Como fazer pato a francesa

0

Pato à francesa é uma das receitas mais tradicionais e famosas da culinária européia, berço da culinária ocidental. Esse prato que pode parecer bastante complicado, e o pato em alguns lugares sendo até considerado um produto exótico, é na verdade muito fácil de ser reproduzido e você pode ter esse clássico da França em sua casa na mesa de jantar. 

Venha aprender conosco o que é o pato à francesa, ou pato ao molho laranja, algumas curiosidades e como preparar a receita. 

Qual a origem do Pato a Francesa?

Ironicamente, pesquisadores e especialistas apontam que a receita do pato à francesa teve sua origem na Itália! Mas calma, essa contradição tem um porquê. Os mesmos pesquisadores identificaram que embora a receita tenha nascido na Itália muito em breve foi levada para a França, e somente na França é que se tornou realmente popular.

Qual a origem do Pato a Francesa?
Saiba qual a origem. Fonte/Reprodução: original.

Esse êxodo da receita aconteceu devido ao casal Catarina de Médici e Henrique II, rei da França. Catarina que era italiana ao se casar com o rei francês levou para o país todos seus serviçais, inclusive seus cozinheiros. E os cozinheiros por sua vez levaram suas receitas, entre elas o pato com molho de laranja. 

Outro fato curioso sobre o nome da receita, pato à francesa, é que não só o prato não foi criado na França, mas como também não era feito com patos! Essa contradição também tem uma explicação. Tanto no território italiano como no francês era muito mais fácil na época encontrar marrecos. Sendo assim, originalmente o “pato à francesa” era um “marreco ao molho de laranja”. Curioso, não? 

Quais os ingredientes necessários para preparar pato a francesa?

Agora que já conhecemos bem o pato à francesa, vamos aprender quais os ingredientes da receita! 

  • 1 pato cortado nas juntas (aprox. 1,5 kg);
  • 1 cebola média cortada em cubo;
  • 4 dentes de alho cortados em cubo;
  • 2 cenouras grandes;
  • 3 tomates maduros pelados;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Suco de 3 ou 4 laranjas.

Procure tanto a proteína como os legumes em lugares de boa procedência para que sua receita tenha ingredientes bem fresquinhos. 

Passo a passo para fazer o Prato a Francesa

Após adquirir todos os ingredientes do pato à francesa vamos colocar a mão na massa e fazer o passo a passo. 

  • Tempere o pato pelo menos duas horas antes do preparo;
  • Em uma panela grande frite o pato até dourar e estar bem selado;
  • Adicione a cebola, o alho e os tomates pelados refogando tudo muito bem;
  • Em um liquidificador bata o suco das laranjas com cenoura;
  • Adicione a mistura de laranja e cenoura ao pato e deixe cozinhando;
  • Repare no ponto do molho que deve ser espesso mas abundante. Caso julgue necessário acrescente mais suco de laranja e cenoura;
  • Cozinhe bem até o pato estar bastante macio e termine as últimas pintadas de sal, pimenta ou tempero.

E está pronto o seu pato à francesa! Com um molho de laranja delicioso super elegante e com sabores marcantes.

Qual o tempo de preparo e cozimento deste prato?

Embora seja uma receita deliciosa, o pato à francesa tem um preparo que requer muita atenção.

Qual o tempo de preparo e cozimento deste prato?
Tempo de preparo. Fonte/Reprodução: original.

Todo o processo pode demorar bastante, cerca de até 2 horas ou 2 horas e meia para o pato estar bem cozido e o molho estar no ponto correto. 

Como deve ser servido o pato a francesa?

O pato à francesa vai muito bem com um arroz branco ou farofa. O pato deve ser servido em pedaços e com bastante molho para dar sabor ao prato. 

Existem variações do pato a francesa? Quais são elas?

Embora a receita do pato à francesa seja bastante tradicional, ela pode ser modificada de acordo com a conveniência e gosto do cozinheiro ou de quem irá comer o prato. Entre as modificações mais comuns estão adicionar batatas cozidas no prato, o pato ser assado inteiro e a adição de vinho branco no molho para trazer acidez ao prato. 

Mas tudo isso depende apenas dos seus gostos e paladar. Esteja livre para testar e procurar adaptar a receita para o que é melhor para você e sua família!

Leave a comment