Quais as diferenças entre sorbet, gelato e sorvete?

0

As diferenças entre sorbet, gelato e sorvete são um assunto que chama muita atenção, pois para muita gente é a mesma coisa, “é tudo sorvete!”, dizem os leigos. Se quer saber no que eles diferenciam, vem conosco nesse texto bem interessante.

Sobremesas geladas

Sabemos que você gosta de uma sobremesa gelada, que naqueles dias de verão super quentes, um sorvete cai muito bem. Mas também temos o sorbet, ou raspadinha, como conhecemos no Brasil. Ou até gelato italiano, sobre o qual falamos aqui.

Sobremesas geladas
Delícia refrescante. Fonte/Reprodução: original.

Então sempre foi uma procura incansável sobre um doce gelado e refrescante, principalmente em lugares que a neve e gelo nunca existiram. A geladeira foi uma invenção que permitiu que em qualquer lugar houvesse alguma sobremesa gelada.

O sorbet, gelato e sorvete são essas sobremesas geladas ideais e deliciosas, que servem tanto para dias quentes como para chuvosos, pois trazem consigo um sentimento de conforto, como se um boneco de neve abraçasse a gente em cada colherada. Mas você sabia haver diferenças sorbet, gelato e sorvete? Saiba logo a seguir.

Quais as diferenças entre sorbet, gelato e sorvete?

Antes de falarmos sobre as diferenças entre, sorbet, gelato e sorvete, vamos falar o que é cada um.

Sorbet 

Foi criado a 3 mil anos pelos chineses em que misturavam frutas com raspas de gelo (ou neve), mel e gemas. Hoje em dia, a receita mudou um pouco, mas continua a não possuir leite e pouquíssima gordura, sendo o mais saudável dos 3. Hoje em dia, a fruta congelada triturada também é conhecida como sorbet.

No Japão, eles raspam o gelo finamente e colocam xaropes de fruta junto, que também pode ser considerado um sorbet. No Brasil, a raspadinha é um tipo de sorbet, ela é basicamente suco de uma fruta congelada raspado ou triturado.

Gelato 

O gelato italiano é o sorvete mais tradicional que existe. Ele difere principalmente por ser uma mesma receita à base de leite e ovos e constar na legislação italiana com uma receita pré-fabricada e autenticada pelo governo. Apesar de ter o gelato caseiro, que aí depende da pessoa que irá fazer, contudo, ainda com uma receita tradicional.

Gelato
Gelatateria. Fonte/Reprodução: original.

Antigamente, os gelatos eram feitos com ovos crus e levava-se a mistura ao fogo. Até hoje é feito assim em alguns lugares, mas agora normalmente na maioria dos lugares são feitos com ovos pasteurizados em pó, creme de leite, leite, ovos e açúcar.

Sorvete 

O sorvete mais conhecido no mundo veio da versão americana, possui muito mais ingredientes e mais gordura, normalmente não leva ovos.

Os ingredientes: 

  • Creme de leite; 
  • Leite; 
  • Ovos;
  • Açúcar
  • Gordura vegetal;
  • Dextrose;
  • Xarope de milho; 
  • Xarope de glucose;
  • Leite em pó desnatado;
  • Mel; 
  • Fibras; 
  • Emulsificante;
  • Estabilizantes.

Para se ter ideia, porém tem como fazer sorvete caseiro, aprenda aqui neste texto.

Tabela básica com as diferenças entre sorbet, gelato e sorvete

Abaixo, uma tabela bem simples e rápida para exemplificar as diferenças entre sorbet, gelato e sorvete.

PreparaçãoGordura (%)Temperatura (°C)Nível de refrescânciaCremosidadeQuantidade de açúcar
Sorbet0 – 5-10GrandeSemPouco
Gelato6 – 12-5MédioMaiorPouco
Sorvete>10-2BaixoMédiaMuito

Agora que já sabe as diferenças entre sorbet, gelato e sorvete, escolha aquele que mais te apetece.

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

  • 10 sobremesas rápidas para a ceia de ano novo
    As sobremesas rápidas são aquelas que não demoram horas e horas na geladeira para firmar, não estou tirando o valor delas, mas como todo bom brasileiro, às vezes deixamos para cima da hora algumas coisas, e uma sobremesa fica pronta em 2 horas. Como podemos fazer sobremesas rápidas? Uma das características básicas de uma sobremesa… Leia mais: 10 sobremesas rápidas para a ceia de ano novo
  • Castanha do Pará: a castanha do Brasil
    A castanha do Pará é especial porque ela representa o Brasil no mundo afora, ao lado da castanha de caju, ela tem todo um sabor único e é muito interessante. Venha conhecer mais sobre essa delícia. Origem da Castanha do Pará A castanheira-do-pará, que é a árvore da castanha do pará, é encontrada na região… Leia mais: Castanha do Pará: a castanha do Brasil
  • Nozes: a oleaginosa favorita do norte
    As nozes são oleaginosas que não dão vontade de comer, tem uma casca dura por fora e ela é bem ácida às vezes. Mas se bem feita, pode se tornar deliciosa, principalmente em doces como brownies e tortas. Venha aprender mais sobre essa delícia! Origem das nozes A noz é um fruto da nogueira, árvore… Leia mais: Nozes: a oleaginosa favorita do norte
  • 2 receitas de buttercream maravilhosas
    O buttercream é um creme muito usado para cobrir ou rechear bolos e tortas, além de cobrir e rechear cupcakes, ele é mais usado nos Estados Unidos, Aqui no Brasil, temos a versão menos amanteigada que é o glacê real e o glacê. Origem do buttercream O Buttercream (que em francês é la crème au… Leia mais: 2 receitas de buttercream maravilhosas
  • Torta Banoffee: como fazer
    A torta banoffee é uma das tortas mais gostosas que existe, ela é a mistura deliciosa entre caramelo e banana! Venha aprender uma aqui uma receita maravilhosa! Origem da torta banoffee A torta banoffee tem sua origem na Inglaterra, por volta de 1971, pelo chef Ian Dowding, segundo seu criador, a torta banoffee é uma… Leia mais: Torta Banoffee: como fazer
  • Surpresa de Uva: como fazer
    A surpresa de uva é um dos docinhos clássicos de festa, ele sempre está em várias festas de diversos temas. Esse docinho tem um nome sugestivo porque é uma surpresa, mas todo mundo sabe que tem uva dentro. Saiba aqui mais sobre esse docinho famoso! Origem da surpresa de uva A surpresa de uva é… Leia mais: Surpresa de Uva: como fazer

Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

Leave a comment