História do queijo: origem e curiosidades

História do queijo: origem e curiosidades

Ah, o queijo. Acho que é um dos ingredientes mais bem recebidos do mundo, a história do queijo nos mostra que ele está presente nas culturas de diversos países, faz parte da história da gastronomia. Venha conosco, conhecer um pouco sobre a história do queijo, sua origem e algumas curiosidades.

A história do queijo

A história do queijo é longa e antiga, vem desde os tempos que o homem passou de caçador para criador de animais, há quase 8 mil anos. Quando começaram a criar bovinos e caprinos, houve também a descoberta do leite e tiveram de descobrir meios de conservar o leite, já que ele coalhava e às vezes estragava. 

Muitos antes do queijo, veio a coalhada, que é o leite antes de virar queijo. Até hoje, a coalhada é muito consumida. Mas precisavam algo mais substancioso, digamos assim, então técnicas foram testadas e, por fim, na época dos antigos egípcios, o queijo nasceu.

A história do queijo
Antiga produção de queijo em Roma. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Na Europa, a história do queijo começa na antiga Grécia, onde o leite de caprinos e ovinos era usado. Depois, foi introduzido em Roma onde era usado como alimento altamente nutritivo em jantares importantes e como ração nutritiva para atletas e soldados. 

Com a Ascensão do Império Romano, o queijo disseminou-se pela Europa, e após a queda do Império Romano, a produção de queijo ficou por intermédio da Igreja e os monastérios eram responsáveis pela produção de vários tipos de queijo, como esses monastérios ficavam a maioria na França, é lá que até hoje, vários queijos maravilhosos são produzidos.

Primeira receita de queijo escrita

No ano 60 d.C., um rapaz chamado Lúcio Júnior Moderato, de nome artístico Columela,  escreveu um livro sobre as etapas de queijo. Ele já era conhecido pelas suas obras sobre agronomia, e uma coisa levou a outra quando começou a estudar sobre queijos. 

Primeira receita de queijo escrita
Primeira receita escrita. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

No livro, ele aconselhava dever se colocar leite no estômago de bezerros e com uma pequena perfuração, retirar todo o soro. Logo após isso, a massa era prensada com uma prensa de pedras. Ela ressaltava a importância do sal, tanto para dar sabor como para conservação. 

Como era na época do império romano, cada lugar que fazia o queijo, fazia do seu estilo e com o leite da sua preferência, então, dessa forma, foi quando a história do queijo na Europa começou, dando origem á vários queijos, destes, alguns são produzidos até hoje.

A nobreza do queijo

Na França, mais precisamente, no mercado de Paris, queijos eram comercializados aos montes. De todos os tipos e sabores, porém alguns eram mais marcantes, como o “fromage d’Auvergne”, “fromage” forte de Milão, “fromage de Brie” eram os mais vendidos.

Um pouco antes de explodir a revolução francesa, estimava-se que o consumo de queijo per capita em Paris era de 3kg por pessoa por ano. Enquanto isso, na Inglaterra, a rainha Elizabeth I, fazia propaganda dos queijos Cottage, do Stilton e do Cheshire, fabricados lá desde o século III.

A revolução na história do queijo

Um fato que deu grande salto na produção do queijo, também tem a ver com o leite, foi a invenção da Pasteurização, em 1857. O químico e biólogo francês Louis Pasteur, descobriu um método de limpar um líquido através da manutenção térmica dele. No início, ela foi desenvolvida para o vinho, mas ao passar do tempo, ela foi usada para o leite, em 1880.

A revolução na história do queijo
O químico e biólogo francês Louis Pasteur. Fonte/Reprodução: original.

Com o avanço da produção de queijo nas fábricas, a coleta de leite foi ficando mais organizada com os produtores locais, e entre 1900 e 1925, abriam cada vez mais fábricas de queijo na França e pela Europa afora. Assim como as máquinas de ordenha que foram sendo lançadas e automatizadas.

Com o avanço da tecnologia automobilística, a produção de queijo ganhou muito, pois assim era mais rápido o transporte do leite para as fábricas. Foram surgindo cada vez mais lojas comerciais, como:

  • Laughing Cow (1921);
  • Bleu de Bresse (1950); 
  • Caprice des Dieux (1956); 
  • Boursin (1963);
  • Kiri (1966).

Alguns queijos foram ganhando selos de qualidade com o tempo, feitos de leite cru, como:

  • Roquefort,  o primeiro a obter este Selo de Qualidade, em 26 de julho de 1925;
  • Depois o Saint-Nectaire (1955);
  • Cantal (1956);
  • o Comté e o Reblochon (1958).

A história do queijo é atualizada diariamente com novas receitas e fórmulas, de vários tipos e de várias formas, o que importa é o amor que humanidade tem pelo queijo.

Curiosidades sobre queijo

Se ainda tem alguma dúvida sobre a história do queijo, aqui vai mais umas para sabermos mais sobre essa maravilha da gastronomia.

Um queijo pode ser feito de qualquer leite 

Seja leite de mamíferos, qualquer leite pode se fazer um queijo.

Um queijo pode ser feito de qualquer leite 
Leite de vaca. Fonte/Reprodução: original.

Na Suécia, há um exclusivo e raro queijo feito com leite de alce, tão exclusivo que o kg dele custa 980 euros.

Produção mundial de queijo

A produção mundial de queijo é de 22 bilhões por ano, tendo o EUA como país que mais produz queijo, seguido pela Alemanha.

Qual o queijo mais caro do mundo?

O queijo mais caro do mundo é o Frome Cheese Platter, Inglaterra, que meio quilo dele pode chegar a custar 3 dólares. Ele é tão exclusivo que harmoniza com caviar, trufas e folha de ouro.

Qual o maior queijo do mundo?

O maior queijo do mundo foi produzido aqui no Brasil na cidade de Ipanema, Minas Gerais, ele pesou 2453 kg, junto dele foi produzido o maior doce de leite do mundo também, com 873 kg na produção. 

A França é o país do queijo

Com mais tipos de queijo que dias do ano, a França é o país com mais tipos de queijo do mundo, com mais de 500 tipos de queijo. Sendo o Camembert como o mais famoso de todos.

Qual o melhor queijo do mundo?

Neste ano, em uma seleção de mais de 50 queijos, um queijo brasileiro foi considerado o melhor queijo de todos: o queijo minas artesanal da serra de Canastra.

Qual o melhor queijo do mundo?
Queijo da serra de Canastra. Fonte/Reprodução: original.

Deixou para trás famosos como o pecorino sardo e gana padano.

Agora que sabe um pouco sobre a história do queijo, espero que esse texto tenha elucidado algumas dúvidas e iluminado mais sobre esse ingrediente tão majestoso e amado que é o queijo.

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de Dietas

Receba suas receitas por whatsapp