Receita de Escondidinho de charque

0

Bom dia meus amores, aqui quem fala é a Sílvia e se a receita é nordestina, pode fazer por que ela é deliciosa. Hoje eu vou trazer para vocês uma receita que eu faço pelo menos uma vez por mês aqui em casa, o Escondidinho de charque é um dos melhores, ele é saboroso na medida certa e não gasta muito.

O Escondidinho de charque faz parte da nossa cultura nordestina, embora ele não seja super conhecido no resto do paśs, aqui no Nordeste não existe ninguém que não seja apaixonado por essa receita, e você vai se apaixonar também.

Vantagens do escondidinho de charque

Para mim a maior vantagem desse prato é trazer um sabor que é marcante e familiar, minha mãe fazia esse prato sempre então preparar essa delicia sempre me ajuda a manter viva a memória dela.

Receita de Escondidinho de charque
Prato com Receita de Escondidinho de charque

Mas, além disso, posso dizer que normalmente o escondidinho é uma forma econômica de aproveitar os ingredientes, ele custa pouco e rende muito, uma combinação perfeita.

E por falar em receitas que não gastam muito, vocês precisam conhecer minha receita de batatas gratinadas, vocês vão adorar essa maravilha.

Ingredientes do Escondidinho de charque

A receita de hoje conta com poucos ingredientes práticos, mas que ainda assim tem como resultado uma deliciosa sobremesa doce.

Charque:

  • 1kg de charque
  • 2 tomates maduros
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 5 ramos de salsinha
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Purê de aipim:

  • 1kg de mandioca descascada
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 pimentão verde em tiras
  • 1/2 pimentão amarelo em tiras
  • 1/2 pimentão vermelho em tiras
  • Sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de queijo coalho ralado fino

Essa receita demonstra que para fazer um doce delicioso não é necessário muito trabalho e ingredientes difíceis de serem encontrados.

Modo de preparo do Escondidinho de charque:

Eu considero essa receita um pouco desafiadora, então você pode ter alguma dificuldade, mas fique tranquila, basta seguir o meu passo a passo e vai dar tudo certo.

  1. Corte o charque em cubos para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque em uma tigela. Cubra o charque com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas. Troque a água pelo menos duas vezes durante a dessalga.
  2. Ponha o charque em uma panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo alto. Quando a panela apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Pique a cebola, o alho e a salsinha. Corte os tomates em cubos pequenos.
  3. Reserve 1/2 xícara (chá) da água do cozimento do charque. Tire o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, coloque o azeite, a cebola, uma pitada de sal e refogue até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por um minuto. Adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por dois minutos. Junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem.
  4. Pré-aqueça o forno a 240°C (temperatura alta). Corte o aipim em fatias grandes. Coloque na panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando a panela apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e transfira os pedaços para uma panela grande. Com um amassador de legumes, amasse os pedaços ainda quentes na própria panela (ou utilize um garfo). Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula por cerca de 5 minutos até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e misture a manteiga.
  5. Para a montagem, preencha potes pequenos com o charque refogado. Cubra com o purê de aipim e polvilhe com o queijo mussarela ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva imediatamente.

Depois de preparar tudo, só resta servir essa delicia e começar a comer agora mesmo com a família.

Benefícios de escondidinho de carne

O charque é um pouco salgada, então não é bom exagerar para não acabar aumentando a pressão, contudo os ingredientes são uma combinação de verduras, legumes e proteína, uma excelente forma de ganhar energia e manter o controle do peso.

Além de ser perfeita para ajudar a ganhar proteínas e queimar calorias, essa receita traz uma combinação de vitaminas que ajudam a combater o envelhecimento precoce.

O sabor preferido da família!

É isso ai amiga, se você gosta das minhas receitas e quer surpreender o maridão com um sabor totalmente novo a cada dia, fica ligada aqui no Bons de garfo que eu vou te ensinar tudo o que eu sei e vamos encontrar juntas o sabor preferido da sua família.

Leave a comment