8 pratos da culinária chinesa

0

Vamos apresentar 8 pratos da culinária chinesa e suas receitas para você entrar nessa culinária milenar que encanta e alimenta a China de uma forma singular e tradicional. Vamos conhecer também um pouco de sua história e característica, inclusive, desmistificar alguns mitos.

Culinária chinesa

A culinária chinesa é milenar, há mais de 4 mil anos de história, de ingredientes e receitas que são feitas praticamente do mesmo jeito até hoje. Se tem uma coisa que a China respeita são suas tradições culinárias, engana-se você se acha que lá só se comem comidas estranhas, como insetos e ovos pretos, a culinária chinesa é muito rica.

Culinária chinesa
Pratos chineses diversos. Fonte/Reprodução: original.

A culinária chinesa é tão rica que cada província tem uma culinária particular, o wonton, por exemplo, muda de ingredientes por cada região que é feito. É tão antiga, que influenciou e muito a culinária japonesa, vietnamita e tailandesa. E não estou falando que influenciou de forma forçada, mas de forma que os países ganharam com essa influência.

A cultura do chá na China

O chá é uma parte fundamental na culinária chinesa, é tão importante que é uma das 7 necessidades diárias, as outras são: catar lenha, plantar/colher o arroz, os óleos de cozinha, fazer sal, produzir molho de soja e produzir vinagre. O chá é tão importante que influenciou a cultura do chá indiana que, por sua vez, influenciou a cultura inglesa do chá.

Ficou curioso sobre a cultura do chá na China? Saiba mais aqui neste texto.

Por que se come insetos e animais exóticos na China?

Muita gente pensa que o consumo de insetos na China se dá porque eles gostam e sempre comeram, mas não, se deve a um fator muito mais sombrio: a grande fome chinesa, que aconteceu entre 1958 e 1961. 

Nesse período, estima-se que pelo menos 15 milhões de pessoas morreram de fome, dessa forma, muitos tinham que se alimentar do que pudessem. Isso resumiu bastante, mas muitos sobreviveram comendo bichos e insetos que eram incomuns na época.

O mercado gosta de usar esses bichos hoje em dia, muito mais para chamar atenção de turistas do que como comida do dia a dia. Mesmo que você ainda tenha vontade de comer, fique seguro, pois são todos criados em cativeiro.

8 pratos da culinária chinesa

A culinária chinesa tem uma variedade imensa de pratos, principalmente pelo fato de que cada província tem sua própria combinação de ingredientes. Abaixo, selecionamos 8 pratos mais conhecidos para contar sobre e suas receitas.

Porco agridoce

O porco é um dos animais mais consumidos na culinária chinesa, e o porco agridoce é um prato ótimo, pois une a carne de porco com a acidez do abacaxi, deixando tudo mais gostoso.

Porco agridoce
Um delicioso porco agridoce. Fonte/Reprodução: original.

Venha aprender a receita aqui.

Frango gong bao

O frango gong bao representa bem a culinária chinesa, tem vários ingredientes que são facilmente encontrados por toda a China. Confira a receita aqui.

Mapo tofu

O mapo tofu é um dos jeitos mais conhecidos de se comer tofu na China, por sinal, você sabe o que é tofu? Aqui no nosso texto, você vai aprender sobre e uma receita maravilhosa.

Wonton

O wonton é um daqueles que tem uma forma de fazer diferente em cada província chinesa, assim como seu recheio. Parece um guioza e entra na característica de dumpling. Veja o texto sobre essa maravilha.

Pato de pequim

O pato de Pequim, ou pato laqueado, é a receita símbolo da China, quando se fala nele, sabe que está falando da culinária chinesa.

A dificuldade de fazer e as técnicas usadas são um marco da culinária chinesa. Aprenda aqui sobre ele e como fazer em casa.

Chow Mein

O chow mein é o yakisoba chinês, porque o yakisoba vendido nos restaurantes chineses não é da China, e sim japonês. Para saber mais, acesse esse link e também aprenda como fazer.

Arroz frito

O arroz frito é um prato também que muda bastante pelas províncias da China, dependendo dos ingredientes locais e dos acompanhamentos. Aprenda aqui as diferenças entre cada um e como fazer em casa.

Rolinho primavera

O rolinho primavera é sensacional, ele é muito bom e é uma fritura até leve, pois a massa é fina e muito crocante. Aprenda aqui como fazer essa massa e o recheio que quiser.

Para saber mais sobre a cultura e culinária chinesa, tem vários youtubers famosos que contam bem, mas se gosta de acompanhar o modo de fazer algumas coisas, indico a moça do vídeo abaixo.

Agora que sabe um pouco sobre a culinária chinesa, tente fazer uma noite chinesa em casa, não vai se arrepender!

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

    Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

    Leave a comment