Conheça 2 receitas da culinária da Arménia mencionadas por Fiuk

0

 

 

Nesta madrugada da  quarta feira dia 17  depois da eliminação do Big Brother Brasil  21, os brothers conversavam sobre a festa do líder. Fiuk revelou que já havia feito pedidos sobre as comidas que queria em sua comemoração. Ele disse que seus pedidos foram comida brasileira, italiana e armênia. Ao comentar isso recebeu algumas perguntas a respeito de como seria a comida armênia.

A culinária armênia se refere aos pratos típicos do país Armênia, encaixado nas montanhas do Cáucaso. Ela é baseada em carnes e produtos derivados do leite, mas com uma rica cultura de vegetais, incluindo frutas, nozes e ervas aromáticas, o uso de picles é comum e, em vez de arroz, usa-se principalmente o trigo partido. 

 

Bem diferente da culinária brasileira, os pratos armênios podem ser comparados com a comida arabe, tendo apenas alguns traços diferentes. Alguns exemplos de pratos típicos são Tolma, Gata, Köfte e Plov. O curioso é que o Fiuk tentou reproduzir esses pratos dentro do Big Brother Brasil 21 e acabou sedo um desastre, mas para você que quer fazer da forma correta confira a receita abaixo.

 

Eetch

 

Eetch é um acompanhamento tradicional armênio, salada ou pasta, semelhante ao tabule. feito principalmente de bulgur.

INGREDIENTES

 

  • 1 cebola grande
  • 1/2 pimentão verde
  • 1/2 pimentão verde
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate
  • 2 limões
  • 1 colher de sopa de colorau páprica
  • Sal e pimenta
  • Uma taça com capacidade para 1/4 litro contendo bulgur fino
  • Um copo com uma capacidade de 130 ml contendo salsa picada

 

MODO DE PREPARO

 

  1. Pique a cebola e os pimentões em um pequeno dado ou pulse-os em um processador de alimentos.
  2. Aqueça o óleo em uma panela grande em fogo médio e acrescente os legumes em cubos.
  3. Reduza o fogo para médio-baixo e refogue 5-10 minutos até que os legumes estejam macios.
  4. Adicione a lata de molho de tomate, o extrato de tomate e o suco dos 2 limões.Encha a lata de tomate com água e acrescente à panela.
  5. Deixe ferver e adicione a páprica, sal e pimenta.
  6. Adicione o bulgur, retire do fogo, cubra a panela e deixe descansar até que seja absorvido e o bulgur esteja macio (cerca de 0,5 hora).
  7. Junte a salsa picada.
  8. Pode ser comido imediatamente, dentro de algumas horas, ou refrigerar e comer mais tarde.

 

O Eetch pode ser consumido em temperatura ambiente ou quente. Sua cor vermelha típica é derivada de tomates triturados ou em purê.

 

Baklava

 

Baklava é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistache, avelãs e sementes de sésamo, papoila ou outros grãos.

INGREDIENTES

 

  •  1 unidade de massa filo
  •  4 xícaras de nozes picadas
  •  ½ xícara de manteiga sem sal derretida
  •  1 colher de chá de canela

 

Para a calda doce:

 

  •  2 xícaras de mel (600 gramas)
  •  ½ xícara de água (120 mililitros)
  •  ½ xícara de açúcar refinado
  •  ½ xícara de manteiga sem sal
  •  1 colher de sopa de essência de baunilha

 

MODO DE PREPARO

 

  1. O primeiro passo para preparar é misturar as nozes com a canela. Depois abra a massa filo, corte a metade e reserve uma das metades na embalagem, para que não seque.
  2. Sobreponha 6 camadas de massa filo da seguinte forma: um tabuleiro de forno untado coloque uma folha de massa e pincele com manteiga derretida; sobreponha duas folhas e pincele com manteiga, repita novamente com duas e termine com uma única folha de massa, também untada.
  3. Continue montando a baklava espalhando sobre a massa metade da mistura de nozes e canela. Cubra com uma nova folha de massa filo, pincele manteiga, sobreponha mais duas folhas, pincele manteiga e espalhe a mistura de nozes e canela.
  4. Termine com uma folha untada e, sobre ela, acrescente 3 pares de folhas untadas, de forma a conseguir uma camada com 7 folhas no total. Certifique-se de que a última folha está bem untada de manteiga e, com uma faca afiada, faça cortes diagonais na baklava, até ao fundo.
  5. Leve a baklava a assar no forno preaquecido a 160ºC-170ºC por 40-45 minutos, ou até ficar com uma cor âmbar.
  6. Enquanto isso, prepare a calda: leve ao fogo médio uma panela com os ingredientes respetivos, espere ferver e baixe o fogo. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando, até a mistura reduzir e se tornar ligeiramente espessa.
  7. Quando a baklava estiver assada, existem duas coisas que você pode fazer: imediatamente regar a baklava com a calda e deixar repousar por 1 hora antes de servir; ou esperar que a baklava esfrie para, no momento de servir, regar com a calda.

 

Se você gostou das receitas siga nossa pagina e deixe seu comentário, vamos amar saber se diferente do Fiuk suas receitas deram certo.

 

Equipe Bons de Garfo

 

Se você gostou e quer ficar por dentro dessa e outras noticias, siga nossa pagina e deixe seu comentário, estaremos sempre atentos e inovando para que as melhores noticias e receitas do momento cheguem quentinhas para você, não deixe de compartilhar com seus amigos para que todos estejam por dentro.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.