Vegetarianismo e veganismo: o que são e quais são seus tipos e diferenças?

14

Para entender sobre o vegetarianismo e o veganismo, precisamos saber de sua origem e o porquê que algumas pessoas escolhem esse meio de vida. Afinal, não se trata só de um meio de vida como também uma vertente filosófica.

Neste post, vamos saber mais sobre essas duas filosofias de vida que ajudam a preservar a vida na Terra.

Vegetarianismo e veganismo: sua origem e diferenças

O vegetarianismo surgiu lá atrás no século VI a.C. Algumas pessoas seguidoras dos ensinamentos órficos decidiram não mais comer carne nem produtos relacionados á animais, como ovos.

Os vegetarianos modernos adotam essa dieta por alguns motivos distintos:

  • Motivação ética religiosa;
  • Saúde;
  • Meio ambiente;
  • Estética;
  • Economia.

O vegetarianismo e veganismo tem como principal foco a preservação do meio ambiente, visando diminuir o impacto da sociedade no meio ambiente e preservar a vida, com respeito e carinho. Contudo, o veganismo é mais estrito que o vegetarianismo.

Vegetarianismo e veganismo
Alimentos vegetarianos. Fonte/Reprodução: original.

O veganismo tem uma postura mais rigorosa, e se define como:

“Uma filosofia e uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração dos animais e crueldade para com estes, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito”

The Vegan Society, 1944

Vamos agora definir alguns dos caminhos do vegetarianismo e veganismo.

Ovolactovegetariano

Os ovolactovegetarianos são os vegetarianos que ainda consomem alguns produtos de origem animal, como ovo, leite e laticínios.

Lacto vegetarianismo

Os lacto vegetarianos não consomem ovos, porém ainda consomem leite e laticínios.

Ovo vegetarianismo

Os ovovegetarianos consomem ovos, mas não leite e laticínios.

Vegetarianismo semiestrito

Os vegetarianos semiestritos só consomem mel, ovos e laticínios estão fora de seu cardápio. 

Vegetarianismo estrito

Os vegetarianos estritos não consomem nada, nada mesmo, nem mel. Muitas vezes é confundido com veganismo, que será esclarecido no tópico á seguir.

Veganismo

O veganismo não consome nenhum alimento de origem animal, além de também não usar produtos de origem animal ou que foram testados em animais, preferindo produtos mais artesanais e de fabricação 100% vegana. 

O que o vegetarianismo e veganismo defendem

O vegetarianismo e veganismo seguem uma dieta que visa respeitar a natureza e tudo o mais que foi dado por Deus, contudo elas têm algumas diferenças ideológicas, apesar de defenderem praticamente a mesma coisa.

Ideologia vegetariana

O vegetarianismo se baseia na dieta, no consumo direto de carne. Boa parte dos vegetarianos acredita que o ser humano pode se manter saudável sem comer carne, já evoluiu para isso, inclusive, deixa claro alguns termos na própria Bíblia Sagrada, tais como:

“Disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas (plantas) que produzem semente, as quais se acham sobre à terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.”

 Genesis 1:29

Para aqueles que não seguem conceitos religiosos, aplicam conceitos biológicos, como o naturalista inglês John Ray (1627 – 1705) que disse: 

“O homem de maneira nenhuma tem a constituição de um ser carnívoro. A caça e a velocidade não são naturais para ele. O homem não tem nem os dentes pontiagudos, nem as garras para matar a sua preza. Pelo contrário, as suas mãos são feitas para colher fruta, bagas e vegetais e os seus dentes apropriados para mastigá-los.”

Esses vegetarianos chegam a conclusão que os humanos têm uma dieta naturalmente vegetariana, baseado em estudos da fisiologia e anatomia humana. 

Além disso, alguns vegetarianos dizem que a dieta vegetariana deixa os humanos pacíficos, uma ideia sobre isso veio de Ovídio, que escreveu que Pitágoras entonou algo como: 

“O costume de comer carne abriu a porta a crimes de todo o gênero; porque foi sem dúvida pela carnificina desses animais que o ferro começou a ser ensanguentado.[…] É acostumar-nos a derramar o sangue humano, degolar animais inocentes e ouvirmos sem piedade seus tristes gemidos.”

Seja como for, os vegetarianos acreditam também que estão fazendo um trabalho positivo pela preservação da natureza, o que é verdade.

Veganismo

O veganismo é só uma dieta, é um conjunto de práticas voltadas para os Direitos dos Animais, para tanto, a dieta restritiva se torna necessária. Os Vegans, ou Veganos, acreditam que os animais não são propriedade, e que, seguindo as orientações éticas do veganismo, esse caminho será levado á sério.

Veganismo
Um prato vegano. Fonte/Reprodução: original.

Um dos livos mais reconhecidos como ensinamento vegano, é o Animal Liberation (Libertação Animal), de 1975, do filósofo australiano Peter Singer. Ele defende a libertação animal duramente e recomenda a dieta vegana, apesar dele mesmo não ser vegano.

Além da dieta, o veganismo defende o não uso de produtos que possam conter traços animais, seja na produção ou na confecção. 

