O Rio de Janeiro não é conhecido apenas por suas praias e paisagens belíssimas, mas também por sua culinária típica com pratos clássicos como o famoso picadinho carioca! O picadinho carioca é um prato tão famoso e tão popular que atravessou as fronteiras da capital e do estado do Rio de Janeiro e hoje é preparado no país inteiro!
O que é o Picadinho carioca e como a carne é preparada?
O picadinho carioca é um típico picadinho de carne, mas recebe esse nome pois uma receita desse picadinho foi muito popular no Rio de Janeiro em festas boêmias que terminavam praticamente de manhã. Já que geralmente as pessoas que participavam dessas festas e bailes estavam bastante cansadas, antes de irem embora a casa noturna oferecia um picadinho de carne com alguns legumes.
Esse picadinho de carne foi o que ficou conhecido como picadinho carioca. Essa mistura é o que se chama de comida de “substância”, ou seja, que enche a barriga, dá muita saciedade e vigor. Ideal para quem passou a noite toda dançando, não é?
Qual é a carne que é usada no picadinho carioca?
O preparo original do picadinho carioca utilizava carne filé mignon. Há algumas vantagens desse corte, ele é rápido de ser preparado já que é muito macio, além de fácil de ser comido devido a mesma característica. Porém hoje em dia ele está muito caro, e para contornar esse empecilho e trazer mais variedade para a receita ela se popularizou com outras proteínas.
Podemos fazer um picadinho de carne com fraldinha, coxão duro, coxão mole, lagarto e qualquer corte de carne bovina que você quiser. Só é necessário prestar atenção no tempo de cocção já que diferentes cortes têm diferentes tempos de cozimento.
O que é usado para temperar a carne?
A carne de um picadinho carioca deve ser bem temperada. Sal a gosto, louro, alho e pimenta preta são ótimos para temperar a carne que será utilizada para o picadinho.
Receita do Picadinho Carioca
Vamos agora conhecer uma receita de um tradicional picadinho carioca para que você possa reproduzir esse prato simples, mas muito saboroso em casa!
Ingredientes
Use a receita a rigor ou como guia adaptando-a para o que ficar mais adequado ao seu paladar ou situação!
- 1 Kg Fraldinha em cubos;
- 1 cebola grande picada;
- Alho picado a gosto;
- 2 cenouras em cubinhos;
- 3 tomates pelados picados;
- 350 ml cerveja clara ou escura ou vinho seco;
- 1 colher de sopa de molho inglês;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- Tempero verde a gosto;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Embora na receita que mostramos seja utilizada a fraldinha, fique à vontade para utilizar qualquer carne de sua preferência
Passo a passo
O picadinho carioca depende bastante do tipo de carne utilizada na receita, então não podemos aqui estipular um tempo inflexível de preparo. Porém tente se basear na carne que vai utilizar, calcule e verifique o ponto da carne para saber se ela já está cozida ou não. Mas vamos ao passo a passo da nossa receita!
- Em uma panela com azeite bem quente, coloque a carne picada para ser selada;
- Depois de selada, retire a carne e refogue a cebola, alho, tomate e cenoura;
- Cozinhe por aproximadamente 5 minutos, sempre mexendo bem;
- Passado os minutos adicione a carne aos legumes;
- Tempere com sal, adicione molho inglês e a cerveja preta;
- Lembre-se de reduzir muito bem o álcool da cerveja, mas cuidado para o prato não ficar seco;
- Após reduzido o álcool e todos os ingredientes estarem bem cozidos, adicione o tempero.
Viu como é fácil? Assim você terá um excelente picadinho em casa! Aproveite nossa receita e faça para toda família.
Quais os acompanhamentos típicos do picadinho carioca?
O picadinho carioca é uma receita muito versátil que pode ser combinada com outros inúmeros ingredientes e pratos. O mais tradicional é o arroz branco, mas pode ser combinado com qualquer grão ou até vinagrete. Outro acompanhamento clássico do picadinho carioca é um ovo frito.
Qual o tempo de preparo do picadinho carioca?
Caso o picadinho carioca seja feito com uma carne macia como o filé mignon, contra filé, fraldinha e outros cortes menos fibrosos, ele estará pronto bem rápido, em cerca de 25 minutos ou meia hora. Mas caso seja feito com carnes mais firmes o tempo poderá variar, sempre de acordo com o corte.
Qual a temperatura ideal para servir o picadinho carioca?
É muito importante que o picadinho carioca seja servido quente. Já que por conter um pouco de gordura o prato não fica nada bom quando está frio.
A receita serve quantas pessoas bem?
A receita que propomos serve até 4 pessoas, uma receita ideal para um almoço ou jantar em família!
Não deixe de aproveitar nossas dicas e faça um delicioso picadinho carioca em sua casa sendo sensação entre familiares e amigos!
Respostas de 2