5 queijos mineiros deliciosos

1

Os 5 queijos mineiros deliciosos são aqueles que também são os que mais achamos no mercado! Sobre os queijos que mais receberam prêmios, falaremos em outro texto. Aqui, vamos falar de 5 queijos mineiros deliciosos mais populares.

O que são queijos mineiros?

Os queijos mineiros começam sua origem com a vinda dos portugueses ao Brasil, na época, a capitania de Minas Gerais atraia viajantes em busca de ouro.

Os queijos mineiros são aqueles que combinam com um bom café, goiabada e pães em geral, pois eles são feitos baseados em outros produtos mineiros para poder combinar os sabores, além de que, compõe o cafézinho da tarde, uma das principais refeições do dia do mineiro.

O que são queijos mineiros?
Um queijo mineiro. Fonte/Reprodução: original.

Para que esses viajantes conseguissem resistir longas jornadas, precisavam de alimentos que durassem mais tempo de viagem, e com uma receita portuguesa de queijo coalhado, se criou o tão famoso queijo Minas, e daí suas variações maravilhosas. É dessa época também o arroz carreteiro.

Variedade dos queijos mineiros

Os queijos mineiros são referência internacional e estão sempre entre os mais premiados, ganhando até dos queijos franceses e suíços.

Além dos queridinhos queijo minas tradicional e o frescal, temos também os meia cura, queijo do serro, queijo coalho e muitos outros, que têm suas diferenças marcadas por diferentes tipos de produção, como tempo de maturação, acidez, leveza, etc.

5 queijos mineiros deliciosos

Os queijos mineiros deliciosos que falaremos abaixo são aqueles que tem algum tipo de conhecimento pelo Brasil afora, aqueles que tem a marca mineira forjada em sua alma. São dos queijos brasileiros, alguns dos mais deliciosos!

Queijo Minas Frescal

O tradicional queijo minas, o mais próximo de um queijo fresco que podemos comprar, tem um paladar suave, mesmo industrializado, parece que foi feito na hora por seu aspecto “fresco”.

É um excelente queijo para se comer com goiabada.

Queijo Minas Tradicional

O queijo minas tradicional tem a mesma base do frescal, porém a diferença é seu tempo de maturação, sendo prolongado, dando ao queijo uma casquinha amarelada e um pouco dura. Seu sabor se torna levemente mais ácido e marcante.

Queijo Minas Meia Cura

O queijo minas meia cura é o meio termo entre o frescal e o tradicional, É um pouco mais macio que o tradicional, e de teor de gordura maior.

Queijo do Serro

Mais um tipo de receita de queijo trazido pelos portugueses e bem recebida por Minas, seu tipo mais conhecido é o pingo, nome dado.

Queijo do Serro
Queijo ao lado de uma xícara de café. Fonte/Reprodução: original.

É retirado diariamente uma pequena produção para coalhar o próximo leite a ser retirado.

Queijo Coalho

O queijo coalho é um bem popular nos nossos churrasquinhos, feito com a adição de coalho ou enzimas coagulantes, para auxiliar a formação da sua textura mais “borrachuda” para aguentar ser assado ou frito. A diferença do queijo coalho mineiro para o nordestino é que no nordeste ele passa por uma maturação de 1 ou 2 dias.

Agora que conhece mais sobre os queijos mineiros, que tal visitar esse estado que é um dos mais lindos e deliciosos de todo o Brasil? Faça a viagem valer á pena!

Show Comments (1)