Como fazer batata frita

receita de como preparar batata frita

0

Aqui apresentaremos diferentes modos de preparo da batata frita, desde seu formato de corte até assar. Essa saborosa fritura popular que ser como acompanhamento para refeições, aperitivos e até para assistir um bom filme.

receita de modos de preparo da batata frita
Batata cortada em formato palito, pronta pra fritar

Originalmente a Batata Inglesa é a mais conhecida para fritura, que no cotidiano popular é bastante famosa. Não requer se seja cozinhada antes do corte para fritar e é fácil de descascar.

Batata fritas:

Como já comentado, a batata frita apesar de ser delicioso prato solo, é mais conhecida como acompanhamento, culturalmente tendo pratos principais como carnes, frangos e sanduíches. Também há molhos e outros ingredientes culinários que servem para saborear na batata, como ketchup, queijo ralado e orégano.

Quais os modos de cortes da batata frita?

Aprenda um pouco sobre os modelos mais conhecidos de corte de batata para fritura.

Palha:

Bastante comercializado como acompanhamento, a batata palha tem corte bastante fino, que favorece no tempo mais rápido de fritura, retirada da oleosidade após preparo e textura crocante.

Fio:

Similar a batata palha, mas com corte ainda de tamanho mais fino, é ideal para acompanhamento como cobertura.

Fósforo ou Palito:

Esse é o corte mais tradicional, vendido pela própria mídia como o padrão da batata frita, que conserva crocância nas bordas fritas e maciez na parte interna.

Pont Neuf ou Fritas:

Como quase o triplo de largura da Batata Palito, frita ela apresenta parte interna macia, preservando o sabor, dando mais volume para soborear.

Maxim:

Cortada em forma de quadrados pequenos, pode se assimilar a Batata Pont Neuf cortada em três pedaçõs iguais. É bem diferente para os padrões de costume da cozinha brasileira, bastante crocante.

Rissolé:

Seu corte quadrado lhe compara a Batata Maxim, porém com tamanho menor e mais fino (3 vezes menor), geralmente sendo utilizada para acompanhamento ou cobertura.

Chips:

Conhecida pelo formato arredondado e finura que lhe garante bastante crocância, pode ser feita com ou sem a casca, e tem tempo de fritura bastante rápido.

Dicas de como preparar a batata frita?

Escolhido o modelo de corte que deseja para sua batata frita, aprenda algumas dicas que podem melhorar seu preparo.

  • Se for preparar numa Air Fryer certifique-se do tempo e temperatura ideais para assar.
  • Acaso for utilizar frigideira com óleo, mantenha tampada para evitar o fogão sujo de respingos e até queimaduras.
  • Coloque somente a batata para fritar quando o óleo já estiver quente, podendo pré aquecer em fogo alto, mas antes de começar a fritura pôr em fogo médio. Isso garante maior textura crocante a batata.
  • Acaso queria conservar a batata já cortada para outro momento de preparo, coloque dentro de vasilha com quantidade de água suficiente para cobrir e adicione uma colher de vinagre, e pode guardar na geladeira. Garante assim que as batata já cortada não fique de cor escura. Escorra a água antes de levar para fritura. Validade de até 24 horas.

Outras receitas de batatas acesse o blog!

Leave A Reply

Your email address will not be published.