Como fazer macarrão

0

Olá pessoal,  hoje no Demonstre iremos ensinar como fazer Macarrão. Apesar desse ser um prato extremamente popular muito de sua história e origem fogem do senso comum e levantando a pergunta, o que você realmente sabe sobre o macarrão? A resposta pode te surpreender.

Como Fazer Macarrão

É costumeiro que associemos o macarrão a Itália, país conhecido internacionalmente por possuir uma tradição culinária envolvendo massas, mas seriam mesmo os italianos os criadores deste prato tão famoso?

A resposta para essa pergunta é provavelmente não. Apesar de o macarrão ser indiscutivelmente um prato tradicionalmente italiano sua origem acaba sendo relativamente muito mais misteriosa que isso. Devido ao fato de ser um alimento que possui uma história bastante antiga é praticamente impossível determinar com certeza quem inventou o macarrão, dando margem para que vários mitos sobre prato surgissem.

A origem do macarrão

Uma das versões mais conhecidas pelo grande público é a de que teria sido o mercador e explorador italiano Marco Polo que introduziu o macarrão na Itália, por volta do século 13, depois de ter entrado em contato com o prato durante uma viajem que fez até a China.

Em teoria o explorador teria mencionado em uma das passagens de seu livro “As viagens de Marco Polo”, sobre o método usado pelos chineses para extrair a farinha de uma planta e como usa-la para criar vários pratos envolvendo o macarrão, chegando até a descrever um chamado “lagana”, um antepassado distante da atual lasanha. Contudo essa versão carece de documentos que a comprovem, além de apresentar algumas inconsistências.

Mesmo assim, a história acaba trazendo consigo uma parte que tem embasamento em fatos reais já que é da China, na província de Qinghai que vem o registro mais antigo de algo próximo do macarrão que conhecemos hoje em dia, as evidências arqueológicas apontam para aproximadamente 3000 a.C. ou talvez até algo anterior.

Ramen – Um dos pratos da culinária japonesa que usa macarrão

Entretanto isso ainda deixa a dúvida sobre como o macarrão feito à base de farinha de trigo que conhecemos atualmente chegou à Itália e quem o descobriu. Apesar do mito criado ao redor de Marco Polo como aquele que introduziu o macarrão aos italianos existem registros que apontam para o consumo desse alimento naquele país antes até de sua partida para a China em 1295.

A descoberta de documentos escritos por soldados genoveses que já listavam o alimento no ano de 1279 ao fazerem a checagem de seus suprimentos aponta que o explorador não poderia ter sido o primeiro a levar o prato para a Itália.

Apesar de não ser possível ter a completa certeza sobre quem inventou o macarrão a maior parte das evidencias históricas nos leva a acreditar que o macarrão foi na verdade uma criação dos povos árabes que viviam onde atualmente é a Líbia, por volta de 500 a.C. e teria chegado a Itália durante o século IX quando os árabes conquistaram a região da Sicília.

Espaguete à bolonhesa – Uma das formas mais populares de se preparar macarrão

O método de secagem que dava ao alimento uma durabilidade maior, contribuindo para popularização do mesmo entre os italianos e depois por todo o mundo só se tornaria conhecido pelos europeus muitas anos depois, no século XII mais uma vez graças a influência dos povos árabes.

Desde então esse prato se espalhou por vários países da Europa, sendo levado depois aos Estados Unidos e os demais países das Américas chegando até a compartilhar o espaço com seu primo criado no oriente conforme os meios de transporte evoluíam. Dessa forma o macarrão acabou se tornando um dos carboidratos mais consumidos em todo o mundo na atualidade.

Receita de Macarrão – como fazer macarrão

No Brasil o macarrão teve sua popularização muito ligada com as ondas de imigração vindas da Itália entre os anos de 1870 e 1960 e acabou se adaptando a culinária local, ganhando cada vez mais admiradores. Abaixo ensinaremos como prepara-lo.

Vele lembrar que apesar de mostrarmos essa receita, existe macarrão para todos os tipos de público e paladares, variando não só no formato e modo de preparo da massa como também nos tipos de molho e acompanhamentos servidos em conjunto. A receita que apresentaremos aqui é de um prato bastante popular no Brasil, o Espaguete à Bolonhesa.

