Surpresa de Uva: como fazer

0

A surpresa de uva é um dos docinhos clássicos de festa, ele sempre está em várias festas de diversos temas. Esse docinho tem um nome sugestivo porque é uma surpresa, mas todo mundo sabe que tem uva dentro. Saiba aqui mais sobre esse docinho famoso!

Origem da surpresa de uva

A surpresa de uva é um dos docinhos que não tem uma origem ou história exata, ele simplesmente aconteceu e de repente estava lá, naquele pratinho ou copo plástico de aniversário que enchíamos com diversos docinhos e bolo para levar para casa. 

Um docinho de uva. Fonte/Reprodução: original.

Lembro-me quando criança de ter uma relação de amor e ódio com este doce em particular, pois eu o achava delicioso, até morder a semente da uva, e minha boca ficou toda amarga, mas logo que comia outro, a uva explodia, e a felicidade voltava de novo.

Benefícios da uva

Já sabemos que a uva é uma explosão de sabor, suculenta e docinha, mas quais suas propriedades? A uva é rica em resveratrol, mais presente em sua casca, onde possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cardiotopometrias, etc. 

Não sou fã das sementes, mas consumidas junto com a casca, são ótimas para prisão de ventre. O tanino, mais presente nas uvas escuras, ajudem a diminuir o colesterol ruim, consequentemente ajudam a prevenir a diabetes. Dizem que até melhora a memória e humor, já comeu sua uvinha hoje?

Receita da surpresa de uva

Vamos à receita desse docinho maravilhoso, aprenda a fazer e comer bem!

Ingredientes da receita

Vamos aos ingredientes:

O corante é para deixar o docinho mais bonito.

Passo a passo da receita

Vamos ao passo a passo:

1 – Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite ninho, a pitada de sal e algumas gotas do corante e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até desprender do fundo da panela, como um brigadeiro.

2 – Coloque em um prato untado com manteiga, cubra com plástico filme em contato com o doce e deixe esfriar, depois leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para poder enrolar.

3 – Lave as uvas, tire-as do cacho e coloque-as sobre papel toalha para secar bem, de preferência faça isso algumas horas antes para garantir que estarão bem secas.

4 – Unte as mãos com manteiga, pegue uma porção de brigadeiro, envolva na uva e enrole delicadamente até que fique o mais redondo possível.

5 – Passe as bolinhas no açúcar e coloque em forminhas de sua preferência.

surpresa de uva
Docinho pronto. Fonte/Reprodução: original.

E está pronta a sua surpresa de uva, bom apetite!

Leave A Reply

Your email address will not be published.