Air fryer vs Microondas: qual é o melhor?

0

Uma das perguntas que se faz quando vai comprar uma air fryer, é se outro eletrodoméstico é melhor, hoje vamos comparar a air fryer vs Microondas! Qual o melhor para cozinhar alimentos? Qual o melhor em termos de praticidade? Saiba aqui esse texto!

Como funciona uma air fryer?

Para entender mais sobre essa disputa de air fryer vs microondas, devemos entender primeiro como funciona cada um, vamos começar pela air fryer.

Como funciona uma air fryer?
Batata frita na air fryer. Fonte/Reprodução: original.

A air fryer é uma fritadeira a ar, literalmente, ela frita os alimentos com a velocidade do ar quente, passa tão rápido pelo alimento que o frita na hora. Mas também consegue cozinhar alguns alimentos, não apenas serve como fritadeira, ela assa e também cozinha, como nessa receita de salmão na air fryer.

Com os utensílios necessários, ela também assa bolos e pães. Um ponto positivo na disputa air fryer vs microondas.

Como funciona um microondas?

Já o microondas, aquece os alimentos por meio de radiação eletromagnética, essa radiação aquece as moléculas dentro dos alimentos que assa eles de fora para dentro, já que as ondas eletromagnéticas vêm do lado de fora do alimento.

Existe um aparelho chamado magnétron dentro do microondas que irradia a radiação que aquece os alimentos. Mas, essas ondas não vêm de forma uniforme, então o prato giratório do microondas garante o aquecimento por igual do alimento, um ponto positivo na disputa da air fryer vs microondas.

Air fryer vs microondas: qual o melhor?

Agora vamos avaliar os pontos mais importantes.

Tempo de preparo

Pela air fryer aquecer com ar quente, ela leva vantagem. Em média, o mesmo preparo é mais rápido em uma air fryer do que em um microondas.

Tempo de preparo
Ajustando o tempo da preparação. Fonte/Reprodução: original.

Contudo, se estamos falando de alimentos prontos congelados (lasanhas, por exemplo), o microondas leva vantagem.

Alimentos que podem ser assados

Um ponto muito importante é que há alimentos próprios para o microondas, então se está pensando em versatilidade, a air fryer ganha, já que consegue ir de frituras a bolo e pães.

Capacidade

Os microondas costumam ter mais capacidade que uma air fryer comum, enquanto uma air fryer pode chegar a 5 litros, o microondas já chega a 35 litros.

Alguns modelos de microondas mais robustos chegam a 60 litros de capacidade.

Mais saudável

A air fryer se destacou por ser mais saudável e aqui ela ganha, pois não precisa de nenhum ou bem pouco óleo e gorduras para preparar os alimentos, no microondas, tem de ir algo molhado para não ressecar demais o alimento, e aí entram óleos de gorduras.

Mais saudável
Alimento saudável. Fonte/Reprodução: original.

Mas vamos ver se ser mais saudável compensa o gasto de energia.

Uso de energia

Nesse eles quase empatam, pois tem modelos de air fryer que podem chegar a potência de 1500W e um microondas atinge no máximo 900W, por isso a air fryer é mais rápida no cozimento dos alimentos, mas assim ela consome mais energia.

Resultado final

Nessa batalha entre air fryer vs microondas, quem ganha é a air fryer, pela quantidade maior de alimentos que podem ser feitos nela, porém, se não tem tempo para cozinhar ou não quer cozinhar, o microondas é ideal para esquentar um alimento congelado industrial e os potes e vasilhas que as quentinhas congeladas vem aguentam o microondas.

Quando vai avaliar um eletrodoméstico, avalie se ele realmente será útil, se ele vai ser uma ajuda na sua cozinha, e nessa disputa de air fryer vs microondas, avalie esse ponto na hora de comprar, pois será o mais importante.

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

    Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

    Leave a comment