Tomate: história, benefícios e cardápio para a semana toda

Tomate: história, benefícios e cardápio para a semana toda

Todos sabemos que uma boa receita começa com a escolha dos ingredientes, veja que não eles não precisam ser caros, apenas bem-escolhidos. O tomate não deve ser só coadjuvante na receita, pode, sim, ser o principal ingrediente do prato. Quiçá do cardápio inteiro.

Nesse artigo, iremos falar mais sobre esse ingrediente maravilhoso, seus benefícios, dicas e um cardápio inteiro inspirado no tão amado Pomo de Oro (fruto de ouro) na Itália, e como ele tem uma imensa importância na culinária mundial e na nossa cozinha.

Tomate: história e importância

A história do tomate vem de muito antes da sua fama italiana, já que sua origem vem das Américas, mais precisamente norte do Chile e Peru, seu nome, inclusive, é de origem asteca: o “tomatl”.  O tomate adentrou a Europa por volta do século XVI, impressionou tanto os italianos que o chamaram de pomo d’oro, pois, na época se parecia com uma maçã dourada.

Tomate: história e importância
Diferentes tipos de tomate. Fonte/Reprodução: original

Devemos deixar claro que o tomate é uma fruta, não um legume, nem verdura, pois ele se desenvolve na parte bulbosa do pistilo (ovário) de uma flor, mas por não ser doce ele não é normalmente reconhecido como fruta.

Porque é tão importante na Itália?

Apesar de não ter chegado diretamente das Américas para a Itália, passou antes pela Espanha, o tomate se fez famoso nela. Devido à sua versatilidade e facilidade em ser usado para fazer molhos, e o fato de conter antioxidantes naturalmente fez seu molho durar mais tempo conservado. 

Como a Itália já tinha incorporado as massas á sua mesa, o molho de tomate caseiro veio enriquecer ainda mais o cardápio dos italianos por combinar perfeitamente uma coisa á outra.

O que é melhor que uma boa música italiana para inspirar receitas com tomate?

Escolhi um vídeo de músicas italianas perfeitas para inspirar um momento alegre na cozinha.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre os incríveis benefícios do tomate.

Benefícios do Tomate

O tomate não é só importante na culinária mundial, como traz muitos benefícios á saúde. Primeiro, vamos conferir os valores nutricionais, vamos usar como base 1 kg de tomate:

  • Valor energético: 153,4 kcal;
  • Carboidratos: 31,4 g;
  • Proteínas: 11g;
  • Fibra alimenta: 11,7 g;
  • Fibra solúvel: 0.2g;
  • Cálcio: 69,4 mg;
  • Vitamina C: 212,1 mg;
  • Piridoxina B6: 0,2 mg;
  • Fósforo: 201,9 mg;
  • Manganês: 0,7 mg;
  • Magnésio: 105,4 mg;
  • Lipídios: 1,7 g;
  • Ferro: 2,4 mg;
  • Potássio: 2,2 g;
  • Zinco: 1,4 mg;
  • Tiamina B1: 1,2 mg;
  • Sódio: 10,2 mg.

Além desses nutrientes, o tomate é rico em licopeno, um importante antioxidante, melhor absorvido pelo corpo quando aquecido em altas temperaturas, ou seja, o molho de tomate caseiro ajuda a melhorar a absorção de licopeno pelo corpo.

Tipos de tomate

Existe uma variedade enorme de tomates para fazer um bom molho de tomate caseiro.

Tipos de tomate
Alguns tomates. Fonte/Reprodução: original.

Porém, vamos falar daqueles que encontramos no Brasil á um bom preço:

  • Tomate Carmem: é o mais consumido no Brasil, indicado para ser consumido em saladas e como composição de um sanduíche ou hambúrguer;
  • Tomate italiano: é mais duro e mais firme que o Carmem, excelente para fazer molhos e outras preparações que o leve ao forno;
  • Tomate Caqui: bastante versátil para saladas, mas pouco utilizado para molhos;
  • Tomate Cereja: pequeno e mais doce que os outros, é excelente em vários preparos, desde in natura até para fazer o famoso tomate confit, falaremos mais dele abaixo.

Seja como for, um tomate ainda é bastante versátil para muitas receitas, falaremos mais delas mais abaixo.

Dicas de como escolher tomate na feira

Como já dissemos, para um bom molho de tomate caseiro, basta escolher bons ingredientes, nesse caso, bons tomates. Abaixo daremos algumas dicas:

  • Para molhos, escolha sempre tomates maduros, com a pela lisa, sem amassados e sem partes pretas;
  • Para saladas, escolha os que estão entre maduros e verdes, com cores amareladas e tons de laranja;
  • Tomates verdes: até os tomates verdes tem serventia, pois vão muito bem em vinagretes e fritos no azeite.

Vale salientar ser importante lavar bem em água corrente, secá-los com papel toalha ou ao ar livre e guardá-los na parte de baixo da geladeira.

Tomate Cereja: o queridinho da cozinha

Vamos falar de um dos tipos mais interessantes de se trabalhar: o tomate-cereja. Por ser mais doce que os outros, as geleias de tomate são comumente feitas com ele, podendo ser consumidos em natura, como petisco, ou levados ao forno com azeite e ervas para fazer o tomate confit, ideal para risotos e acompanhamentos de carne vermelha.

Quais ingredientes combinam mais com tomate?

