História do doce de leite e 2 receitas incríveis

1

O doce de leite é um dos doces mais consumidos no Brasil, por ser simples de se fazer, apenas 2 ingredientes, basicamente, ele conquista todo mundo e tem para todos os gostos, desde empelotado até lisinho. Vamos aqui contar um pouco de sua história e apresentar duas receitas incríveis!

Breve história

Um doce tão popular e famoso como o doce de leite teria de ter uma origem bem disputada, o certo é que foi sem dúvidas aqui na América do Sul, mas qual o país que mantêm o título de inventor do doce de leite ainda é uma briga. Os países que mais disputam o prêmio são: Brasil, Argentina e Uruguai. 

Breve história do doce de leite
Um pouco de doce de leite. Fonte/Reprodução: original.

Seja como for, sabemos que foi basicamente um acidente: alguém deixou tempo demais o leite no fogo com açúcar,  no lugar de queimar, acabou criando um caramelo cremoso e delicioso, e assim se espalhou pelo mundo. Outra coisa que pode-se afirmar, é que ele foi feito na época de grande produção de açúcar do século XV e XVI.

Lenda do doce de leite argentino

Conta-se na Argentina que, no ano de 1829, nessa época uma paz estaria selada entre o governador Juan Manuel de Rosas e o seu inimigo político Juan Lavalle. O governador levou Lavalle para a fazenda para uma conversa mais tranquila. Lá, na hora do chá, a criada de esqueceu o leite no fogo com o açúcar. 

Quando ela foi ver, a mistura tinha se tornado um creme amarronzado e doce. Manuel ofereceu para Lavalle e o sabor do doce de leite ajudou á selar a paz. Uma lenda bem interessante, mas sem comprovações reais.

Variações do doce de leite

As variações do doce de leite são regionais, depende bastante do leite da vaca e seu teor de gordura, dependendo da raça pode mudar. O nome também muda com a região que é feito.

Na Argentina, as marcas mais populares são La Serenísima e Gándara. Já na Venezuela, o doce é tradicionalmente feito na cidade de Coro, onde é vendido puro ou com chocolate. No Uruguai, país produtor de excelentes produtos de leite, as marcas tradicionais são: o Conaprole, La Pataia, Los Nietitos, Ricoleso e Majar.

No México, ele é chamado de cajeta, pois é vendido em pequenas caixas de madeira. Além disso, o doce de leite lá é feito com metade de leite de vaca e metade de leite de cabra. Nos Estados Unidos, só ganhou fama devido à Haagen-Dazs, que em 1997 criou um sabor de sorvete de doce de leite, hoje é o terceiro sabor mais vendido.

Indústria do doce de leite

Saiba que para fazer doce de leite em larga escala, é preciso seguir algumas regras bem básicas e que devem ser seriamente seguidas.

Indústria do doce de leite
No pote. Fonte/Reprodução: original.

Algumas listadas á seguir:

  • O doce de leite deve ser fabricado com matérias primas de boas procedências, isentas de matéria terrosa, parasitas, e em perfeito estado de conservação; 
  • O leite empregado deve apresentar-se normal e fresco;
  • No preparo do produto, o leite deve entrar na proporção mínima de três partes de leite para uma de açúcar;
  • Não pode conter substâncias estranhas à sua composição normal.

Se esta pensando em adicionar alguns produtos para dar sabor ao doce de leite, preste bem atenção á lista de possibilidades:

  • Cacau; 
  • Amendoim; 
  • Coco; 
  • Castanha-do-Pará; 
  • Outras substâncias alimentícias que caracterizem o produto.

Além disso, deve saber que é proibido adicionar ao doce de leite gorduras estranhas, geleificantes ou outras substâncias, com exceção do bicarbonato de sódio em quantidade estritamente necessária para a redução parcial da acidez do leite, caso esse apresente acidez alta.

Receita de doce de leite da cidade de Moeda, MG

Essa receita de doce de leite é uma das mais tradicionais mineiras. Ela rende 2 kg.

Ingredientes dessa receita

Vamos aos ingredientes:

  • 5 litros de leite;
  • 1 kg de açúcar;
  • 20g de bicarbonato de sódio.

Simples e direta, para não errar.

Passo a passo dessa receita

Vamos ao passo a passo:

1 – Junte tudo e vá mexendo até dar o ponto.

Viu como é prática?

Receita de doce de leite comum

Essa receita é mais comum, tanto que é em menor quantidade. Essa rende 600g.

Ingredientes dessa receita

Vamos aos ingredientes:

  • 800ml de leite;
  • 250g de açúcar;
  • 5g de bicarbonato de sódio.

Simples e direta, uma proporção diferente.

Passo a passo dessa receita

Vamos ao passo a passo:

1 – Junte tudo e leve ao fogo alto até o açúcar derreter, depois, baixe o fogo e fique mexendo até dar o ponto, cerca de 1 hora.

Mais uma receita para você se deliciar.

Um bom doce de leite é aquele que melhor mata sua fome, então, aproveite e faça as duas receitas e nos conte qual você achou melhor!

Show Comments (1)