Uma tradicional especiaria super popular do Brasil, que é vendida por todo território brasileiro, mas com seu foco nas regiões turísticas da Bahia, a produção da receita de acarajé é dada majoritariamente por mulheres, na sua grande maioria mães e filhas de santo.
Neste post você vai conhecer a verdadeira e tradicional receita de acarajé e como prepará-la.
Qual a origem do delicioso Acarajé?
A venda do acarajé é datada desde do período da escravidão e servia muito como renda para os terreiros. O acarajé era um bom produto para crianças e idosos doentes, servindo para fortalecer os que estavam com quadro de anemia, era um alimento que não entrava no menu das famílias da casa grande, somente ficando restrito ao consumo dos negros, dos escravos livres, moradores de ruas e pessoas pobres.
Apesar de ser um produto super disseminado pelo território brasileiro e com uma imagem arraigada aos baianos, a receita de acarajé é de outro local, da África Ocidental e foi trazida pelos imigrantes e negros escravos do território africano. Tanto que seu nome é originário da língua africana iorubá, onde akará significa bolo de fogo e jé significa comer, logo acarajé significa “comer bola de fogo”, e vem da história de Xangô e sua esposa Iansã.
Como é o preparo do Pão do Acarajé?
A receita de acarajé é feita em duas partes, que é o preparo do pão do acarajé e do recheio.
veja abaixo quais são os ingredientes usados no preparo do pão.
Ingredientes tradicionais
Os ingredientes tradicionais para o preparo do pão é o feijão tipo fradinho, a cebola, azeite de dendê, camarão seco, leite de coco, amendoim do tipo torrado e sem pele, castanha de caju, farinha de mandioca torrada, sal e gengibre.
Como preparar
Veja abaixo como preparar a receita de acarajé tradicional:
- Pegue o feijão-fradinho, bata num processador até quebrar os grãos, depois o coloque disposto num recipiente e cubra com água fria, numa quantidade que seja o dobro do volume do feijão, isso vai acabar fazendo algumas cascas do feijão boiarem, retire as cascas do recipiente e deixe esse feijão de molho por 8 horas.
- Depois desse tempo, escorra a água, bata num processador o feijão com cebola até virar uma pasta consistente, retire do processador e volte para um recipiente, tempere essa pasta com sal e bata com uma colher de pau até esse produto dobrar de volume.
- Agora numa panela despeje o azeite de dendê e uma cebola, e coloque para esquentar, a cebola não vai deixar a fritura passar da temperatura ideal, quando chegar nesse ponto, de temperatura de fritura, pegue com uma colher a mistura do feijão e coloque para dourar nessa panela com azeite.
Outro processo que pode até ser feito com a fritura é a preparação do vatapá, sendo uma receita que vai ser incorporada ao prato da receita de acarajé; num liquidificador coloque o camarão seco, o leite de coco, a castanha de caju, o amendoim, a farinha de mandioca e o gengibre, bata tudo, o resultado disso será um creme que será disposto numa panela onde será cozida em fogo médio, junto com um pouco de sal mexa o tempo todo para não embolar, quando essa mistura estiver quase cozida coloque gotas de dendê até dar cor e sabor ao vatapá.
Qual o recheio tradicional do Acarajé?
O acarajé pode ser recheado com vatapá, vinagrete e camarão.
Ingredientes
Vamos dispor os ingredientes e o modo de preparo do recheio de camarão. Os ingredientes são: azeite de dendê, cebola, camarão seco e limão.
Modo de preparo
Numa frigideira coloque o azeite de dendê e deixe-o aquecer, refogue nele, cebola e logo acrescente o camarão, frite-o até os camarões mudarem de cor, adicione suco de limão, misture bem e está pronto o recheio para receita de acarajé.
Preparar o acarajé não tem mistério, sendo uma receita super tranquila de se fazer, com poucos ingredientes e querida por muitos brasileiros, especialmente pelos baianos. Um prato um tanto quanto forte, desde sua origem, tempero e gosto.