Ingredientes do macarrão:

  • 200g de macarrão
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 2 litros de água
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 dente de alho picado
  • 1/4 cenoura ralada
  • 1/2 tomate picado
  • 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 100ml de água
  • 4 azeitonas verdes picadas
  • 100g de molho de tomate
  • 200g de carne moída
  • 100g de queijo ralado

Como fazer o macarrão: passo a passo

  1. Leve ao fogo uma panela, adicione um pouco de azeite e logo depois coloque a cebola picada e o alho e refogue. (Lembre-se de mexer para não queimar)
  2. Na mesma panela acrescente a carne moída e espere alguns minutos enquanto ela cozinha.
  3. Agora você deve misturar os tomates picados e cenoura ralada e por fim as azeitonas picadas.
  4. Logo após incorpore o caldo de carne e o molho de tomate, mexa bem.
  5. Deixe cozinhar por 25 minutos em fogo baixo, após isso reserve o molho.
  6. Enquanto o molho cozinha coloque em uma panela a água e deixe ferver em fogo alto.
  7. Quando a água estiver borbulhando acrescente o macarrão e sal a gosto deixe cozinhar por 9 minutos.
  8. Misture o molho ao macarrão e acrescente o queijo ralado.
  9. Parabéns seu macarrão está pronto para ser servido.

Essa receita rende entre 1 e 2 porções

Dicas para fazer macarrão:

  • Espalhar bem o macarrão pela panela durante o cozimento ajuda ele a não grudar.
  • Depois que o macarrão estiver pronto acrescente um fio de azeite ou óleo, isso evita que ele fique grudento.
  • Caso você tenha dúvidas sobre o ponto de cozimento do macarrão em geral ele vem escrito na embalagem.
  • A cenoura serve para tirar um pouco da acidez do tomate e se você ralar ela em pequenos pedaços ela acaba se misturando muito bem ao molho.
  • Se você quiser acrescentar mais tempero ao seu molho algumas boas escolhas são orégano, salsinha e pimenta do reino.
  • Caso você não tenha experiência em fazer o molho de tomate dá pra usar o pronto, comprado em supermercado, mas vale lembrar que o feito na hora acrescenta um sabor especial ao prato.
  • O azeite pode facilmente ser substituído por óleo.
  • O queijo ralado não é imprescindível, mas deixa o prato mais saboroso.

Como o macarrão pode ser usado na escola?

Por meio do macarrão podemos ver um ótimo exemplo de como a evolução das técnicas de preservação dos alimentos alteraram a relação da humanidade com alguns ingredientes. Apesar do macarrão já existir no ocidente desde o século IX, ele só começa a se popularizar durante o século XII graças a descoberta do método de secagem, que aumentava sua durabilidade.

A história do macarrão também nos demonstra a importância do comércio e transporte para a disseminação da informação no mundo antigamente, assim como seu impacto na culinária e cultura de um povo. Apesar de os chineses já dominarem a criação do macarrão desde 3000 a.C. tal fato se tornou conhecido no ocidente muitos anos depois disso, graças as evolução dos meios de transporte e a ação dos mercadores. Também vale ressaltar que foi por meio das trocas comerciais e os conflitos históricos com os povos árabes que foi possível para os italianos aprender e aperfeiçoar macarrão.

Por final o macarrão acaba sendo uma herança cultural que faz parte da história de nosso país. Isso se deve ao fato de que sua popularização no Brasil está intimamente ligada a entrada de populações de migrantes vindos da Itália entre os anos de 1870 e 1960, que trouxeram consigo sua culinária, contribuindo assim com o enriquecendo de nossa cultura.

Obrigado por ler o nosso post sobre macarrão

Por hoje é isso. Muito obrigado por nos acompanhar por essa jornada pela história do macarrão, espero você aqui no demonstre para mais posts culinários.

As melhores receitas da internet!

Se você chegou até aqui e quer aproveitar ainda mais a chance de aprender as melhores receitas da internet, aproveite esta oportunidade para ler ainda mais de nossos artigos aqui no Bons de Garfo aprenda tudo sobre os melhores temperos e faça os pratos que vão deixar toda sua família babando.

Leave A Reply

Your email address will not be published.