A escolha entre uma air fryer ou forninho elétrico é grande, pois ambos têm a mesma finalidade: assar um alimento até ele torrar bem. E é uma alternativa nesses tempos em que o gás para fogão está muito caro. Então, nos perguntamos: é melhor investir em uma air fryer ou forninho elétrico? Saiba isso e muito mais abaixo!
Como funciona uma air fryer?
Aposto que você acha que uma air fryer só serve para fritar, não é mesmo? Afinal, o nome dela significa “ar que frita”, sendo vendida como “fritadeira sem óleo”, esses dois pontos não estão errados, mas apenas mostram uma qualidade de uma air fryer. Ela serve para fritar, sim, mas também cozinhar e assar alimentos. O termo “fritar” do nome significa tudo isso.
Mas como funciona uma air fryer? Simples: ar quente circula rapidamente pela air fryer fritando, assando e cozinhando o alimento na mesma hora que toca ele. De um jeito que ele seja torrado por todos os lados. Se comprar alguns acessórios (caso não venha na própria air fryer), pode-se fazer mais receitas. Um plus na batalha air fryer ou forninho elétrico.
Confira aqui alguns textos sobre como cuidar de sua air fryer e qual escolher, caso queira comprar.
Como funciona um forninho elétrico?
O forninho elétrico, famoso devido a um meme já antigo da internet, ajuda muito para uma pessoa que gosta de cozinhar: ele é mais versátil que o forno convencional de fogão, pois ele pode emanar calor de cima e de baixo. Uma vantagem na batalha air fryer ou forninho elétrico.
O forninho elétrico consegue fazer todas as receitas de um forno convencional, algumas até melhor, como uma pizza, por exemplo, em um forninho elétrico onde o calor vem de cima e de baixo, ele assa a massa e gratina o queijo.
Dessa forma, ele consegue cozinhar várias receitas que uma air fryer não consegue. Mais um ponto na batalha air fryer ou forninho elétrico.
Air fryer ou forninho elétrico: qual o melhor?
Nessa disputa de air fryer ou forninho elétrico, devemos sempre considerar as necessidades que serão sanadas pelo aparelho que irá comprar. Ou seja, veja bem os pontos positivos de cada um para decidir, pois o melhor será aquele que mais se encaixar nas suas necessidades.
Tempo de preparo
O tempo de preparo de uma air fyrer é rápido e prático, cerca de 25 min por kg de alimento, em média.
Um forninho elétrico demora um pouco mais para assar, e precisa de uma assadeira ou forma de vidro para pôr o alimento.
Quantidade de receitas
A capacidade uma air fryer normal chega a no máximo 5 litros (sem falar das air fryer oven), então alguns alimentos não cabem nela e é melhor que não caibam mesmo, pois podem bloquear a passagem de ar.
Alimento que podem ser usados
Um forninho elétrico pode fazer tudo que um convencional pode, pois tem uma boa capacidade e seu jeito de assar a comida permite que asse várias coisas, desde pizza a frango assado.
Uma air fryer perde um pouco, algumas ainda precisam de utensílios próprios para serem comprados para poder assar mais receitas.
Mais saudável
Alguns alimentos precisam de óleo se forem assados de forma normal em um forninho elétrico, já uma em uma air fryer, nenhum óleo precisa ser usado, só às vezes e mesmo assim bem pouco. Nesse quesito, a air fryer ganha.
Potência e gasto de energia
A air fryer precisa de menos tempo e menos potência para funcionar, já o forninho elétrico consome mais e precisa de mais tempo para alguns alimentos.
Air fryer ou forninho elétrico: qual o melhor?
Na minha opinião, uma air fryer é ótima para quem mora só ou no máximo duas pessoas, pois serve porções menores que um forninho elétrico, este pode fazer uma abundância de comida e é mais versátil nesse quesito.
Então, tirou suas dúvidas sobre o embate air fryer ou forninho elétrico? Pois vá lá e compre aquele que achar melhor para você de acordo com suas necessidades.
Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.
Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!