Receita de Nhoque de ricota com espinafre e ervas frescas

Receita de Nhoque de ricota com espinafre e ervas frescas

Olá meus queridos, aqui quem fala é a Silvia e Nhoque pode ser sofisticado sim, se você sempre pensou que Nhoque era sinônimo de gordice, bem, você não errou completamente, mas o fato é que esse prato pode ser sofisticado e delicioso, perfeito para um jantar especial a luz de velas.

Hoje eu vou ensinar você a preparar um saboroso nhoque de ricota com espinafre com um tempero de ervas frescas que vão mudar para sempre a forma como você enxerga essa receita.

Vantagens do Nhoque de ricota com espinafre e ervas frescas

Ok, vou admitir aqui, essa é uma receita cansativa, cheia de detalhes, com muitos ingredientes e que vai dar um trabalho para preparar, mas a vantagem para mim é muito simples, a cara de inveja que minha sogra e algumas outras visitas fazem quando chegam a minha casa e experimentam esse prato.

Receita de Nhoque de ricota com espinafre e ervas frescas
Prato com Receita de Nhoque de ricota com espinafre e ervas frescas

Então se você é parecida comigo e quer impressionar e deixar sua sogra, ou qualquer outra visita irritante babando de inveja da sua culinária, essa receita vai ser uma das suas preferidas.

Aliais, por falar em receitas maravilhosas, vocês já viram a minha receita de Guacamole de abacate? eu fiz ela com uma pequena variação, ficou leve e picante, perfeita para o petisco na hora de assistir aquele jogo na TV com os amigos, ou maratonar aquela série da Netflix.

Ingredientes do Nhoque de ricota

Essa receita feita no liquidificador é bem descomplicada e rápida, sendo perfeita para quem não gosta de perder muito tempo na cozinha.

Para os nhoques (gnocchi em italiano)

  • 300 g de folhas de espinafre
  • 100 g de ervas aromáticas frescas – só as folhas – manjericão, sálvia, tomilho
  • 500 g de ricota fresca
  • 2 ovos bem frescos e em temperatura ambiente
  • 35 g a 50 g de farinha de trigo, até duas colheres de sopa de farinha
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 / 2 colher de chá de pimenta do reino

Para o caldo onde vão cozinhar

  • 1 cebola
  • 6 folhas pequenas de manjericão
  • 3 ou 4 galhos com 3 cm com as folhas de tomilho
  • 1 cenoura
  • 3 litros de água
  • 1 colher de chá de sal

Para o molho

  • 8 folhas de sálvia pequenas
  • 1 xícara de azeite extra virgem
  • ou 200 g de manteiga sem sal

Depois de tanta praticidade fica comprovado que seu liquidificador tem bastante utilidade na cozinha não fazendo apenas ótimos sucos.

Modo de preparo do Nhoque de ricota

O Nhoque é um pouco complicado de preparar, mas vamos com calma que essa receita vai ser perfeita.

  1. Coloque a ricota em uma peneira e deixe o soro escorrer por umas duas horas.
  2. Cozinhe as folhas de espinafre, manjericão e tomilho em uma panela tampada e, atenção – sem água. Cozinhe as folhas por no máximo dez minutos. Abra a panela algumas vezes para mexer. e, assim que as folhas murcharem, retire-as da panela, e coloque-as sobre uma peneira. Deixe escorrer por duas horas.
  3. Corte as folhas com uma faca grande sobre uma tábua. Bata bem com a lâmina para ficarem bem picadinhas. Coloque novamente sobre uma peneira para escorrer. Aperte bem as folhas com a ajuda de uma colher até escorrer todo o suco.
  4. Etapa 2 – O caldo onde os nhoques irão cozinhar é mais um água perfumada com ervas do que um caldo. Para o caldo, cozinhe na água a cenoura descascada e cortada em três pedaços, junte a cebola também descascada e cortada em quatro partes, as ervas e o sal. Cozinhe no fogo baixo até as ervas murcharem e a cenoura estar cozida mas sem desmanchar. Passe o caldo por uma peneira e volte a panela onde os nhoques irão cozinhar no fogo baixo.
  5. Enquanto o prepara, faça bolinhas com dois centímetros de diâmetro com a massa de ricota, e coloque-os sobre uma taquara ou uma peneira plana. Assim não perdem a forma.
  6. Etapa 3 – Coloque cinco ou seis nhoques de cada vez no caldo, eles irão para o fundo. Assim que subirem até a superfície transfira-os delicadamente da panela para o prato em for servi-los. Deixe-os no forno bem baixinho enquanto prepara o molho.
  7. Na hora de servir distribua os nhoques em porções individuais. Arrume seis unidades em pratos fundos, cubra com um pouco de molho e leve para a mesa.
  8. Para preparar o molho aqueça o azeite, desligue o fogo e acrescente as folhas de sálvia.  Se quiser usar manteiga no lugar do azeite primeiro derreta a manteiga e só quando estiver quase líquida e quente junte a salsa. Desligue o fogo.
  9. Os nhoques também ficam gostosos com um molho bem rustico de tomates com pedaços.

Pronto, agora é só servir no almoço ou na janta e deixar todo mundo apaixonado.

Benefícios do Nhoque de ricota com espinafre e ervas frescas

Para começar o espinafre vai ajudar você a evitar problemas com prisão de ventre e com pressão alta, afinal de contas, a pressão controlada é um motivo para comemorar.

Além disso, o Espinafre e a ricota também servem para combater o envelhecimento precoce e fortalecer bem os ossos, além de combater a anemia e diminuir os sintomas da diabetes.

O sabor preferido da família!

É isso ai amiga, se você gosta das minhas receitas e quer surpreender o maridão com um sabor totalmente novo a cada dia, fica ligada aqui no Bons de garfo que eu vou te ensinar tudo o que eu sei e vamos encontrar juntas o sabor preferido da sua família.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de Dietas

Receba suas receitas por whatsapp