A bandeira da Itália representa bem o que queremos dizer, as cores dela representam os 3 ingredientes mais comuns em todo o país: o verde é manjericão, o branco é mussarela e o vermelho o tomate. Não é de se surpreender que os 3 combinam muito bem.

Quais ingredientes combinam mais com tomate?
Tomate e sua principais combinações. Fonte/Reprodução: original.

Em molhos de tomate, o manjericão é de extrema importância, pois combina bem com a acidez do tomate e deixa o aroma levemente cítrico.

O queijo já entra depois, em uma lasanha ou pizza, tanto que a pizza napolitana une todos os 3 ingredientes e é patrimonio histórico da Itália, não podendo ser mudada a receita.

Cardápio semanal

Isso mesmo! Além das receitas básicas, iremos lhes apresentar um cardápio para sua semana. Abaixo também entrarão variações de molhos e com qual tipo de massa ele representa melhor, além de uma sobremesa italiana bem fácil de fazer.

Entradas com tomate

Ratatouille: um clássico francês que inspirou o filme: o clássico francês imortalizado nas telonas por aparecer em um filme famoso;

Ratatouille de frigideira: onde os legumes são cortados em cubos.

Creme de ricota com tomate confit: ótimo para comer com torradinhas;

Bruschetta: torradinhas com tomate, ervas e azeite;

Tomate recheado com queijo: uma receita fácil, basta incorporar o queijo certo.

Receitas com tomate no Prato Principal 

Espaguete com molho de tomate caseiro: uma ótima opção vegana para agradar á todos;

Espaguete com molho de tomate caseiro e almondegas: um acréscimo para os mais chegados á uma boa carne;

Parmegiana de carne bovina: para os amantes do crocante;

Parmegiana de carne suína: uma opção suína para o clássico;

Parmegiana de frango: uma opção mais saudável;

Parmegiana de berinjela: uma opção vegetariana.

Sobremesas que combinam com pratos de tomate

Panna cotta de geleia de morango: um clássico italiano para finalizar uma refeição italiana;

Panna cotta de frutas vermelhas: para ficar mais doce;

Panna cotta de chocolate: juntar duas sobremesas em uma só é divino;

Panna cotta de café:  o final de uma refeição brasileira com a italiana;

Panna cotta de maracujá: para quem quer algo mais suave;

Panna cotta com geleia de damasco: quando temos chance de comer algo mais nobre.

Com essas receitas, você pode fazer uma refeição por dia com ingredientes que estão ao alcance do nosso bolso nesses tempos difíceis. Então vamos aproveitar esse fruto que é tão amado em todo o mundo e tão idolatrado.

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

  • Lasanha italiana: uma explosão de sabor e amor
    Se uma receita italiana pode unir a família, é a lasanha italiana. Um prato farto e com muito amor envolvido, ele demora um pouco para ser feito, tendo de ter muito amor para poder fazer, porém, garante uma refeição que agrada. História da lasanha italiana A lasanha foi inventada em Nápoles, mais uma que veio… Read more: Lasanha italiana: uma explosão de sabor e amor
  • Pizza italiana: um tesouro italiano
    Ah, a pizza italiana! Eu amo pizza, é uma comida que vem com todos os grupos nutritivos em uma forma redonda deliciosa, eu poderia dizer ser impossível fazer uma pizza errada, mas tem lugares que assassinam um italiano toda vez que faz uma pizza ruim. Mas quando a pizzaria acerta na fórmula da maravilha, então… Read more: Pizza italiana: um tesouro italiano
  • 4 receitas de parmegiana
    O parmegiana é um prato muito gostoso que todo mundo ama, o parmegiana é uma combinação perfeita e com tudo o que gostamos: algo frito coberto com molho e queijo derretido, e um espaguete embaixo para melhorar a refeição. Aqui, vamos ensinar 4 receitas de parmegiana para você escolher a melhor. História do parmegiana O… Read more: 4 receitas de parmegiana
  • Receita de lasanha de berinjela
    A receita de lasanha de berinjela é uma ótima alternativa para quem quer começar uma dieta vegetariana: ela enche bem e sacia a vontade de comer carne. Além dos vários benefícios que a berinjela traz para nossa saúde, que você pode conferir nessa receita de parmegiana de berinjela. Como escolher berinjela? As berinjelas podem ser… Read more: Receita de lasanha de berinjela
  • Tomate recheado com creme de queijo
    Um tomate recheado com creme de queijo é uma receita ótima e fácil de se fazer com apenas dois ingredientes: tomate e queijo. Você pode fazer um creme com creme de leite e derreter algum queijo mole nele, pode ser de gorgonzola a queijo manteiga, depende muito do seu gosto. Usamos nessa receita o creme… Read more: Tomate recheado com creme de queijo
  • Espaguete ao molho de tomate caseiro e almondegas
    Uma das adições ao espaguete ao molho caseiro são as almondegas: bolinhas de carne moída cozidas ou assadas que dão uma maior qualidade ao prato. Saberemos também um pouco sobre sua história e harmonizações! E, claro, de uma receita muito prática. História do espaguete (massa) O espaguete também não é da Itália, onde tem a… Read more: Espaguete ao molho de tomate caseiro e almondegas

Se gostou: Curta, Salve, Compartilhe ou deixe um Comentário!

Respostas de 8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de Dietas

Receba suas receitas por whatsapp