Como fazer batata frita caseira

0

Simplesmente não dá pra esquecer como a culinária impacta nossas vidas de forma permanente e impactante, afinal desde pequeno estamos moldando um pequeno espírito gastronômico ao provar e opinar, construir e elaborar grandes ideias do que é gostoso ou não ao nosso paladar, algo essencial na hora de fazer um prato.

Mas vão existir pratos mais simples que com certeza não precisarão de tanto esforço e senso gastronômico para se tornarem deliciosos! Então nada melhor do que praticar preparando uma incrível e saborosa batata frita caseira, liberte sua criatividade e vamos deixar isso sensacional!

Ingredientes da Batata frita

Se você sempre vai no supermercado e se sente perdido com o que comprar, preparamos uma receita com ingredientes que não podem faltar na sua lista do mercado.

  • 1,5 kg de batata
  • 1 litro de óleo
  • sal a gosto

Além de auxiliar nas suas compras mensais, essa receita ainda conta com ingredientes baratos e que podem ser encontrados em todos os mercados.

Modo de preparo da Batata frita

Quando você for comprar a batata, procure se informar se ela é do tipo seca – na feira, os vendedores sabem dizer com precisão. Lave muito bem a casca das batatas sob água corrente, esfregando uma escovinha limpa. 

Descasque as batatas e coloque numa panela ou tigela com água (isso evita que as batatas oxidem e escureçam em contato com ar). Depois de descascadas, escolha a maneira que você quer cortá-las: pode ser em palitos grossos ou finos, rodelas, chips, em cubinhos, etc. O importante é que o corte seja uniforme. 

Coloque o óleo em uma panela de paredes altas e leve ao fogo para aquecer. Coloque um palito de fósforo no óleo para saber quando se ele está no ponto. Quando o palito ascender, retire-o da panela com uma escumadeira. 

Seque as batatas em um pano de prato limpo e coloque-as dentro da panela com óleo. Mexa ligeiramente para que elas não grudem. Em seguida, pare de mexer e deixe fritar. Essa primeira etapa estará pronta quando as batatas estiverem esbranquiçadas e macias. A intenção é que elas apenas cozinhem. 

Retire as batatas da panela com uma escumadeira e coloque-as para escorrer em um prato forrado com papel-toalha. Essa etapa pode ser feita com bastante antecedência, deixando para fazer a segunda etapa na hora que a refeição for servida. 

Para fazer a segunda etapa, volte a aquecer a panela com o mesmo óleo. Utilize o palito de fósforo para saber se o óleo está quente. Quando o palito ascender, retire-o da panela e coloque as batatas na panela. Mexa ligeiramente para que não grudem. Pare de mexer e deixe fritar até que elas fiquem bem douradas. Esse método deixará as batatas muito crocantes por fora e bem macias por dentro. 

Retire as batatas da panela com a ajuda de uma escumadeira e coloque-as para escorrer em um prato forrado com papel-toalha. Tempere com sal a gosto e sirva imediatamente.

Os melhores sabores da internet!

Se você gostou de conhecer mais uma de nossas receitas maravilhosas e quer continuar encontrando os diversos tipos de sabores e sugestões de pratos maravilhosos, fique atento ao Bons de Garfo e encontre os melhores sabores da internet em um só lugar.

Leave A Reply

Your email address will not be published.