Receita de tofu caseiro com limão

0

Aprenda como fazer tofu caseiro sem complicação, usando apenas três ingredientes, uma receita rápida e fácil de fazer, com ela você vai poder se deliciar com toda sua família ou servir uma boa sobremesa para aquele amigo que está lhe fazendo uma visitinha.

Também chamado de queijo de soja, o tofu é um ingrediente saudável, barato e muito versátil e delicioso, podendo ser usado em uma variedade de preparos salgados e doces.

Ingredientes do tofu caseiro com limão

Para facilitar o entendimento da receita vamos deixar a lista de ingredientes abaixo.

  • 150g (um copo de 200 ml) de grão de soja.
  • 10 g de sal amargo (Sulfato de Magnésio) – vende na farmácia.
  • Liquidificador
  • Saco feito de pano de algodão (pano de fralda) para espremer o leite de soja
  • Coador para apoiar o saco
  • Espátula
  • Panela (20cm de diâmetro X 15cm de profundidade)

Com todos os ingredientes nas mãos é hora de começar o modo de preparo.

Modo de preparo do tofu caseiro com limão

Vamos seguir com o passo a passo para você fazer essa receita, não deixe de prestar atenção nos detalhes.

  1. Escolher os grãos de soja (às vezes se encontram pedrinhas ou terra misturadas). Lavar bem e deixar descansar por uma noite em meio litro d’água.
  2. Bater o conteúdo (grãos + água) no liquidificador, adicionando mais 1 litro d’água.
  3. Preparar panela com saco sobre coador e despejar o leite de soja feito.
  4. Espremer o saco até sair todo o líquido. A massa batida que ficar no saco será usada para fazer farelo.
  5. Ferver o leite, inicialmente com fogo forte e mexendo sempre para não queimar no fundo da panela. Com uma espátula, desloque a espuma para os cantos para facilitar a dissipação das borbulhas.
  6. Atenção: ao ferver, há uma subida rápida de espuma. Coloque um pouco de água fria para abaixar a espuma, abaixe o fogo, deixe ferver durante 10 minutos e apague, sempre mexendo devagar o leite com a espátula para evitar a queima no fundo.
  7. Preparar um copo com água quente e dissolver 10g de sal amargo.
  8. Após apagar o fogo, deixe descansar por 3 minutos, coloque o sal amargo dissolvido no leite e mexa lentamente até aparecer coágulo de tofu.
  9. Quando iniciar o coágulo, o leite ficará meio transparente e então, deve-se tampar e deixar 10 minutos mantendo temperatura acima de 70℃. Caso a temperatura caia abaixo de 70℃, deve-se acender um pouco o fogo, só o suficiente para retornar a temperatura ao nível desejado, e apagá-lo novamente.
  10. Coloque no coador um pano e despeje todo o leite para retirar a água e juntar o coágulo do tofu. Retirada quase toda a água, dobre as extremidades do pano envolvendo o tofu.
  11. Coloque um prato sobre o tofu e coloque um peso (copo com água) durante 15 a 20 minutos.
  12. Retire o tofu junto com o pano e coloque na água, pois assim fica mais fácil de remover o pano.
  13. Deixar pelo menos por 15 minutos num filete de água corrente (ou troque por duas vezes a água num intervalo de 10 minutos), para retirar o sal amargo do tofu. Se optar por escorrer, não deixe por mais tempo, pois perde o gosto de doçura do tofu.
  14. O resíduo do leite de soja do passo pode ser torrado em forno microondas para fazer farofa de soja.

Viu que não existem nem um segredo que seja um bicho de sete cabeças? Agora que você terminou o passo a passo sua receita está pronta.

Equipe Bons de Garfo

Se você gostou e quer ficar por dentro dessa e outras noticias, siga nossa pagina e deixe seu comentário, estaremos sempre atentos e inovando para que as melhores noticias e receitas do momento cheguem quentinhas para você, não deixe de compartilhar com seus amigos para que todos estejam por dentro.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.