Alguns filmes sobre cozinha são uma inteira satisfação de ver, não apenas para cozinheiros, mas para quem gostar de filmes que mostram uma paixão que há na cozinha, pois atrás de todo bom cozinheiro, bate um coração apaixonado pela cozinha. Venha conhecer 7 filmes sobre cozinha maravilhosos!
O que são filmes sobre cozinha?
Os filmes sobre cozinha são aqueles que não mostram receitas, não são aulas, mas tem uma história romantizada sobre a cozinha em si, porém mostrando uma parte sobre a vida de um cozinheiro ou chef de cozinha, como a pessoa se dá nesse mundo da gastronomia muitas vezes cruel.
Por mais que seja uma visão romantizada, ainda mostra grande parte do que é trabalhar em uma cozinha, a pressão que é enfrentar a crítica de todos que se julgam melhores e como se enfrentam as cobras que existem em uma cozinha, pois nem todos são seus amigos, na verdade, a maioria quer ver você se lascar.
No final, assim como na vida, muitas vezes no final tudo se arruma, tudo se ajeita.
7 filmes sobre cozinha maravilhosos
Agora vamos à lista dos 7 filmes sobre cozinha maravilhosos que selecionamos e temos a certeza que vocês vão amar!
Ratatuille (2007)
Em primeiro lugar, um dos filmes sobre cozinha prediletos deste que vos escreve, além de estar na minha lista de melhores filmes da vida. Ratatouille é uma animação da Disney Pixar dirigido pelo incrível Brad Bird. Além de ter ganhado o Oscar de Melhor Animação de 2008, esse filme arrecadou 600 milhões nas bilheterias.
O filme conta a história de Remi, um rato (isso mesmo!) que mora na França, Remi é muito inteligente, tem o olfato e paladar perfeitos e por isso, descobre que é ama comer comida boa e cozinhar. Ele foi inspirado por um chef chamado Augusto Gusteau, que tinha um programa na TV. Contudo, após a morte desse chef, a vida de Remi começa a mudar.
Para resumir, ele acaba indo para Paris, onde conhece Linguini, um humano atrapalhado, que arranja emprego no restaurante do Gusteau. Lá, Remi controla Linguini escondido no cabelo dele, mas depois eles brigam e começa uma nova descoberta da amizade. Remi se descobre como um grande chef de cozinha e acaba tendo seu próprio restaurante no final.
O filme é belíssimo, além de contar como é uma cozinha, ele mostra todo o amor que Remi sente pela comida e pela cozinha, cada detalhe, cada mínimo detalhe, é amado e assim respeitado. Para resumir, abaixo tem uma citação do crítico gastronômico (vilão) do filme, Anton Ego, após comer um prato de Remi:
“… No passado eu não fazia segredo quanto ao meu desdenho pelo famoso lema do Chef Gusteau: “Qualquer um pode cozinhar”, mas eu percebo que só agora compreendo realmente o que ele queria dizer. Nem todos podem se tornar grandes artistas, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar.”
É um filme emocionante, toca o coração do cozinheiro como quem toca um violão. Assistam e irão se surpreender! O prato que levou Remi a ter esse conhecimento do Anton Ego foi um delicioso ratatuille.
Estômago (2007)
Para mudar da água para o vinho, o filme Estômago é completamente diferente do Ratatouille, no quesito sensibilidade. Não há outra palavra para definir esse filme do que visceral. Ele conta uma história tão bem amarrada e bem construída que em 2015 entrou para o hall dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Estômago é um filme brasileiro que conta a história de Nonato, vívido pelo ator João Miguel, um nordestino recém-chegado á São Paulo sem ter para onde ir, morar e sem ter do que se sustentar. Ele acaba achando um bar onde vende uma coxinha horrível, ele briga com o dono, mas o dono diz “Então faça uma melhor”, ele vai lá e faz. Então começa a vida de Nonato como chef.
Contudo, ele se envolve com uma prostitua chamada Iris (Fabíola Nascimento) e sua vida começa a mudar. O que intriga é que o filme fica variando entre a vida atual de Nonato na cadeia, não se sabe o motivo dele estar lá, e mostra sua vida até acontecer o que o levou a estar na cadeia. O plot twist do filme é sensacional e revela a real face de Nonato.
