A receita de pato caipira é um prato claramente típico de nosso país. Ele é delicioso e possui um sabor único, não é à toa que podemos chamá-lo de uma iguaria. Hoje vamos conhecer um pouco mais dessa maravilhosa receita e te ajudar a fazê-la aí da sua casa!
Qual é a melhor receita de pato caipira?
Em Minas Gerais, os patos ganharam maior fama e os mineiros têm as melhores receitas de pato, apesar de que, o pato caipira é basicamente o pato cozido em um caldo saboroso, de ervas e leguminosas frescas. Não existe muito mistério ou uma “melhor receita” para fazer, então não se preocupe na hora de fazer.
Quais são os ingredientes necessários para fazer pato caipira?
Para fazer um bom pato caipira, você vai precisar de: limão, ervas frescas ou secas (alecrim, manjericão e pimenta do reino em grãos) para temperar o pato, além de vinho branco, vinagre de maçã e cenoura para uma marinada boa. Para o refogado, cebola, alho e azeite, deixando o pato bem dourado antes de jogar água para o caldo.
Contudo, o pato pode também ser assado, mas ele não ficará tão suculento e tem mais chances de dar errado, já que pato é uma carne seca e dura.
Qual é o tempo de preparo do pato caipira?
Um bom pato caipira fica em uma marinada, feita com vinho branco, vinagre de maçã e sal, além de umas ervas frescas, por pelo menos 30 minutos. Então é bom começar a preparar o pato cedo, pelo menos 2 horas antes de servir, porque além de cortá-lo em pedaços, e da marinada, tem o tempo na panela de pressão.
Qual é o tempo de cozimento certo para o pato caipira ficar macio?
Normalmente, o pato caipira é feito na panela de pressão, por ser uma carne dura, se feito em panela normal ele demora o dobro do tempo, na panela de pressão é 20 minutos após pegar pressão mais 5 minutos com a tampa aberta.
Tenha certeza que o pato ficará bem macio, então se nesse tempo ele não amaciou por algum motivo, volte e deixe mais 10 minutos.
Variações de pato caipira
O Brasil é um país imenso, cada região tem sua própria gastronomia e seus pratos bem específicos, a realidade de um lugar pode ser bem diferente do outro, a temperatura ambiente pode alterar as receitas e a variedade de certos ingredientes pode mudar muito.
Com o pato caipira ganhando espaço na gastronomia brasileira, saindo de Minas Gerais, ela se adequa às regiões onde será feito. Confira abaixo algumas variações:
Pato no Tucupi
Na região Norte, há o pato no Tucupi, um prato bem regional e famoso. Tucupi é o suco extraído da mandioca brava, após ralada e espremida, uma receita indigena e milenar. A carne do pato combina bem com o sabor do tucupi e vem agraciando os nortenhos há muitos anos.
Pato com Arroz: Patada
A patada deriva da galinhada muito famosa no centro oeste, a receita diz para cozinhar o arroz no caldo do pato, no final do cozimento, junte os pedaços de pato já cozidos para assim finalizar a preparação.
Magret de Pato
O Magret de pato nada mais é que peito de pato assado na frigideira como se fosse um filé bovino, ou seja, em fogo baixo e sendo regado constantemente por manteiga, pois a carne do pato é seca, se cozinhar rápido demais fica duro e cru.
O pato caipira vem ganhando o Brasil com sua simplicidade e sabor incríveis, disso não podemos negar. Então corra logo e prepare essa receita maravilhosa do seu jeito, o importante no final, sempre será o sabor.
Uma resposta