Qual material usar como combustível no forno para seu restaurante?

Empreender não é fácil, ainda mais no ramo alimentício onde há tantas regras a serem seguidas! Contudo, vale a pena investir no melhor para o seu restaurante e por isso, hoje trouxemos um texto para falar sobre qual tipo de material é o melhor para usar como combustível para o forno!

Se você é dono de um restaurante ou se está pensando em abrir um, é importante pensar em qual será o melhor investimento para você em relação ao combustível para o forno pois esta é uma parte essencial na hora de calcular orçamento de gastos e ganhos! Confira abaixo qual é o melhor combustível para o forno do seu restaurante e as diferenças entre cada um!

Quais as diferenças entre carvão, gás e lenha?

Apesar de algumas pessoas afirmarem que há diferença, muitos restaurantes têm trocado o carvão e a lenha pelo gás e os clientes não percebem a diferença. O que realmente torna diferente o sabor da carne é a sua procedência, os temperos utilizados e a temperatura.

Quais as diferenças entre carvão gás e lenha
Fonte/Reprodução: original

Contudo, antes de escolher o tipo de combustível para o forno é importante que o dono do estabelecimento considere quais itens ele considera mais importantes.

Por exemplo, se a questão ambiental e a organização dos materiais for algo relevante para a empresa, a melhor opção seria o gás que não polui tanto e também não tem necessidade de haver um espaço de armazenamento.

Pode misturar lenha com carvão?

Não há nenhum tipo de restrição direta quanto utilizar a lenha misturada ao carvão como combustível para o forno, algumas churrascarias e pizzarias tem feito essa mistura, mas o problema é que tanto o carvão quanto a lenha produzem muita fumaça o que atrapalha bastante na hora de preparar as refeições.

Pode misturar lenha com carvão
Fonte/Reprodução: original

Alguns restaurantes nos EUA tem utilizado de uma técnica que mistura pedaços de árvores e folhas secas junto ao carvão a fim de dar aquele “toque amadeirado” na refeição.

Qual é o melhor combustível para o forno em restaurantes?

Embora a lenha e o carvão sejam amplamente utilizados como combustível para o forno, os impactos ambientais permanecem, além das dificuldades em manter estes itens dentro do estabelecimento.

Para responder a essa pergunta é necessário considerar alguns fatores como o que é melhor para o próprio restaurante, se o local possui áreas para guardar a lenha e os sacos de carvão bem como se há uma estrutura de ventilação para afastar o cheiro e a fumaça.

Sendo assim, utilizar o gás como principal combustível para o forno é a melhor opção.

Quanto tempo dura um saco de carvão?

Algumas pesquisas indicam que um saco de carvão que tenha 4 quilos pode render em um churrasco de 10 pessoas mas isso vai depender também do tipo de carne, seu tamanho e quanto tempo ela demora para cozinhar.

Contudo, salientamos que o mais importante na hora de escolher o seu combustível para o forno é avaliar quais são as opções disponíveis e qual é o investimento que você vai precisar fazer!

Ao escolher o seu combustível para o forno você deve considerar o preparo de cada refeição, se altera ou não o sabor (não há pesquisas que indicam que o sabor da carne feita sobre a lenha é diferente do sabor da carne feita em brasas de carvão, isso é questão de gosto pessoal), o tempo em que cada carne é cozida, os gastos e alterações que a empresa precisará fazer e também os equipamentos necessários para a instalação, seja do forno a gás, seja do forno a lenha ou da grelha para colocar o carvão bem como os impactos ambientais em cada decisão!

Se você gostou deste texto sobre como escolher o combustível para o forno, continue a acompanhar nossos artigos por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de Dietas

Receba suas receitas por whatsapp