural também é ótimo.

Queijo Roquefort

O queijo roquefort é um dos mais famosos queijos franceses, ele é da cidade de Roquefort-sur-Soulzon, em Aveyron.

O queijo azul de ovelha. Fonte/Reprodução: original.

Um dos queijos com bolor dentro, porém, historicamente nunca fez mal para ninguém. Já que em sua produção é injetado fungos do gênero Penicillium, depois ele passa por uma maturação de 3 meses.

Queijo Manchego

Um dos queijos de ovelha mais importante da Europa, feito na região da Mancha, na Espanha, protegido por lei de denominação europeia. Inclusive, harmoniza com os vinhos de lá também.

Queijo Manchego
A peça de queijo manchego. Fonte/Reprodução: original.

Considerado um dos queijos mais antigos, o queijo manchego aparece em várias referências antigas sobre queijos e afins, inclusive, aparece no romance de Don Quixote (1605). O sabor dele é frutado e ligeiramente picante. O queijo manchego é o queijo espanhol mais comercializado para fora da Espanha e mais famoso.

Queijo da Serra da Estrela

Um queijo de origem portuguesa, ele também tem uma denominação protegida, ou seja, só pode ser feito lá. Desde o século XII que é feito, o queijo da serra da estrela é o queijo mais antigo de Portugal. Um dos queijos mais famosos de todo o mundo!

Queijo da Serra da Estrela
O Queijo da Serra da Estrela. Fonte/Reprodução: original.

A fabricação do queijo é feito da mesma forma desde sempre, pois as tradições são passadas através das gerações. O cuidado vem desde o lugar onde as ovelhas pastoreiam até o modo de maturação.

O leite começa a ser coalhado após a adição de sal e flor do cardo. O soro é retirado na prensa e o coalho é salgado de forma manual. O tempo de maturação dura cerca de 60 a 120 dias em câmaras com temperatura e umidade controladas. O peso varia entre 700g e 1,5 kg.

Esses são alguns dos principais queijos de ovelha do mundo, mais conhecidos, se tiver oportunidade de ir à Europa, não perca a chance de experimentar cada um!

Leave A Reply

Your email address will not be published.