O sal de cozinha é com certeza o condimento mais usado no mundo, praticamente vai em todas as preparações, pode substituir ele se for o caso de ter pressão alta, mas qualquer alimento que passa por um processo de cocção (cozimento) tem sal. Até alguns doces tem sal de cozinha. Vamos aprender mais sobre esse condimento que reina.
História do sal de cozinha
O sal sempre foi mais usado como conservante alimentício, tanto que na Roma antiga as pessoas eram pagas com sal, de tão valioso que era, e daí surgiu a palavra “salario”. Em meados do século XX, ele começou a se popularizar como condimento.
Alguns mananciais eram usados para produção de sal, mas com tanto sal sendo encontrado em minas, o uso dos mananciais foi sendo deixado de lado.
Como é feito o sal de cozinha
Para sabermos como o sal de cozinha é produzido, temos de saber as fontes de onde é extraído o sal. Há 2 modos de se obter sal: dissolução em água (usado em países frios) e da secagem de água (usado em países tropicais). No caso de secagem da água do mar, ele passa por 4 fases:
- A água do mar ou de lagoas próximas é jogado em lagoas enormes, porém com 20 cm de profundidade, então é deixado ali até o sol ir secando a água.
- Quando ela seca, passa então para tanques de cristalização, essa água salobra é chamada de salmoura. E tem duas etapas distintas:
- A) Se for para produção se sal grosso, ela é deixada secando no sol até sobrar só o sal; B) Se o destino for sal refinado, a salmoura é bombeada para câmaras onde as impurezas são exterminadas, é aquecido á 120 °C até secar bem e posta sob pressão para espremer o sal até ele ficar refinado, como diz o nome.
- O sal refinado ainda tem água, então ele é centrifugado e aquecido de novo, mas á 200 °C. Então ele está pronto para seguir seu rumo.
Dá um trabalho grande, mas é assim que o sal de cozinha vem parar na nossa mesa.
Benefícios do sal de cozinha
O sal de cozinha tem uma importante função no nosso corpo: devido aos seus eletrólitos, ele ajuda a controlar as funções de alguns órgãos e controlar a água nos órgãos do corpo.
Além de também:
- Ajudar o intestino a trabalhar;
- Ajudar a produzir energia;
- Auxiliar os rins a trabalharem bem;
- Trazer o sódio perdido com suor de volta, caso você pratique exercícios.
O sal de cozinha carrega muito pouco sódio, porém o seu consumo excessivo pode causar alguns problemas.
O sal de cozinha é um vilão?
O sal de cozinha é um grande aliado do corpo humano, porém caso seja consumido em quantidades grandes demais, ele pode causar problemas como:
- Entope os rins: eles não conseguem filtrar uma quantidade enorme de sal;
- Envelhecimento precoce;
- Osteoporose;
- Alteração do paladar;
- Problemas de visão.
Muito cuidado com produtos industrializados demais, eles contêm quantidades absurdas de sal.
Tipos de sal de cozinha
Os tipos de sal vem de como é produzido e alguns para o feito, vamos ver alguns:
Sal Rosa
O sal rosa original é extraído mesmo do Himalaia, caso desconfie de do que estiver comprando, jogue tempero nele e se o tempero ficar rosa, é sal grosso com corante.
Além de poder comprar ele em grânulos, pode comprar também uma tábua de sal rosa.
Sal marinho
O sal extraído do mar, o sal mais comum e que usamos todo dia. O Brasil é um dos maiores produtores de sal marinho do mundo, se destacam os estados do Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro.
Sal negro
Resultado do sal do Himalaia com temperos e frutas, o sal negro é muito valorizado em uma medicina indiana chamada medicina ayurvédica.
Sal maldon
Famoso por ser o sal oficial da família real britânica, ele é extraído na Inglaterra desde o século XI, e tem formato excêntrico de pirâmide. Ele é bem crocante e vai bem desde peixes até carnes de ave.
Flor de sal
O sal mais delicado, ele é usado na finalização de pratos e é bastante difícil de fazer, pois a água do mar tem de ser bem salgada e o local de secagem bastante sal.
O Rio Grande do Norte é um grande produtor de flor de sal.
Sal grosso
A mais pura pedra de sal, produzido de forma rústica, ele é ideal para carne vermelha se a carne for logo para o fogo.
Já pode agora escolher o sal que preferir. Saiba que esse condimento é um dos mais usados no mundo e que está aí há muito tempo e ainda vai ficar.
Uma resposta