O ativismo politico também é um ponto forte no veganismo, entre as várias instituições de defesa dos animais, estão duas grandes como o PETA (People for the Ethical Treatment of Animals / Pessoas para o tratamento ético dos animais), começado por Ingrid Newkirk e Alex Pacheco, em 1980, e a ALF (Animal Liberation Front / Frente de Libertação Animal), fundado por Ronnie Lee e Cliff Goodman, em 1972.

Vegetarianismo e veganismo no Brasil

Segundo a última pesquisa feita em 2018, aponta que cerca de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos, um aumento significativo, pois em 2012 apenas 8% da população era vegetariana. 

Em 2021, 46% dos brasileiros escolhe não comer carne pelo menos uma vez por semana, uma situação que indica a aceitação de uma dieta vegetariana devido à economia. 

Já o número de veganos, não se tem ao certo, podemos afirmar com base em outros estudos de outros países chegam em uma média de 33% dos vegetarianos são veganos, conclui-se que, em 2018, haveria 7 milhões de veganos.

Como começar uma dieta vegetariana?

Caso queira começar uma dieta vegetariana ou vegana, saiba que há uma enorme quantidade de alimentos ótimos para completar uma dieta sem carne, e mais econômica. Alimentos como  algumas leguminosas (feijão e grão-de-bico) são ricas em proteínas vegetais, daremos mais á frente, algumas receitas baseadas neles.

Como começar uma dieta vegetariana?
Consulta com a nutricionista. Fonte/Reprodução: original.

Precisa manter o aconselhamento de uma nutricionista, pois o corpo pode e vai sentir falta da carne, então manter uma dieta balanceada e baseada em alimentos pouco industrializados é o ideal, quanto mais fresco e artesanal, melhor. Abre também a oportunidade de cozinhar em casa.

Quais os principais cuidados que se deve ter ao iniciar uma dieta vegetariana

Não há desculpa: tem que seguir as orientações de um profissional nutricionista, há alimentos que irão cobrir as deficiências pela falta de carne que o organismo irá sentir. De início, é bem difícil uma pessoa que foi a vida inteira carnista trocar pela alimentação vegetariana e vegana, mas com o tempo, o corpo e a mente se acostumam.

Na dieta vegetariana e vegana preciso de suplementação?

As três carências mais importantes de se manter atenção é sobre a vitamina B12, cálcio e ácido graxos (ômega 3), este último, deve ser uma preocupação tanto até para não vegetarianos. Como já dito, é importante manter uma orientação com um nutricionista.

Comida vegetariana é sem graça?

De forma alguma! Uma dieta vegetariana pode conter muito mais do que “mato”, o que muitos leigos costumam pensar. Dois povos são famosos por vários pratos vegetarianos: os hindus e os árabes.

Comida vegetariana é sem graça?
Um lindo prato com comida vegetariana. Fonte/Reprodução: original.

Há uma quantidade linda de pratos que usam de alimentos vegetais, e cada vez o mercado está apresentando produtos sem lactose, basta procurar.

Quais os famosos veganos?

Há no meio artístico, muitos famosos que aderiram ao vegetarismo e veganismo, tais como:

  • Joaquim Phoenix;
  • Natalie Portman;
  • Woody Harelson;
  • Leonardo DiCaprio;
  • Bill Clinton.

As estrelas gostam de propagar a filosofia vegetariana.

Cardápio baseado em vegetarianismo e veganismo

Apresentamos agora uma série de receitas baseadas em vegetarismo e veganismo para satisfazer sua dieta. Em cada receita, um pouco de história sobre seus ingredientes. Nas sobremesas, uma homenagem ao chocolate!

Entradas:

Bolinho de arroz: uma ideia do que fazer com o arroz que sobrou.

Bolinho de grão de bico: como usar um dos trunfos da culinária vegetariana.

Guacamole com nachos caseiros: um clássico mexicano.

Kibe vegetariano: um clássico árabe sem carne.

Pratos Principais:

Curry Indiano de Vegetais: um clássico hindu modificado.

Refeição árabe: tabule, homus e pão pita.

Lasanha de berinjela: uma lasanha diferente.

Quiche de abóbora: um clássico do halloween.

Quiche de brócolis: um recheio que vai te surpreender.

Sobremesas:

Mousse de chocolate: um clássico perfeito;

Mousse de café com chocolate: por que não juntar duas coisas muito boas?

Danete Caseiro e suas variações: um clássico dos supermercados direto para sua casa.

Esperamos que gostem dessas nossas receitas e quebrem preconceitos com a dieta vegetariana e até possa pensar em entrar para o vegetarismo e veganismo.

Gostou desse post? Que tal ver mais alguns no mesmo tema.

