Conheça a receita de pato bêbado e os melhores acompanhamentos

0

Você já conhece a receita de pato bêbado originária do Paraná? Caso não, então leia o artigo hoje para aprender esse preparo com a gente! O pato bêbado leva esse nome não por acaso, a receita mistura um casamento bastante tradicional no mundo da culinária: a da proteína animal com algum tipo de bebida alcoólica. 

Para aqueles que não estão acostumados a receitas mais complexas esse tipo de combinação pode parecer realmente assustadora e bastante exótica, mas na verdade misturar carne com cervejas, conhaque ou até mesmo vinho é algo que funciona e deixa a refeição com sabores mais complexos. Mas aqui vamos conhecer a receita de pato bêbado, uma criação de um comerciante paranaense muito criativo! 

De qual região surgiu a receita de pato bêbado?

Como comentamos, a receita de pato bêbado nasceu no estado do Paraná, mais precisamente da cabeça de um comerciante chamado seu Laudecir. O seu Laudecir lembrava-se das dicas valiosas de seus pais sobre abater animais. E segundo o costume antigo era bom dar cachaça aos animais antes de levá-los para o abate. Assim a carne do bichinho ficava mais macia e suculenta. 

Lembrando-se deste antigo ensinamento o seu Laudecir teve a grande ideia de criar o pato bêbado, uma receita que leva inúmeras bebidas alcoólicas diferentes com a proteína do pato. 

De qual região surgiu a receita de pato bêbado?
Qual a origem da receita. Fonte/Reprodução: original.

O que é bastante interessante, pois a carne do pato é realmente um pouco mais fibrosa que a das galinhas que comemos mais frequentemente. E realmente marinar o pato em uma bebida forte pode ajudar bastante a deixar a carne mais saborosa. 

E o seu Laudecir não economizou no álcool ao preparar a receita de pato bêbado! Pois o prato leva não apenas cachaça, como ensinava os pais do senhor Laudecir, mas também cerveja preta, conhaque e vinho.

Mas todas essas bebidas são combinadas de modo inteligente para que o pato fique muitíssimo saboroso e suculento. Venha conhecer! 

Quais ingredientes para o preparo de pato bêbado?

Para preparar a sua receita de pato bêbado você irá precisar de alguns ingredientes. Vamos à nossa lista de compras! 

  • 1 pato ou carne de pato de aproximadamente 2 kg;
  • Óleo;
  • Cebola picada;
  • Alho a gosto;
  • 3 tomates;
  • Manjericão roxo a gosto;
  • Meio litro de vinho branco (ao utilizar na culinária o vinho deve sempre ser seco, sem exceção);
  • 1 dose de cachaça (aproximadamente 90 ml);
  • 1 dose de conhaque;
  • 1 copo de cerveja preta (aproximadamente 200 ml);
  • Suco de duas laranjas;
  • Suco de dois limões;
  • Salsinha a gosto.

Com estes simples ingredientes bastante acessíveis você pode reproduzir sua própria receita de pato bêbado. 

Como preparar o pato bêbado?

Preparar o pato bêbado é ainda mais simples! Basta deixar o óleo fervendo em uma panela e após o óleo estar bastante quente acrescente o pato até fritar e dourar muito bem. Com o pato dourado basta adicionar os outros ingredientes que irão temperar o prato como alho, cebola e depois de alguns minutos os tomates. 

Deixe tudo refogar bem e adicione o vinho, a cachaça e o conhaque. Após o álcool ferver bem e ficar apenas o aroma das bebidas já pode desligar o fogo! Já o molho do pato é preparado à parte com o manjericão roxo, o suco dos limões e laranja e a cerveja preta. 

Misture tudo em um só molho e após o frango estar pronto o sirva com esse molho com base de cerveja preta. Caso você queira marinar o pato antes de preparar a receita de pato bêbado, pode fazer com vinho, conhaque e cachaça. Basta apenas adicionar no recipiente onde estará o pato e deixar por um dia ou algumas horas na geladeira.

Terminado tudo basta servir o pato bêbado com seu molho e um pouco de salsinha por cima. Uma delícia, não é? 

Quais acompanhamentos ideais para pato bêbado? 

Como acompanhamento, segundo o próprio seu Laudecir, o pato bêbado combina muito bem com uma polenta. Mas sempre pode ficar ao gosto de quem irá reproduzir a receita de pato bêbado, e neste caso você pode ter acesso a inúmeras receitas de deliciosos acompanhamentos no site bons de garfo, onde há as melhores receitas dos pratos mais deliciosos! 

Gostou da receita de pato bêbado? De fato ela parece deliciosa, e com um nome peculiar desses faz gosto prepará-la! 

Leave a comment