A culinária japonesa é uma culinária riquíssima, não pense que é só sushi, sashimi e temaki, há muito mais por além, muito mesmo. Cada prato tem um significado e acreditasse que a comida deve ter um equilíbrio para o corpo e a alma. Venha aqui descobrir mais sobre a culinária japonesa e 8 pratos maravilhosos!
A culinária japonesa
A culinária japonesa é uma das mais tradicionais do mundo, uma receita continua a mesma por séculos, tanto que ela continua a mesma desde artes do final do período conhecido como sakoku (política extrema de isolamento) em 1868.
A culinária japonesa é bem conhecida por dar importância á sazonalidade, ou seja, usa ingredientes que estão disponíveis naquela estação. Os pratos são feitos de forma tão metódica, que o Japão acumula o maior número de estrelas no guia Michelin de melhores restaurantes do mundo.
Vale lembrar que o Japão é uma ilha, então boa parte da culinária japonesa tem frutos do mar, peixes e algas nos seus pratos. Aí que entram o sushi e o sashimi, além de quase tudo levar um importante ingrediente chamado hondashi, que é caldo de peixe em pó.
Tradições da culinária japonesa
Como dissemos, a culinária japonesa é repleta de tradições, seja no modo de comer ou até na etiqueta á mesa, eles têm um modo de aproveitar a comida muito interessante.
Comida diária
Na culinária japonesa, o arroz se mostra como um dos principais ingredientes, o modo de fazer é único e ele é a estrela do prato, ou seja, ele é o prato principal e os outros pratos são acompanhamentos do arroz, chamados de ozaku.
Normalmente, uma refeição é composta por arroz, missoshiro (sopa muito nutritiva) e os acompanhamentos.
Livros de culinária japonesa
Os livros de culinária japonesa são bem interessantes, pois costumam ser ordenados de uma forma diferente da ocidental: as sessões são arrumadas por comida cozida, comida fria e comida frita, por exemplo, não por ingrediente, como comumente é por aqui. Essa forma de organização influencia na formação das refeições.
Assim sendo, as refeições dependem da quantidade de acompanhamentos que vai com o arroz e a sopa, ou seja, sempre é: arroz, sopa e acompanhamentos, sendo o arroz presente em todas as refeições do dia.
E o macarrão?
O macarrão é de extrema importância também na culinária japonesa, ele é conhecido como sobá, você pode saber mais sobre o macarrão japonês aqui, feito de trigo sarraceno e também muito importante.
Etiqueta da mesa
A mesa de comer no Japão segue uma etiqueta bastante interessante, a arrumação da mesa é seguida já há várias gerações. Para simplificar, colocasse o arroz á esquerda, os acompanhamentos no meio e a sopa á direita.
Os hashis são apoiados na frente de cada prato dos que vão comer, com as pontas viradas para a esquerda e apoiados em um suporte de hashi, chamados hashioki.
Manuseio dos hashis
Definitivamente, não os use como colher, garfo ou faca, não espete os alimentos, nunca puxe uma tigela com eles, não os segure unidos em uma mão para não apontar para ninguém com eles, ou seja, seu uso deve ser coordenado e respeitado. Se estiver no Japão, nunca espete o arroz com eles, é mais fácil empurrar uma porção para você.
Para fazer direito, segure um hashi entre o polegar e o dedo indicador. Este hashi lhe dará apoio. Com o segundo, faça de conta que você está segurando uma caneta entre o dedo indicador e o dedo médio. Treine um pouco antes de ir à comida, com a prática, conseguirá fácil.
Servindo uma bebida
Sim, há etiqueta também para isso, você deve servir a bebida com o rótulo da garrafa para cima, sirva com a mão direita e à mão esquerda na base. Deve segurar o copo com as duas mãos. Não se sirva, deixe que alguém sirva você.
Um copo vazio significa que você quer mais, então se quiser parar, deixe o copo cheio, não é feio deixar bebida no copo.
Comidas de ocasiões especiais
As comidas de ocasiões especiais não podiam faltar na culinária japonesa, pois nada melhor que comemorar comendo.
Então selecionamos as mais conhecidas:
- Mochi (bolinho de arroz), consumido no Festival de Mochitsuki Okotania (passagem de ano);
- Osechi (refeição completa especial), comida no Ano Novo;
- Hamo (um tipo de peixe) e somen (tipo de macarrão), consumido no Festival de Gion, acontece em Kyoto anualmente durante todo o mês de julho, o festival mais famoso do Japão;
- Sekihan (arroz cozido com azuki, que é um tipo de feijão doce), consumido em celebrações em geral;
- Soba, consumido na Véspera do Ano Novo. Neste caso é chamado de toshi koshi soba (literalmente “soba da passagem de ano”).
Há muitos mais festivais e comidas que são consumidas nesses dias, mas essas acima são as mais conhecidas.
8 receitas da culinária japonesa
Agora, vamos às receitas prometidas, algumas mais difíceis que outras e mais caras, porém todas maravilhosas.
Okonomiyaki: panqueca japonesa
Yakisoba: o queridinho japonês
Agora, que tal fazer uma noite japonesa com os amigos ou família? Se delicie com essas receitas da culinária japonesa maravilhosa.
Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.
Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!