  • Lentilha: o que fazer com ela e 7 benefícios
    A lentilha é aquela comida que a maioria das pessoas só come, ou cozinha, na ceia de ano novo. Ela sempre está lá, mas poucas pessoas conseguem comer ela. Saiba aqui o que fazer com o que sobrou da lentilha da ceia. O que é a lentilha? A lentilha é uma leguminosa, que faz muito […]
  • 7 sucos nutritivos deliciosos
    Vamos ensinar 7 sucos nutritivos deliciosos para fazer com seu liquidificador, se não tem um, que tal olhar nossa lista de melhores liquidificadores do mercado? Vamos conhecer 10 sucos nutritivos e deliciosos que devem estar em sua dieta semanal! O que são sucos nutritivos? Os sucos nutritivos são aqueles que são feitos por componentes que […]
  • Como fazer cookie vegano de jerimum
    O cookie vegano de jerimum é uma excelente opção, tanto para quem adotou o estilo de vida livre de crueldade animal, quanto para quem precisa evitar alimentos com lactose.  Mas o mais interessante dessa receita, é que a textura do cookie fica bem mais parecida com a do tradicional cookie americano, embora não leve manteiga […]
  • 10 receitas vegetarianas maravilhosas
    Nossas 10 receitas vegetarianas maravilhosas vão provar a você que não precisa ter carne em um prato para ele ser bom, tanto que estudos mostram que com uma dieta vegetariana reforçada, o convívio sem carne é bem possível. Venha aprender elas aqui e quebrar preconceitos. O que são receitas vegetarianas maravilhosas? O vegetarianismo é uma […]
  • Abacate: um tesouro latino
    O abacate é uma fruta maravilhosa, tão boa mas tão boa que seus benefícios são extremamente bons, para nós brasileiros ele é sinônimo de uma vitamina bem doce, mas todos os outros hermanos da América do Sul, o abacate é um tempero que agrega valor a saladas, sanduíches e várias outras preparações. Venha conhecer e […]
  • Receita de farofa de cenoura
    Uma das receitas mais simples e deliciosas para se fazer em uma ceia de natal é a receita de farofa de cenoura, pois ela é crocante e tem a cenoura que é combinada bem com a crocância da farinha de mandioca torrada. Venha aprender mais sobre essa receita. Benefícios da farinha de mandioca Temos um […]
14 Comments
  1. […] com relação ao grão de bico: o maior produtor mundial e o maior consumidor, já que 60% da população é vegetariana e o grão de bico é a principal fonte de proteína no país para essa parcela da […]

  2. Receita de Guacamole

    […] O guacamole é um dos pratos mais valorizados no México e na cozinha Tex Mex (uma mistura entre a culinária mexicana com a americana). A receita de guacamole não muda muito em qualquer lugar que seja feita, aqui vamos ensinar como é fácil e deliciosa. Entrando também no cardápio vegetariano e vegano. […]

  3. […] o kibe, sabemos que ele leva carne de carneiro em sua essência, mas como estamos em uma semana vegetariana e vegana, vamos ensinar a receita de kibe […]

  4. […] Mais um clássico que fizemos do nosso jeito: nessa receita de curry indiano de vegetais não usaremos caldos para saborizar, apenas temperos na medida certa e uma quantidade interessante de leite de coco, que dá um toque cremoso e mais delicioso. E que entra com perfeição no nosso cardápio de comidas vegetarianas e veganas. […]

  5. […] Uma refeição árabe, ou baseada em pratos árabes, pode ser uma experiência diferente para muitos, nesse caso, faremos uma refeição árabe com: tabule, homus e pão árabe (pão pitah), já que nosso objetivo é rechear o cardápio com pratos vegetarianos e veganos. […]

  6. […] quiche vegetariana está ficando mais comum hoje em dia, pois a comunidade vegetariana e vegana no mundo está aumentando e várias receitas estão se modificando para tal. É um movimento bonito […]

  7. […] feijão verde que cozinhou: pode dividir e fazer às cinco que iremos ensinar. Em sua maioria, são vegetarianas e veganas, assim se torna um prato importante nessa […]

  8. […] Pode também ser aromatizado e saborizado, o que dá mais valor á ele na cozinha vegetariana e vegana. […]

  9. […] rainha da versatilidade, vai bem com todas as carnes, está presente em várias receitas da cozinha vegetariana e vegana e pode comer ela inteira crua mesmo. Falaremos mais dessa raiz rainha e seu papel fundamental no […]

  10. […] muito importante para a gastronomia indiana, ela dá sabor e cor á vários pratos, sejam eles vegetarianos e veganos ou com carnes, principalmente de ave e suína. O curry também compõe receitas de arroz e pode ir […]

  11. […] compota de berinjela combina bem nessa lista de recheio para pão sírio porque se adéqua ao cardápio vegetariano e vegano, além de ser muito saboroso e poder ser armazenado por dias (na […]

  12. […] o guacamole, receita obrigatória no cardápio TexMex americano. Além dessa receita fazer parte do cardápio vegetariano e vegano. Essa receita alimenta bem até 6 pessoas, leva 20 min para preparar e o custo é […]

  13. […] soja, pois é proveniente da soja e seu método de se fazer é parecido com a do queijo, ideal para um cardápio vegano. Ele é de origem chinesa, mas o Japão e Coreia do Sul usam muito ele […]

  14. […] já sabemos que existem vários meios de contornar a falta de carne, fazendo com que a dieta vegetariana tenha receitas vegetarianas […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.