Chef (2014)
Chef é um filme de comédia dramática de Jon Fraveau. Um filme de autoconhecimento e mostra como mudar de vida pode fazer a velha chama da paixão pela cozinha reacender da forma que for melhor para a pessoa.
O filme conta a história de Carl Casper, um renomado chef, que após 10 anos trabalhando no mesmo lugar e fazendo os mesmos pratos, recebe uma crítica nada bondosa e decidi mudar de vida e sai do restaurante. Com a ajuda da filha e de amigos próximos, ele monta um food truck onde faz a comida que gosta e trabalha com quem ama.
Sem reservas (2007)
Sem reservas é um filme bem interessante, ele é uma adaptação do filme alemão Simplesmente Martha (2001). Conta a história de uma renomada chef de cozinha, Kate Armstrong, que tem sua vida mudada quando a sobrinha, Zoe, vem morar com ela, pois sua irmã faleceu. Mudada, pois a chef sempre foi muito reservada e solitária.
A presença da sobrinha é tão complicada que Kate não sabe nem o que fazer para ela comer. De volta ao restaurante, Kate descobre que mandaram alguém para trabalhar com ela, chamado Nick Palmer, um chef famosinho que começa a ser muito alegre na cozinha.
A sobrinha Zoe acompanha Kate até o restaurante, lá Nick faz Zoe comer e então começa a revolução na vida de Kate. Ela redescobre o amor pela cozinha e descobre que tudo pode ser mais divertido e animado. Além de estreitar os laços entre tia e sobrinha. Um filme magnifico.
Julie e Julia (2009)
Um filme muito, mas muito interessante por mostrar uma face da cozinha que não mostra normalmente e fala de uma frase real: nunca conheça seus ídolos, principalmente se gostar demais deles.
O filme é baseado em fatos reais, e conta a história de Julie Powell (Ami Adams), uma frustrada escritora que está preste a completar 30 anos e se vê sem rumo na vida, ela então decide cozinhar todas as receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking”, da renomada autora Julia Child. As receitas e a experiência, Julie posta em seu blog.
O filme é uma mescla sobre a experiência de Julie e a vida de Julia Child e de como ela se tornou uma grande autora e chef de cozinha ao publicar o livro. Houve algo assim na vida real, deixando o filme mais interessante. A jornada de Julie é comparada aos acontecimentos na vida de Julia Child para mostrar o esforço de cada uma.
O Sabor da Paixão (2009)
O Sabor da Paixão é um filme que a protagonista se vê perdida no Japão após o término de um relacionamento: quando vai visitar o namorado em Tóquio, ela o encontra com outra e ele a expulsa de casa, sem ela ter para onde ir.
Ela então encontra refúgio em um restaurante de lamen, e decide aprender a fazer lamen para poder transforma a vida das pessoas, assim como a dela foi transformada, mas de forma positiva, já que as pessoas ficam felizes em comer lamen.
No filme, nós acompanhamos a história da Abby para conseguir convencer o maezumi (mestre do lamen) a lhe ensinar a fazer um bom lamen. O filme enaltece o amor pela cozinha e a perseverança de tentar o melhor de si.
Pegando Fogo (2015)
Conta a história de um chef de cozinha chamado Adan Jones (Bradley Cooper) que foi um respeitado chef em Paris, porém teve um surto psicótico envolvendo álcool e drogas que levou sua carreira ladeira abaixo. Ele então se isola em Nova Orleans, para se autopunir e se limpar dos vícios, abrindo 1000 ostras.
Depois disso, ele viaja para Londres encontrar um amigo chamado Tony, que gerencia um restaurante, para voltar a ser um chef famoso. Ele monta uma nova equipe com alguns dos velhos amigos em busca da tão sonhada estrela Michellin.
Agora que conhece sobre 7 filmes sobre cozinha maravilhosos, que tal maratonar em uma tarde bacana e quem sabe acender uma chama de paixão sobre a cozinha!