7 dicas de manteigas saborizadas

0

As dicas de manteigas saborizadas são ideais se você quer dar um toque diferenciado nas suas preparações. Pode ser pouca coisa, mas você vai perceber que vai fazer uma diferença gostosa. Aprenda aqui 7 dias de manteigas saborizadas.

O que são manteigas saborizadas?

As manteigas saborizadas são aquelas quando que são adicionados sabores nelas, em geral, ervas secas ou outros produtos que não soltam óleo. Elas são usadas de várias formas, e sempre pensando em adicionar sabor sem cobrir outro sabor na preparação.

O que são manteigas saborizadas?
Algumas manteigas saborizadas. Fonte/Reprodução: original.

Os modos de usar mais comuns são:

A imaginação pode ir longe e você pode usar de toda que quiser, mas lembre-se de que o sabor do que for colocado nas manteigas saborizadas não deve ser maior que o sabor da preparação em si, por isso, consideremos elas como uma espécie de tempero.

7 dicas de manteigas saborizadas

Agora vamos às dicas de manteigas saborizadas, é ideal que tenha aquelas forma de gelo mais comuns, porque ali você poderá colocar porções individuais, mas pode colocar em um pote e ir tirando gradualmente. Com exceção da manteiga clarificada, todas as outras dicas podem ser usadas com margarina também.

Manteiga clarificada

A manteiga clarificada que é caríssima no mercado, você pode ter na sua casa. É uma técnica muito usada na cozinha profissional: ela tem um sabor muito mais marcante e demora mais a queimar, o que a torna ideal para regar um bife de carne na hora de assar ele na frigideira.

Manteiga clarificada
Um pote com manteiga clarificada. Fonte/Reprodução: original.

Para fazer, é bem simples, mas exige total atenção porque ela fica pronta de forma rápida. Para fazer, siga os passos abaixo:

  1. Primeiro, pode usar qualquer quantidade manteiga.
  2. Coloque essa quantidade em uma panela de fundo grosso.
  3. Acenda o fogo baixo e espere a manteiga derreter, uma espuma branca vai subir e ela deve ser retirar com o auxílio de uma espumadeira.
  4. No fundo, vai ter alguns resíduos ainda do leite, então passa a manteiga por um pano, como um pano de prato limpo. 
  5. Está pronta sua manteiga clarificada sem lactose.

A manteiga clarificada pode ser a base para as outras manteigas saborizadas á seguir. A duração dessa manteiga é bem maior que a normal, além de demorar mais para queimar. 

Manteiga com orégano

Um dos preparos mais simples, apenas misture a manteiga em temperatura ambiente com orégano na proporção: 150g de manteiga para 15 de orégano (1 colher de chá).

Manteiga de alho

Nessa manteiga, o alho deve ser bem picadinho ou ralado, na proporção: 150g de manteiga para 2 dentes de alho, e 1 pitada de sal. Essa é ideal para colocar em um pão de alho.

Manteiga de bacon

Para essa manteiga, o bacon deve ser bem tostado e bem seco, para melhor uso, deve-se deixar ele secando no papel-toalha por pelo menos 2 horas. Então acrescente ele gradualmente até onde você ver que fica bom, o normal é 150g de manteiga para 50g de bacon já tostado e seco.

Manteiga com sálvia

Essa manteiga combina muito bem purê de batata doce, a sálvia tem um sabor cítrico e lembra um pouco hortelã.

Manteiga com sálvia
Um cilindro de manteiga com sálvia. Fonte/Reprodução: original.

Essa manteiga é ótima, mas é bom não exagerar na sálvia, o jeito de adicionar ela é na manteiga derretida e depois passar para um pote e reservar na geladeira.

Manteiga de ervas finas

As ervas finas são um conjunto de ervas secas, as quais são: endro/drill, estragão, cebolinha, sálvia, tomilho, orégano, manjerona, salsa, louro e manjericão. Elas vão muito bem com peixes e frutos mar, então uma manteiga de ervas finas para refogar ou jogar por cima, fica muito bom.

Manteiga de tomate seco

O tomate seco segue o mesmo procedimento da sálvia, você deve picar ele e juntar na manteiga derretida e depois pôr em um pote e armazenar na geladeira. Combina bastante com pães de hambúrguer antes de pôr para selar.

Essas manteigas saborizadas são uma perfeição para adicionar sabor á vários pratos, use com moderação, ou não.

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

  • Lentilha: o que fazer com ela e 7 benefícios
    A lentilha é aquela comida que a maioria das pessoas só come, ou cozinha, na ceia de ano novo. Ela sempre está lá, mas poucas pessoas conseguem comer ela. Saiba aqui o que fazer com o que sobrou da lentilha da ceia. O que é a lentilha? A lentilha é uma leguminosa, que faz muito […]
  • 10 sobremesas rápidas para a ceia de ano novo
    As sobremesas rápidas são aquelas que não demoram horas e horas na geladeira para firmar, não estou tirando o valor delas, mas como todo bom brasileiro, às vezes deixamos para cima da hora algumas coisas, e uma sobremesa fica pronta em 2 horas. Como podemos fazer sobremesas rápidas? Uma das características básicas de uma sobremesa […]
  • 5 alimentos que não podem ir na air fryer
    Há alguns alimentos que não podem ir na air fryer por vários motivos, inclusive, estão nos manuais que acompanham sua air fryer. Contudo, muitos se acham espertos e burlam as regras diminuindo a vida útil da air fryer. Vem com a gente saber bem porque esses alimentos não podem ir na air fryer. O que […]
  • Castanha do Pará: a castanha do Brasil
    A castanha do Pará é especial porque ela representa o Brasil no mundo afora, ao lado da castanha de caju, ela tem todo um sabor único e é muito interessante. Venha conhecer mais sobre essa delícia. Origem da Castanha do Pará A castanheira-do-pará, que é a árvore da castanha do pará, é encontrada na região […]
  • Nozes: a oleaginosa favorita do norte
    As nozes são oleaginosas que não dão vontade de comer, tem uma casca dura por fora e ela é bem ácida às vezes. Mas se bem feita, pode se tornar deliciosa, principalmente em doces como brownies e tortas. Venha aprender mais sobre essa delícia! Origem das nozes A noz é um fruto da nogueira, árvore […]
  • 5 dicas de como reaproveitar a ceia de natal
    Reaproveitar a ceia de natal é uma coisa maravilhosa, porque você deu duro na cozinha para agradar todo mundo que veio se empanturrar na sua casa, mas agora é sua vez de aproveitar aquelas sobras e restos dos pratos, como o peru e as várias outras coisas. Venha aprender 5 dicas de como reaproveitar a […]

Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

Leave A Reply

Your email address will not be published.