Origem do leite condensado: um ingrediente amado pelos brasileiros

4

Vamos descobrir hoje sobre a origem do leite condensado, pois, é impossível imaginar a confeitaria brasileira sem o leite condensado, muitas receitas tradicionais da confeitaria no Brasil foram feitas usando como base o leite condensado, inspiração até hoje para criação de novos pratos. 

O leite condensado chegou no Brasil em 1890 com a Nestlé, a empresa abriu sua primeira fábrica aqui em 1921, causando muito alvoroço e até mudou de nome, pois, de Milkmaid mudou para Leite Moça.

Qual a origem do leite condensado?

O principal ingrediente de uma receita de brigadeiro de barra de chocolate é o leite condensado. Mas qual a origem do leite condensado?

O inventor Gail Borden patenteou o método em 1856 e começou sua produção em larga escala. Contudo, só foi na Guerra Civil Americana que o leite condensado ficou popular, pois alimentava bem os soldados e os deixava cheios por mais tempo.

Leite condensado no Brasil

A origem do leite condensado no Brasil começa em 1890, trazido pela empresa suíça de Henri Nestlé, Charles e George Page. Mas só após a Segunda Guerra Mundial, que o leite condensado passou a ser mais usado nas cozinhas, antes ele era consumido puro.

Em 1921, a Nestlé abriu sua primeira fábrica aqui, o nome era Milkmaid, devido à moça na lata, mas o povo não sabia pronunciar direito esse nome e procuravam pelo “leite da moça”, então a Nestlé começou a vender o Leite Moça.

O brigadeiro foi inventado aqui no Brasil, pois em uma campanha de um Brigadeiro chamado Eduardo Gomes para presidente, em 1945, as suas eleitoras misturaram chocolate ao leite condensado para vender o doce e arrecadar fundos para a campanha. O Eduardo Gomes perdeu, contudo, o doce ficou popular e até hoje é feito em todo o Brasil.

Qual a diferença entre leite condensado e Leite Moça?

Só o nome, pois o Leite Moça é leite condensado, porém, há não muito tempo, nas cidades pequenas do Brasil, só existia leite condensado da Nestlé, então o Leite Moça e leite condensado eram sinônimos. Assim como palha de aço ser chamada de Bombril e quase todo desinfetante ser chamado de Pinho Sol.

Quais as marcas de leite condensado mais famosas no Brasil e quais suas diferenças?

Era de se esperar que o leite condensado fosse feito por outras empresas também, principalmente algumas aqui no Brasil. Vamos falar de algumas das mais famosas e de mais acesso:

Leite Moça

Considerado o melhor leite condensado do mercado, o Leite Moça foi o primeiro a ser lançado no Brasil e, talvez por isso, o povo brasileiro o ama tanto, a origem do leite condensado também tem a ver com esse fato.

Leite Moca

 Ele tem uma fórmula própria desenvolvida lá na Suíça. Ele é mais resistente ao calor e possui menos açúcar que as demais. Tem uma versão com menos açúcar e uma versão zero lactose.

Piracanjuba

Ele é produzido no estado de Goiás, aqui no Brasil. Tem uma coloração mais escura e consistência mais espessa, mal pega temperatura e o brigadeiro já dá ponto.

Possui versão light, zero lactose e semidesnatado.

Italac

O Italac é, de todos aqui citados, o mais doce. 

Portanto, se quer algo mais equilibrado, procure por outras marcas porque ele pode não agradar.

Itambé

O Itambé basicamente só perde para o Leite Moça no quesito qualidade e textura, é bem em conta se quer economizar um pouco.

Betânia

O leite condensado Betânia Semi desnatado, tem uma textura e sabor bem-parecidos com o Leite Moça, mas no fogo ele não aguenta tão bem as temperaturas altas, cria crostas de queimado bem rápido.

Benefícios do leite condensado

Apesar de todo o seu açúcar, ele possui uma quantidade enorme de carboidratos. É indicado para pessoas com alto gasto calórico, além de ser rico em potássio, cálcio e fósforo, além de auxiliar na formação óssea e contração muscular. 

Para os soldados da Guerra Civil dos Estados Unidos (1861 – 1865), foi essencial, pois era praticamente uma refeição inteira. Também ajudou bastante na Segunda Grande Guerra, fator importante para a origem do leite condensado.

Qualquer coisa em excesso faz mal, principalmente algo tão calórico como o leite condensado. 

Ficha nutricional do leite condensado

Para deixar bem claro, vamos colocar aqui a ficha nutricional de uma lata de Leite Moça (395g):

Tabela nutricional:Quantidade
Calorias (valor energético)1283.75 kcal
Carboidratos217.25 g
Proteínas27.65 g
Gorduras Totais31.60 g
Gorduras Saturadas21.73 g
Sódio355.50 mg

O leite condensado pode ser uma delícia, mas devemos consumir ele de forma consciente para não termos problemas maiores no futuro.

Leite condensado com morangos
Leite condensado com morango bom. Fonte/Reprodução: original.

Seja lá como for consumir essa maravilha de leite condensado, esperamos que esse tópico tenha ajudado você a saber mais sobre esse delicioso ingrediente. Abaixo, algumas receitas que o levam como ingrediente principal, vários brigadeiros.

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

    Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

    Show Comments (4)