Doce de goiaba e a goiabada: qual a diferença? E 2 receitas maravilhosas!

0

O doce de goiaba e a goiabada são duas sobremesas muito tradicionais do Brasil, já que a goiaba daqui pertinho, amazona colombiana, e aqui que começaram a maioria dos doces de frutas. Abaixo, saiba a diferença entre essas duas sobremesas e 2 receitas maravilhosas!

O que é um doce de goiaba e a goiabada?

Um doce de fruta é normalmente feito com açúcar de cana, já que se aquecido á altas temperaturas, ele derrete e fica como um caramelo, isso junto da frutose das frutas, vira um doce cremoso e duro. Mas, dependendo do modo como é feito, o doce pode ficar mais duro ou mais cremoso.

O que é um doce de goiaba e a goiabada?
Goiaba e seu doce. Fonte/Reprodução: original.

Não ia ser diferente com a goiaba, que tem dois modos muito interessantes de serem feitos os seus: doce de goiaba e a goiabada.

Mas não deve confundir com a geleia de frutas, pois em geleias o açúcar é bem menor e tem também algum agente geleificante para poder conferir a geleia a consistência que tem, que em sua maioria pode ser maçã ou o limão. O que não impede de adicionar um desses ingredientes em uma goiabada, por exemplo.

Quais as diferenças entre o doce de goiaba e a goiabada?

As diferenças são bem distintas e podem ser resumidas ao modo de fazer. O doce de goiaba é feito sem as sementes e corta a goiabada em cubinhos, junta isso á açúcar e aí que acontece a cocção do doce de goiaba. Mais cremoso e com pedaçinhos da fruta.

A goiabada é feita com a polpa de suco da goiaba, só que com menos água e mais líquida, junta-se ao açúcar e já tem uma cremosidade daí, mas ela costuma ficar mais grossa e com um sabor mais forte. Essa chega mais perto da famosa goiabada cascão mineira.

Receita de doce de goiaba

O doce de goiaba foi um dos primeiros doces a serem feitos no Brasil, desde a época do Brasil Colônia que ele era feito e boa parte da produção ainda é feito do mesmo: em um tacho de cobre e fogo á lenha. A receita não podia ser mais simples: açúcar e goiaba na proporção de 1 para 1. Veja abaixo o jeito tradicional de fazer.

Agora vamos aos ingredientes.

Ingredientes da receita

Vamos aos ingredientes:

  • 500g de goiaba;
  • 500g de açúcar.

Você pode usar açúcar demerara ou mascavo, sem problemas, mas tem de ser açúcar.

Passo a passo da receita

Vamos ao passo a passo:

1 – Corte as goiabas e retire as sementes com uma colher, pique o resto em cubinhos do tamanho que preferir.

2 – Coloque o açúcar e a goiaba picada em uma panela em fogo baixo, quando derreter tudo, mexa bem e deixe cozinhar dar o ponto que preferir. Quanto mais tempo deixar no fogo, mais grosso vai ficar.

Sirva gelado e mantenha em temperatura ambiente.

Receita da goiabada

Com o tempo, outras versões de como se fazer doce de frutas foi acontecendo. Essa é uma delas que leva a polpa da fruta, um suco concentrado da fruta, com bem menos água e bem mais forte. 

Ingredientes da receita

Vamos aos ingredientes:

  • 500g de polpa de goiaba;
  • 500g de açúcar.

Você pode usar açúcar demerara ou mascavo, sem problemas, mas tem de ser açúcar. Se quiser que ela fique mais geleificada, adicione 50ml de suco de maçã ou de limão

Passo a passo da receita

Vamos ao passo a passo:

1 – Ao colocar na panela, misture bem e ligue o fogo.

2 – Continue mexendo até começar a engrossar então deixe parado até endurecer.

Sirva gelado e mantenha na geladeira. Esse fica ótimo com queijos duros mineiros!

goiabada
Uma goiabada delicia! Fonte/Reprodução: original.

Bom agora que sabe as diferenças entre o doce de goiaba e a goiabada, que tal tentar fazer em casa? Há várias versões e coisas que podem ser adicionadas para dar sabor! Pode até ganhar um bom dinheiro com esse doce!

Leave A Reply

Your email address will not be published.