8 pratos da culinária chinesa

0

Vamos apresentar 8 pratos da culinária chinesa e suas receitas para você entrar nessa culinária milenar que encanta e alimenta a China de uma forma singular e tradicional. Vamos conhecer também um pouco de sua história e característica, inclusive, desmistificar alguns mitos.

Culinária chinesa

A culinária chinesa é milenar, há mais de 4 mil anos de história, de ingredientes e receitas que são feitas praticamente do mesmo jeito até hoje. Se tem uma coisa que a China respeita são suas tradições culinárias, engana-se você se acha que lá só se comem comidas estranhas, como insetos e ovos pretos, a culinária chinesa é muito rica.

Culinária chinesa
Pratos chineses diversos. Fonte/Reprodução: original.

A culinária chinesa é tão rica que cada província tem uma culinária particular, o wonton, por exemplo, muda de ingredientes por cada região que é feito. É tão antiga, que influenciou e muito a culinária japonesa, vietnamita e tailandesa. E não estou falando que influenciou de forma forçada, mas de forma que os países ganharam com essa influência.

A cultura do chá na China

O chá é uma parte fundamental na culinária chinesa, é tão importante que é uma das 7 necessidades diárias, as outras são: catar lenha, plantar/colher o arroz, os óleos de cozinha, fazer sal, produzir molho de soja e produzir vinagre. O chá é tão importante que influenciou a cultura do chá indiana que, por sua vez, influenciou a cultura inglesa do chá.

Ficou curioso sobre a cultura do chá na China? Saiba mais aqui neste texto.

Por que se come insetos e animais exóticos na China?

Muita gente pensa que o consumo de insetos na China se dá porque eles gostam e sempre comeram, mas não, se deve a um fator muito mais sombrio: a grande fome chinesa, que aconteceu entre 1958 e 1961. 

Por que se come insetos e animais exóticos na China?
Pepino do mar. Fonte/Reprodução: original.

Nesse período, estima-se que pelo menos 15 milhões de pessoas morreram de fome, dessa forma, muitos tinham que se alimentar do que pudessem. Isso resumiu bastante, mas muitos sobreviveram comendo bichos e insetos que eram incomuns na época.

O mercado gosta de usar esses bichos hoje em dia, muito mais para chamar atenção de turistas do que como comida do dia a dia. Mesmo que você ainda tenha vontade de comer, fique seguro, pois são todos criados em cativeiro.

8 pratos da culinária chinesa

A culinária chinesa tem uma variedade imensa de pratos, principalmente pelo fato de que cada província tem sua própria combinação de ingredientes. Abaixo, selecionamos 8 pratos mais conhecidos para contar sobre e suas receitas.

Porco agridoce

O porco é um dos animais mais consumidos na culinária chinesa, e o porco agridoce é um prato ótimo, pois une a carne de porco com a acidez do abacaxi, deixando tudo mais gostoso.

Porco agridoce
Um delicioso porco agridoce. Fonte/Reprodução: original.

Venha aprender a receita aqui.

Frango gong bao

O frango gong bao representa bem a culinária chinesa, tem vários ingredientes que são facilmente encontrados por toda a China. Confira a receita aqui.

Mapo tofu

O mapo tofu é um dos jeitos mais conhecidos de se comer tofu na China, por sinal, você sabe o que é tofu? Aqui no nosso texto, você vai aprender sobre e uma receita maravilhosa.

Wonton

O wonton é um daqueles que tem uma forma de fazer diferente em cada província chinesa, assim como seu recheio. Parece um guioza e entra na característica de dumpling. Veja o texto sobre essa maravilha.

Pato de pequim

O pato de Pequim, ou pato laqueado, é a receita símbolo da China, quando se fala nele, sabe que está falando da culinária chinesa.

Pato de pequim
Um delicioso pato laqueado. Fonte/Reprodução: original.

A dificuldade de fazer e as técnicas usadas são um marco da culinária chinesa. Aprenda aqui sobre ele e como fazer em casa.

Chow Mein

O chow mein é o yakisoba chinês, porque o yakisoba vendido nos restaurantes chineses não é da China, e sim japonês. Para saber mais, acesse esse link e também aprenda como fazer.

Arroz frito

O arroz frito é um prato também que muda bastante pelas províncias da China, dependendo dos ingredientes locais e dos acompanhamentos. Aprenda aqui as diferenças entre cada um e como fazer em casa.

Rolinho primavera

O rolinho primavera é sensacional, ele é muito bom e é uma fritura até leve, pois a massa é fina e muito crocante. Aprenda aqui como fazer essa massa e o recheio que quiser.

Para saber mais sobre a cultura e culinária chinesa, tem vários youtubers famosos que contam bem, mas se gosta de acompanhar o modo de fazer algumas coisas, indico a moça do vídeo abaixo.

Agora que sabe um pouco sobre a culinária chinesa, tente fazer uma noite chinesa em casa, não vai se arrepender!

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

  • Rolinho primavera: fritura primorosa chinesa
    O rolinho primavera é uma das receitas mais conhecidas da culinária chinesa, tem em todos os restaurantes chineses. Ele é mais cercado de tradição do que se imagina, e é milenar. Venha conosco, aprender a fazer a massa do rolinho primavera e um pouco de sua história! Origem do rolinho primavera A origem do rolinho […]
  • 8 pratos da culinária chinesa
    Vamos apresentar 8 pratos da culinária chinesa e suas receitas para você entrar nessa culinária milenar que encanta e alimenta a China de uma forma singular e tradicional. Vamos conhecer também um pouco de sua história e característica, inclusive, desmistificar alguns mitos. Culinária chinesa A culinária chinesa é milenar, há mais de 4 mil anos […]
  • Pato laqueado: símbolo da comida chinesa
    O pato laqueado é um dos pratos mais conhecidos da China, se não o mais conhecido, ele tem versões em outros países como a Tailândia e Coreia do Sul, mas ele é muito importante para a cultura chinesa, tanto que a tradição vem desde a criação do animal até o modo de servir. Venha conhecer […]
  • Wonton: o precursor do guioza
    O wonton é um pastelzinho cozido, com massa bem fininha quase transparente, lembra muito um guioza, diferindo pelo formato. Saiba aqui nesse post a história dele e uma receita maravilhosa! Origem do wonton O wonton é o mesmo que dumpling, o que originou o guioza japonês. Já que foi um chinês que levou o wonton […]
  • Arroz frito: o arroz chinês
    O arroz frito é quase a mesma coisa do chow mein, muda apenas que no lugar de macarrão, é arroz que é introduzido. O arroz é um alimento que é muito oriental, está presente em todo o oriente, praticamente. Venha aprender como fazer essa delícia! Origem do arroz na China e no mundo Temos de […]
  • Chow Mein: o macarrão chinês
    Você talvez nunca tenha ouvido falar do chow mein, não é mesmo? Mas, e de yakisoba? O chow mein é o yakisoba chinês, porém sem shoyu, na verdade, nenhum dos dois leva shoyu, apesar de poder ser adicionado após pronto. Venha saber mais sobre esse prato típico da China. Origem do chow mein A origem […]

Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

Leave A Reply

Your email address will not be published.