Aqui apresentaremos diferentes modos de preparo da batata frita, desde seu formato de corte até assar. Essa saborosa fritura popular que ser como acompanhamento para refeições, aperitivos e até para assistir um bom filme.
Originalmente a Batata Inglesa é a mais conhecida para fritura, que no cotidiano popular é bastante famosa. Não requer se seja cozinhada antes do corte para fritar e é fácil de descascar.
Batata fritas:
Como já comentado, a batata frita apesar de ser delicioso prato solo, é mais conhecida como acompanhamento, culturalmente tendo pratos principais como carnes, frangos e sanduíches. Também há molhos e outros ingredientes culinários que servem para saborear na batata, como ketchup, queijo ralado e orégano.
Quais os modos de cortes da batata frita?
Aprenda um pouco sobre os modelos mais conhecidos de corte de batata para fritura.
Palha:
Bastante comercializado como acompanhamento, a batata palha tem corte bastante fino, que favorece no tempo mais rápido de fritura, retirada da oleosidade após preparo e textura crocante.
Fio:
Similar a batata palha, mas com corte ainda de tamanho mais fino, é ideal para acompanhamento como cobertura.
Fósforo ou Palito:
Esse é o corte mais tradicional, vendido pela própria mídia como o padrão da batata frita, que conserva crocância nas bordas fritas e maciez na parte interna.
Pont Neuf ou Fritas:
Como quase o triplo de largura da Batata Palito, frita ela apresenta parte interna macia, preservando o sabor, dando mais volume para soborear.
Maxim:
Cortada em forma de quadrados pequenos, pode se assimilar a Batata Pont Neuf cortada em três pedaçõs iguais. É bem diferente para os padrões de costume da cozinha brasileira, bastante crocante.
Rissolé:
Seu corte quadrado lhe compara a Batata Maxim, porém com tamanho menor e mais fino (3 vezes menor), geralmente sendo utilizada para acompanhamento ou cobertura.
Chips:
Conhecida pelo formato arredondado e finura que lhe garante bastante crocância, pode ser feita com ou sem a casca, e tem tempo de fritura bastante rápido.
Dicas de como preparar a batata frita?
Escolhido o modelo de corte que deseja para sua batata frita, aprenda algumas dicas que podem melhorar seu preparo.
- Se for preparar numa Air Fryer certifique-se do tempo e temperatura ideais para assar.
- Acaso for utilizar frigideira com óleo, mantenha tampada para evitar o fogão sujo de respingos e até queimaduras.
- Coloque somente a batata para fritar quando o óleo já estiver quente, podendo pré aquecer em fogo alto, mas antes de começar a fritura pôr em fogo médio. Isso garante maior textura crocante a batata.
- Acaso queria conservar a batata já cortada para outro momento de preparo, coloque dentro de vasilha com quantidade de água suficiente para cobrir e adicione uma colher de vinagre, e pode guardar na geladeira. Garante assim que as batata já cortada não fique de cor escura. Escorra a água antes de levar para fritura. Validade de até 24 horas.
Outras receitas de batatas acesse o blog!